quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Indra vence Vritra



Indra a manifestação divina do raio
...E sentados no topo da montanha Mandara, e decididos a matar Vritra, eles somente lembraram-se de Vishnu, o indestrutível.'”

"Indra disse, ‘Todo este universo indestrutível, ó deuses, foi permeado por Vritra. Não há nada que possa ser igual à tarefa de se opor a ele. Eu era capaz antigamente, mas agora eu sou incapaz. Que o bem lhes aconteça, o que eu posso fazer? Eu creio que ele é inalcançável. Poderoso e magnânimo, possuindo força imensurável em combate, ele seria capaz de consumir todos os três mundos com os deuses, os Asuras, e os homens. Portanto, ouçam habitantes do céu, esta é minha resolução. Procedendo para a residência de Vishnu, em companhia com aquele Ser de grande alma nós devemos consultar, e averiguar os meios de matar aquele canalha implacável.'”"Salya continuou, 'Indra tendo assim falado, os deuses com aquela hoste de Rishis se dirigiram ao poderoso deus Vishnu para se colocarem sob a proteção daquele protetor de todos. E atormentados por medo de Vritra, eles disseram para o Senhor Supremo das divindades, ‘Tu nos tempos antigos cobriste os três mundos com três passos. Tu obtiveste o alimento ambrosíaco, ó Vishnu, e destruíste os Asuras em batalha. Tu ataste o grande Asura Vali e elevaste Indra ao trono do céu. Tu és o senhor dos deuses, e este universo inteiro é permeadopor ti. Tu és o Deus, a Divindade poderosa, saudada por todas as pessoas. Seja tu o refúgio de todos os celestiais junto com Indra, ó melhor dos deuses. O universo inteiro, ó matador de Asuras, foi permeado por Vritra.’ E Vishnu disse, 'Eu estou comprometido sem dúvida a fazer o que é para o seu bem. Eu, portanto,lhes falarei de um plano pelo qual ele pode ser aniquilado. Se dirijam com os Rishis e os Gandharvas ao lugar onde Vritra, aquele portador de uma forma universal, está e adotem em direção a ele uma política conciliadora. Vocês dessa maneira conseguirão derrotá-lo. Por virtude do meu poder, a vitória, ó deuses,será obtida por Indra, pois, permanecendo invisível, eu entrarei no seu raio, aquela melhor das armas. Ó principais dos deuses, partam com os Rishis e os Gandharvas. Que não haja demora em efetuar uma paz entre Indra e Vritra.'”"Salya continuou, 'Quando ele assim tinha falado, os Rishis e os celestiais colocaram Indra em sua vanguarda, e se reunindo, partiram. Aproximando-se de Indra eles viram Vritra brilhando e resplandecente como se chamuscando os dez pontos, e engolindo todos os três mundos, e parecendo com o sol ou a lua. E então os Rishis alcançaram Vritra e falaram a ele em termos conciliadores,dizendo, 'Ó ser inconquistável, todo este universo foi permeado por tua energia.Tu não és capaz, no entanto, de dominar Indra, ó melhor dos seres poderosos.Um longo período agora decorreu desde que vocês começaram a lutar. Todos osseres, com os deuses e os Asuras e homens, estão sofrendo por causa dos efeitos da luta. Que haja eterna amizade entre ti e Indra. Tu serás feliz e morarás eternamente nas regiões de Indra.' E o poderoso Vritra tendo ouvido as palavras dos santos curvou sua cabeça para eles. E o Asura falou (dessa maneira), 'O que vocês, ó seres altamente dotados, e também todos estes Gandharv estão dizendo, eu ouvi. Ó seres imaculados, ouçam também o que eu tenho a dizer.Como pode haver paz entre nós dois, Indra e eu? Como pode haver amizade, ó deuses, entre dois poderes hostis?' Os Rishis disseram, 'Amizade entre pessoas virtuosas acontece em um único encontro. Este é um objetivo desejável. Depois disso acontecerá o que está predestinado a ser. A oportunidade de formar amizade com uma pessoa justa não deve ser sacrificada. Portanto, a amizade dos justos deve ser procurada. A amizade dos virtuosos é (como) riqueza excelente,pois aquele que é sábio dará conselho quando isto for necessário. A amizade de uma boa pessoa é de grande utilidade; portanto, uma pessoa sábia não deve desejar matar uma virtuosa. Indra é honrado pelos justos, e é o refúgio de pessoas magnânimas, sendo veraz e irrepreensível, e sabe o que é a virtude, e é possuidor de um raciocínio refinado. Que haja eterna amizade entre ti e Indra, como descrita acima. Dessa maneira, tenha fé (nele); não deixe o teu coração ser inclinando diferentemente.'”"Salya disse, 'Ouvindo estas palavras dos grandes Rishis, o ilustre Asura falou para eles, 'Sem dúvida, os Rishis dotados de poderes sobrenaturais devem ser respeitados por mim. Que o que eu vou dizer, ó deuses, seja realizado em sua totalidade; então eu farei tudo o que (estes) melhores dos Brahmanas medisseram. Ó senhores da classe Brahmana, ordenem que o próprio Indra ou os deuses não me matem por meio do que é seco, ou molhado; por pedra, ou por madeira; por uma arma adequada para luta corpo-a-corpo, ou por um míssil; de dia, ou à noite. Nestes termos paz eterna com Indra será aceitável para mim’,‘Muito bem!’ Foi o que os Rishis disseram para ele, ó melhor da família Bharata. Dessa maneira a paz tendo sido firmada, Vritra estava muito satisfeito. E Indra também ficou satisfeito embora constantemente ocupado com o pensamento dematar Vritra. E o chefe das divindades passava seu tempo à procura de um meio de evasão, inquieto (em mente). E em um certo dia quando era anoitecer e a hora sublime, Indra avistou o poderoso Asura à beira-mar. E ele se lembrou do benefício que foi concedido para o Asura ilustre, dizendo, 'Esta é a respeitável hora do anoitecer; não é nem dia, nem noite; e este Vritra, meu inimigo, que me despojou de tudo o que eu tinha, deve sem dúvida ser morto por mim. Se eu não matar Vritra, este Asura grande e poderoso de corpo gigantesco, mesmo por meio de fraude, isto não ficará bem para mim.' E quando Indra pensou em tudo isto,tendo Vishnu em mente, ele viu naquele instante no mar uma massa de espuma tão grande quanto uma colina. E ele disse, 'Isto não é nem seco, nem molhado,nem é uma arma; que eu a arremesse em Vritra. Sem dúvida, ele morrerá imediatamente.' E ele jogou em Vritra aquela massa de espuma combinada com o raio. E Vishnu, tendo entrado dentro daquela espuma, pôs um fim à vida de Vritra. E quando Vritra foi morto, os pontos cardeais ficaram livres de escuridão; e lá também soprou uma brisa agradável; e todos os seres estavam muito contentes. E as divindades com os Gandharvas e Yakshas e Rakshasas, com as grandes cobras e santos, glorificaram o poderoso Indra com vários hinos laudatórios. E saudado por todos os seres Indra falou palavras de estímulo para todos. E seu coração estava contente como também aquele de cada um dos deuses por ter matado o inimigo. E conhecendo a natureza da virtude, ele adorou Vishnu, o mais louvável de todos os objetos no mundo. Nessas circunstâncias quando o poderoso Vritra, terrível para os deuses, foi morto, Indra foi profundamente afetado pela falsidade, e ele se tornou extremamente triste; e ele foi também subjugado pelo pecado de Brahmanicídio por conta de ter matado o filho de três cabeças de Twashtri. E ele se dirigiu para os confins dos mundos, e ficou privado de sua razão e consciência. E dominado por seus próprios pecados ele não podia ser reconhecido. E ele jazia escondido em água, assim como uma cobra se retorcendo. E quando o senhor dos celestiais, oprimido pelo medo do Brahmanicídio, tinha desaparecido de vista, a terra parecia como se uma destruição tivesse passado sobre ela. E ela ficou sem árvores, e suas florestas murcharam; e o curso dos rios foi interrompido; e os reservatórios perderam toda sua água; e havia angústia entre animais por conta da cessação das chuvas. E as divindades e todos os grandes Rishis estavam muito temerosos; e o mundo não tinha rei, e era surpreendido por desastres. Então as divindades e os santos divinos no céu, separados do chefe dos deuses, ficaram apavorados e queriam saber quem seria seu rei. E ninguém tinha alguma inclinação para agir como o rei dos deuses.'”
"Salya disse, 'Então todos os Rishis e os deuses superiores disseram, ‘Que o belo Nahusha seja coroado como rei dos deuses. Ele é poderoso e renomado, e sempre devotado à virtude.' E eles todos foram até ele e lhe disseram, 'Ó senhor da terra, seja nosso rei.' E Nahusha, atento ao seu bem-estar, falou para aqueles deuses e santos acompanhados pelos progenitores (da humanidade), 'Eu sou fraco; eu não sou capaz de proteger vocês; é uma pessoa poderosa que deve ser seu rei; é Indra quem sempre tem sido possuidor de força.' E todos os deuses,guiados pelos santos, falaram a ele outra vez, 'Auxiliado pela virtude das nossas austeridades, governe o reino do céu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário