terça-feira, 25 de abril de 2017

Lahanorizo

Ingredientes:– 1 xícara de chá de arroz branco
– 4 xícaras de chá de repolho lavado e picado grosseiramente
– 1 cebola pequena, em cubos
– 2 dentes de alho, picados
– 1 colher de sopa de polpa de tomate
– 3 xícaras de chá de água ou caldo de legumes
– Sal e pimenta a gosto
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
– Páprica a gosto
– Azeite de oliva para finalizar
Modo de preparo:
1.
 Refogue a cebola e o alho no azeite até que fiquem transparentes e em seguida adicione o repolho picado.
2. Cozinhe o repolho em fogo baixo até que fique macio. Adicione o arroz e continue refogando, sempre mexendo para que não grude no fundo da panela.
3. Adicione o sal, a pimenta e a polpa de tomate e misture.
4. Em seguida, adicione a água ou o caldo, misture e deixe ferver em fogo médio.
5. Caso precisar, adicione mais água.
6. Quando o arroz estiver praticamente cozido e quase ressecando, desligue o fogo e tampe a panela. O calor vai cozinhar o arroz e secar o restante da água.
7. Sirva com um fio de azeite de oliva e páprica a gosto.

Alimente-se bem e pratique Yoga.





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Kounoupidi Kamapa

Ingredientes:– 1 cabeça de couve-flor, lavada e cortada em buquês
– 1 tomate grande ralado
– 1 cebola cortadas em cubos (eu usei a roxa pois é mais aromática)
– 2 dentes de alho, picados
– Meia xícara de chá de polpa de tomate
– 1 pitada de açúcar
– Meia colher de chá de canela
– Páprica a gosto
– Salsinha a gosto
– Sal e pimenta a gosto
– 1 xícara de chá de água
– Meia xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
Modo de preparo:
1.
 Doure a cebola e o alho em um pouco de azeite. Tome cuidado para não queimar o alho. Adicione a couve-flor e refogue por mais ou menos 5 minutos.
2. Quando a couve-flor estiver amolecendo, adicione o tomate ralado, a polpa de tomate, o açúcar, a canela, a páprica, a salsinha, o sal, a pimenta, a água e o restante do azeite. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada.
3. Se a mistura estiver ressecando, adicione um pouco mais de água.
4. Como todos os pratos desta categoria, é importante que o resultado final seja: o ingrediente principal com um caldo de tomate encorpado. Portanto, desligue o fogo quando a couve-flor estiver cozida e os ingredientes tenham reduzido mas, ao mesmo tempo, não estejam grudando no fundo da panela. O caldo precisa estar mais encorpado que uma sopa, por exemplo.
5. Sirva quente.
Alimente-se bem e pratique Yoga.





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Fakes Moutzendra

Ingredientes:– 1 xícara de chá de arroz branco
– 1 xícara de chá de lentilhas cozidas “al dente” e drenadas
– 2 cebolas pequenas cortadas em tiras (eu usei a roxa para dar um sabor mais forte)
– 1 dente de alho picado
– 1 folha de louro
– 1 colher de chá de canela
– Meia xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
– 1 colher de sopa de óleo, para fritar a cebola
– 2 colheres de chá de açúcar
– 1 colher de chá de páprica
– Sal e pimenta a gosto
– Água
Modo de preparo:
1.
 Em uma panela grande, doure o alho em metade da quantidade de azeite separada para a receita. Não deixe o alho torrar. Adicione a canela, uma colher de chá de açúcar, a páprica e misture.
2. Em seguida, adicione os ingredientes em camadas. Primeiro, o arroz; depois, a lentilha cozida. Tempere com o sal e a pimenta e adicione a folha de louro.
3. Cubra os ingredientes com o restante do azeite e a água (dois dedos acima do conteúdo da panela).
4. Cozinhe em fogo baixo até que o arroz fique macio. Se precisar, adicione um pouco mais de água.
5. Enquanto isso, frite as cebolas no óleo em uma frigideira. Adicione uma colher de chá de açúcar e misture apenas de vez em quando, para que elas fiquem bem douradas e crocantes, e não amargas (tempo aproximado de 10 minutos).
6. Desligue o fogo da panela de arroz e lentilha, retire a folha de louro e sirva o pilaf com a cebola crocante por cima!
Alimente-se bem e pratique Yoga.





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Kokknisto

Ingredientes:– 250 g de feijão fradinho cozido (não muito mole)
– 1 cebola média, picada
– 3 dentes de alho, picados
– 2 tomates grandes, ralados
– Meia xícara de chá de polpa de tomate
– Orégano a gosto
– Cominho a gosto
– Páprica a gosto
– Salsinha a gosto
– 1 pitada de açúcar
– Sal e pimenta a gosto
– Folhas de endro (dill) a gosto, picadas (opcional)– Meia xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
Modo de preparo:
1.
 Doure a cebola e o alho em metade da quantidade de azeite separada para a receite.
2. Quando tudo estiver transparente, adicione os tomates ralados e a polpa de tomate. Misture e deixe pegar fervura.
3. Tempere com o orégano, a páprica e o açúcar. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo.
4. Quando a mistura estiver com uma cor vermelha vibrante, adicione o feijão fradinho cozido. Adicione o restante dos temperos: o cominho, o sal, a pimenta e o restante do azeite. Misture e deixe tudo cozinhar, mantendo o fogo baixo.
5. Cinco minutos antes de desligar o fogo, adicione a salsinha e o endro (opcional). Misture bem, desligue o fogo e é só servir!
Alimente-se bem e pratique Yoga.





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Ladhenia


Massa:
– 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
– Aproximadamente 600 g de farinha de trigo (ou o quanto bastar)
– 1 copo e meio de água morna
– 1 colher de chá de sal
– 1 quarto de um copo de azeite de oliva
– Farinha para a bancada e para sovar
Recheio:– 2 tomates grandes e maduros, cortados em meia lua
– 1 cebola grande, cortada em meia lua
– Meio alho-poró, cortado em rodelas
– 1 terço de um copo de azeite de oliva extravirgem
– Sal e pimenta a gosto
– Orégano a gosto (se você gosta, eu recomendo um bocado)
– Azeite de oliva para servir
Modo de preparo:
1.
 Em uma tigela, adicione a água morna, o fermento e o sal. Espere o fermento agir por 10 minutos.
2. Quando a mistura estiver borbulhando lentamente, adicione o azeite e a farinha. Misture, adicionando mais farinha se preciso, para dar o ponto. A massa precisa estar elástica e não muito grudenta.
3. Polvilhe farinha de trigo em uma bancada limpa, despeje a massa e sove, adicionando mais farinha para não grudar, por 10 minutos.
4. Em uma travessa grande e de bordas altas, despeje e estique a massa até que ela cubra todo o espaço.
5. Cubra a travessa com papel filme e a coloque em um local levemente morno, para que a massa cresça.
6. Após 45 minutos ou 1 hora, ou quando a massa crescer, pincele o restante do azeite de oliva.
7. Espalhe o tomate, a cebola e o alho-poró. Polvilhe sal, pimenta e orégano a gosto.
8. Asse em forno médio por aproximadamente 50 minutos, ou até que a massa fique dourada.
9. Sirva com mais azeite!
Alimente-se bem e pratique Yoga





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Arakás Ladheros

Ingredientes:
– 1 pacote de ervilhas congeladas (você pode utilizar ervilhas frescas, se tiver a chance)
– 3 batatas grandes, cortadas em cubos
– 1 cenoura grande ralada ou cortada em rodelas
– 1 cebola média, cortada em cubos
– 2 tomates grandes, maduros, ralados + meia xícara de molho de tomate
– 2 copos de água
– 3 colheres de sopa de azeite de oliva, para refogar a cebola
– 1/4 de uma xícara de azeite de oliva extravirgem
– 1 pitada de açúcar
– Sal e pimenta, a gosto
– Salsinha picada, a gosto
– Endro/dill picado, a gosto (opcional)
Modo de preparo:– Refogue a cebola nas 3 colheres de sopa de azeite de oliva até que fique transparente.
– Adicione as batatas e a cenoura. Refogue por alguns minutos em fogo médio.
– Em seguida, adicione os tomates ralados e o molho de tomate.
– Adicione as ervilhas, o restante do azeite, a água, o açúcar, o sal e a pimenta.
– Misture bem e refogue em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos, sempre misturando para não grudar e adicionando um pouco de água, se necessário.
– Quando as batatas já estiverem cozidas e o molho estiver encorpado, adicione a salsinha e o endro (opcional). Misture bem e desligue o fogo.
Alimente-se bem e pratique 





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Prassopita



Ingredientes:
– 2 pacotes de massa folhada laminada
– 1 alho-poró grande, lavado e cortado em tiras grossas
– 1 pacote de ricota, desmanchada
– Meio pacote de queijo parmesão ralado
– 1 cebola grande, picada
– 1 xícara de chá de cebolinha picada
– 1 xícara de chá de salsinha fresca picada
– Meia xícara de chá de endro fresco (dill) picado (opcional)
– 2 colheres de sopa de farinha de rosca
– Sal e pimenta a gosto
– Óleo, para refogar
– Manteiga, para untar
– Gergelim a gosto, para polvilhar

Modo de preparo:
1.  
Em uma panela média, refogue a cebola e o alho-poró no óleo até que fiquem macios e transparentes.
2. Adicione a cebolinha, a salsinha fresca e o endro (se quiser), misture e retire do fogo.
3. Junte a ricota, o parmesão, a farinha de rosca e misture tudo muito bem.
4. Tempere com sal e pimenta a gosto.
5. Unte uma travessa média com manteiga, disponha uma das massas folhadas, deixando as bordas para fora, e despeje o recheio por cima.
6. Espalhe o recheio e cubra com a outra massa folhada. Dobre as bordas, para que o recheio não transborde na hora do cozimento.
7. Pincele manteiga por cima da torta e polvilhe gergelim a gosto.
8. Asse durante aproximadamente 45 minutos em forno médio, ou até que a massa esteja bem dourada.
Alimente-se bem e pratique Yoga.





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