quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Siddhasana - postura completa

Técnica: Sente-se com as pernas estendidas à frente. Dobre a perna direita e coloque a planta do pé contra a coxa esquerda com o calcanhar fazendo uma pressão sobre o períneo (isto é na área entre o genitais e o ânus). Dobre a perna esquerda e coloque o pé sobre a panturrilha da perna direita. Com o calcanhar esquerdo pressione o osso pélvico exatamente sobre os genitais. Insira os dedos do pé esquerdo entre a panturrilha e a coxa da perna direita. Talvez seja necessário mover o pé direito e voltar ao seu lugar para poder fazer isto. Segure os dedos do pé direito e coloque-os no espaço entre a coxa e a panturrilha esquerda. As pernas devem estar fixas, com os joelhos sobre o solo e com o calcanhar esquerdo em cima do direito. Faça com que a coluna fique firme, reta e alongada, como se estivesse ancorada no chão.
Nota: Pode se praticar colocando qualquer uma das pernas por cima, sempre se pratica com Jnana Mudra ou Chim mudra.Muitos praticantes, especialmente iniciantes, encontram facilidade em assumir este asana se colocarem um suporte sob as nádegas.  
Respiração: Livre
Permanência: O tempo que for confortável.
Benefícios: Esta é uma postura meditativa e tem que se manter a coluna firme para uma boa meditação. Ativa automaticamente as ligações  sicomusculares com a conexão sexual (Mula bhandha e Vajroli mudra), os quais redigirem os impulsos nervosos sexuais da coluna vertebral para o cérebro. Proporciona ao praticante um controle sobre suas funções sexuais, pode-se utilizar para manter Brahmacharya e levar para cima a energia sexual com propósitos espirituais ou para obter maior controle sofre a função sexo-sensorial. Tem um efeito calmante sobre todo o sistema nervoso.
Histórias, Mitos e Lendas

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