sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Vida e Ensinamentos do Senhor Jesus - Swami Sivananda

UM CAPÍTULO SIGNIFICATIVO NA BÍBLIA
(Sri Swami Sivananda)
Um dos meus capítulos favoritos da Bíblia está na Primeira Epístola de Paulo, o Apóstolo, os Coríntios, que cito abaixo, fornecendo minhas razões para gostar disso.
“Embora eu fale com as línguas dos homens e dos anjos, e não tenha caridade, tornei-me como um som de bronze ou um tilintar címbalo.
“E embora eu tenha o dom de profecia, e compreenda todos os mistérios e todo conhecimento; e embora eu tenha toda fé para poder remover montanhas e não ter caridade, não sou nada.
“E embora eu conceda todos os meus bens para alimentar os pobres e que eu dê meu corpo para ser queimado, e não tenha caridade, isso não me serve de nada.
“A caridade sofre por muito tempo e é bondosa; a caridade não inveja; a caridade não se vangloria, não se incha, não se comporta de maneira imprópria, não busca a sua própria, não é provocada com facilidade, não pensa mal, não se alegra com a iniquidade, mas se alegra com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
“A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, elas falharão; havendo línguas, cessarão; se houver conhecimento, ele desaparecerá.
“Pois sabemos em parte e profetizamos em parte. Mas quando vier o que é perfeito, será eliminado o que é em parte.
“Quando eu era criança, falava como criança, entendia como criança, pensava como criança: mas quando me tornei homem, afastei coisas infantis. Por enquanto, vemos através de um copo sombrio; mas então cara a cara, agora eu sei em parte; mas então saberei como também sou conhecido.
“E agora permanece fé, esperança, caridade, esses três; mas o maior deles é a caridade. ”
Eu amo muito este capítulo, porque não é apenas poético e bonito, mas parece-me retratar uma imagem tão perfeita das qualidades de nosso Senhor Jesus Cristo. E também, contém uma promessa.
Nas frases de abertura, somos informados da total inutilidade de todas as outras qualificações espirituais, a menos que possuamos a única e mais redentora qualidade de caridade. A caridade cobre uma ampla gama de virtudes - abnegação, renúncia ao egoísmo, comunhão, amizade, perdão, compaixão e, acima de tudo, puro amor.
Dizem-nos que uma pessoa de caridade deve ser paciente, humilde, altruísta, honesta, constante, gentil e absolutamente pura.
E então, finalmente, recebemos uma promessa, uma promessa de que seremos levados “cara a cara” com nosso Senhor.
As duas virtudes salientes que se destacam mais claramente em minha mente quando leio esta passagem são as de bondade e pureza. E talvez ao lado delas eu colocasse constância; a constância do amor, o amor que nunca falha. O amor é gentil. Para amar, precisamos ser gentis. Certamente a bondade é da própria essência do amor. Ser gentil é ser compassivo e perdoador; ser gentil é tentar não ferir os sentimentos dos outros; ser gentil é ser gentil e doce; ser gentil é ser complacente e compreensivo, e pronto para ajudar um amigo em necessidade. Não são apenas as coisas positivas que fazemos, dizemos e pensamos que constituem bondade, mas muitas vezes são as coisas que não fazemos, dizemos ou pensamos. Quantas vezes podemos ser gentis, não transmitindo aquele comentário cruel que ouvimos sobre um amigo, ou não dizendo aquele mundo impensado e sem tato que está na ponta da nossa língua.
E, então, temos pureza. A caridade “não pensa no mal”. Que pureza absoluta, não pensar em absolutamente nenhum mal, nem mesmo um único pensamento maligno; quão divinamente puro, e ainda assim esse era realmente o estado abençoado de nosso Senhor Jesus Cristo. É-nos dito que amemos o Senhor nosso Deus com todo o nosso coração e toda a nossa alma, por todos os nossos dias; e para fazer isso, devemos não apenas agir de maneira pura, mas devemos ter pensamentos puros, sempre. Não devemos atribuir nada além dos melhores motivos a outras pessoas; todo pensamento nosso deve ser santo e altruísta e de acordo com a vontade de Deus. Que ideal glorioso!
E, então, somos informados sobre a constância - "a caridade nunca falha". A caridade nunca o decepciona; quem realmente ama você, nunca o decepciona, e se amamos os outros, nunca devemos decepcioná-los. O amor de nosso Senhor por nós era constante e nunca falhou conosco, e seu amor ainda é constante e conosco hoje. É a única coisa em que podemos confiar completamente. E assim vemos que o amor verdadeiro é leal, dedicado, constante e nunca falha.
Finalmente, chegamos à promessa. Primeiro nos dizem que devemos ter fé; nós devemos acreditar; depois, devemos ter esperança, devemos desejar a realização daquilo em que acreditamos; e, finalmente, temos uma promessa. Aqui está a garantia do cumprimento completo daquilo que esperamos. "Por enquanto, vemos através de um copo sombriamente, mas então cara a cara." Todas as nossas dúvidas serão esclarecidas, todas as coisas que não entendemos serão esclarecidas para nós, todas as nuvens das trevas serão varridas; não haverá mais separação de Deus, mas tudo será absoluta unidade e clareza, pois então estaremos "cara a cara".
E assim, resumindo, eu amo este capítulo 13 da Epístola aos Coríntios, não apenas por causa de sua beleza poética e pela glória da promessa no versículo final, mas também pela bela imagem que vejo retratada nosso Senhor Jesus Cristo, simbolizado na caridade e no amor, cujas qualidades essenciais são para mim constância, pureza e bondade.





Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!
Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário