quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Vida e Ensinamentos do Senhor Jesus - Swami Sivananda

AS PROMESSAS DE JESUS
(Sri Sudarshan Sharma)
“Vinde a mim todos os que trabalham, e estão cansados, e eu darei descanso.” (Mateus xi, 28)
“... e aquele que vem a mim de maneira alguma será expulso.” (João vi, 36)
Aqui está um convite de Jesus. É tão pessoal, tão íntimo e tão caloroso. Carrega a promessa que não falhará. O céu e a terra passarão, mas suas palavras não passarão, as palavras não são de Jesus, mas dos que o enviaram. Ele não busca a sua própria vontade, e sim a vontade do Pai celestial.
Ele estende esse convite a todos os que estão infelizes e cheios de inquietação. Todo mundo, que é abalado cruelmente pelas mãos ásperas do destino, pode esperar com esperança, coragem e consolo. De fato, é apenas para os infelizes que Jesus veio a este mundo. Há muitos cuja vida se tornou amarga por soluços e suspiros e que perderam o interesse em tudo sob o sol. Eles não precisam se achar completamente perdidos. Ainda há muita esperança. Eles não são solitários e abandonados. Há alguém que está profundamente interessado em suas atividades. Seu único objetivo é completar o que ainda não foi realizado. Ele retirava todos os espinhos do caminho e tornava o caminho reto, se eles permitissem; se eles tivessem fé no poder salvador de Jesus. Ninguém que tem fé está completamente perdido. Infelizmente para os humanos existe descrença!
Jesus não veio para criticar e rejeitar, mas para aceitar e salvar o homem. Esta é a razão pela qual ele é conhecido como o Salvador e não como o proponente de um sistema de filosofia abstrata. Essa também é a razão pela qual ele colocou o amor acima do intelecto. Ele sabia que o homem não vive apenas da luz do conhecimento, mas também precisa do calor do amor íntimo. Ele precisa ser entendido, mas mais do que isso, ele precisa ser salvo das correntes de tristeza e adversidade. Por mais que caia a condição de um homem, ele ainda gostaria de viver e viver em paz e felicidade. Jesus sabia disso e assumiu a responsabilidade de mostrar o caminho. Às vezes, alguém gostaria de saber por que existe o mal e o sofrimento; e por que alguém que é capaz de salvar todos nós, não é capaz de banir o mal da terra. Por que existe o mal, não sabemos. Não sabemos se o mal, como tal, deixaria de ser ou não. Mas sabemos que existe uma maneira pela qual podemos vencer o mal, ou pelo menos minimizá-lo, individualmente, e ajudar os outros a superá-lo. Quanto ao mal em geral, é um mistério. Talvez sempre esteja lá. Talvez seja endêmico da existência. Como o próprio Jesus diz:
“É necessário que surjam ofensas.” (Mateus xviii, 7)
“No mundo tereis tribulação.” (João xvii, 33)
O que é importante não é que exista o mal, mas que existe uma maneira de superá-lo e que existe alguém que está muito ansioso para nos ajudar a fazê-lo. Isto é suficiente.
O caminho consiste nos ensinamentos de Jesus. De fato, todo o Evangelho do Reino de Deus é o caminho. Não somos chamados a deixar o mundo e nos unir ao Reino de Deus em outro lugar, mas a estabelecer o Reino aqui mesmo em nosso meio, por boas ações. Boas ações dependem de bons motivos. Então, no final, o Reino de Deus é uma espécie de renascimento em termos de atitudes alteradas. É uma reorientação interna das perspectivas. É por isso que Jesus disse: “O Reino de Deus está dentro de você.” Essa perspectiva modificada deve se manifestar em obras modificadas que produzam frutos dignos de nome. No Reino de Deus haveria um espírito de serviço; haveria mais cooperação do que competição. Os homens serão governados pelo espírito interior e não meramente pelas vantagens externas. Ninguém sofrerá por falta de ajuda, nem haverá iniquidade entre os homens. A visão de Isaías seria cumprida. "O Senhor julgará entre as nações, e reprovará muitas pessoas, e eles baterão suas espadas em arados e suas lanças em gancho de poda: nação não levará espada contra nação, nem aprenderão mais a guerra." ( Isaías ii, 4)
O homem do século atual precisa exatamente desse evangelho. Tendo sido desiludido e arruinado pelas recorrentes guerras, fomes e pestilências, ele procura a fé interior para se defender contra o poder de circunstância. O vasto avanço tecnológico do século atual apenas tornou a vida mais complexa. Não foi capaz de curar as feridas internas nascidas de conflitos intermináveis ​​e desordens ilimitadas. Infelizmente, existe uma tendência entre as pessoas de responsabilizar a Ciência por todos esses males. É um erro. Descrever a ciência não é resolver o problema. A culpa não é de fora, mas de dentro. Os homens eram melhores quando não havia perspectivas científicas? Eles se comportaram da mesma maneira. Acabar com a Ciência nos tornará materialmente piores sem nos tornar espiritualmente melhores. E, afinal, o que é a Ciência, exceto uma atitude racional em relação aos homens e às coisas? O que precisamos é de uma fé que desperte nossa crença no valor da existência e no valor da vida moral. A ciência deve ser suplementada, não descartada. A ciência não é incompatível com a religião.
Em Jesus, encontramos a fé, o caminho e a vida. Nós devemos cumprir e não destruir, como Jesus fez. Devemos ter vida e tê-la mais abundantemente. Todas as ideias de preservação da vida são boas. Preservar e promover a vida é servir. Servir significa tomar menos e dar mais. Todos os que tomam sobre si a cruz de Jesus e servem, são chamados a herdar o Reino de Deus.
“Porque eu estava com fome, e me deste carne; estava com sede, e me deste uma bebida; eu era um estranho, e me levaste; estava nu, e me vestiste; estava doente, e me visitou. estava na prisão, e você veio a mim. ”(Mateus xxx, 35-36)
Este é o caminho do serviço. Todos são chamados a fazer o seu melhor e fazê-lo em tempo hábil. Não há tempo a perder. Jesus nos pede para trabalhar “Enquanto é dia, chega a noite em que ninguém poderá trabalhar.” (João IX, 4)
Lembre-se do trabalho e lembre-se também da “noite”. Faça o máximo que puder. Não tenha medo de dificuldades e desconfortos. Se você se lembrar de Jesus e de suas obras, ele também se lembrará de você e prontamente viria em sua ajuda. Lembre-se de sua promessa:
“Não te deixarei sem conforto; voltarei a ti.” (João xiv, 18)




Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!
Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário