quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Vida e Ensinamentos do Senhor Jesus - Swami Sivananda

VIDA DE JESUS PARA UM ASPIRANTE ESPIRITUAL
(Swami Chidananda)
Abençoado Satchidananda Atman,
"Asato ma sat gamaya, tamaso ma jyotirgamaya, mrityorma amritam gamaya."
Assim, oferecendo-lhe minha devoção e adoração devota neste santo dia de Natal, sob o comando de nosso divino mestre, Satgurudev, comecei com duas ou três orações em sânscrito e foi com um propósito particular que abri com essas orações. Primeiro eu cantei “Asato ma sat gamaya, tamaso ma jyotir gamaya, mrityor ma amritam gamaya”. Significa “Do irreal, leve-nos ao Real. Das trevas, leve-nos para a Luz Eterna e da mortalidade, leve-nos para a Imortalidade ”e então eu segui a oração pelo bem-estar cósmico, onde a oração diz:“ Sarve bhavantu sukhinah, sarve santu niramayah ”. Todos podem ser felizes. Todos podem estar livres de doenças. "Sarve bhadrani pasyantu, ma kaschit duhkhabhagbhavet". Que o bem-estar seja para todos. Que a auspiciosidade seja para todos. Que não haja tristeza para ninguém.
É precisamente para trazer esse estado de felicidade universal, boa vontade e fraternidade entre toda a humanidade e paz em toda a terra, é para trazer esse estado de coisas na terra e elevar o homem dessa vida terrena a uma vida divina e uma vida superior de experiência espiritual e realização espiritual, que de tempos em tempos grandes almas que são as encarnações encarnadas do Espírito Divino Supremo, Deus, descem na forma de homens. É para fazer isso que essas grandes almas vêm à Terra e, por meio de suas vidas, atividades e exemplo e preceitos, ensinam ao homem como realizar essas coisas, como cada uma pode contribuir para a soma total da bondade, a soma total de bem-estar no mundo, e como, vivendo uma vida de bondade, auspiciosidade, amor e serviço, podemos transformar essa vida e alcançar a imortalidade, como podemos ressurgir dessa vida de ignorância e mentira para luz e eternidade eternas. E a vida de Cristo é um exemplo de uma vida tão sublime de Lokasangraha, para que toda a humanidade conheça o caminho para a existência eterna. Ele nos ensinou o caminho para a perfeição divina e essa grande alma encarnada na terra há muito, muito tempo e porque sua grande vida divina foi vivida para provocar uma transformação não apenas na vida na terra, mas também nos corações da humanidade - é porque ele fez esse trabalho, o mundo o deificou e o adora até hoje. É por isso que, a milhares de quilômetros de distância, celebramos aqui o grande Natal. É sagrado para toda a humanidade, porque Cristo passou a conduzir o homem das trevas à ignorância, da mortalidade à imortalidade e da vida de apego à irrealidade para uma vida estabelecida na consciência Átmica.
Ele nasceu em um ambiente humilde. Ele nasceu em uma manjedoura, um local onde eram mantidas forragens para gado. Ele nasceu de um carpinteiro. É como trazer à tona a verdade que o espírito divino nasce naquele ser que é humilde, que é puro, que é manso de espírito, em quem não há orgulho, é como simbolizar essa verdade que ele nasceu nesta humilde estalagem, numa manjedoura, e sobre sua vida elevada, podemos dar incontáveis sermões, mas não alcançaríamos o limite de sua glória e grandeza. Mas lembremos de alguns incidentes na vida de Jesus e algumas das preciosas palavras que saíram de seus lábios.
Uma das parábolas ensinadas por Jesus é a parábola do semeador. A semente que é semeada em uma rocha não brota. A semente que é semeada em espinhos se sufoca e não cresce. A semente que é semeada em um solo fértil brota e cresce bem. É o solo que dá frutos à semente. Mesmo assim, a menos que tornemos adequado o terreno de nossos corações, adquirindo as qualificações necessárias, tornando-nos puros, gerando fé e devoção, a menos que façamos isso, todas as escrituras divinas, todos os santos não serão capazes de fazer muito por nós. Pelo menos essa parte de tornar-se vasos adequados é algo que cabe a um Sadhaka. Portanto, aquele que aspira à realização espiritual, lembre-se da parábola do semeador e das sementes e tente fazer de si um receptáculo adequado para as sementes da espiritualidade. Somente se fizermos isso, nossa vida será frutífera.
Segundo, uma bela parábola que Cristo deu, que mostra o caminho para o Reino dos Céus. É a parábola do bom samaritano. Nosso amor não deve ser colorido pelo egoísmo. Cristo disse: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, e um homem lhe pergunta: “Quem é o próximo?” Ele não responde diretamente à pergunta, mas dá uma parábola ao bom samaritano e pergunta à pessoa que colocou a pergunta: “Quem é o próximo?” É o coração cheio de amor, adoração, que determina quem é o próximo. A adoração deve ser ativa, proposital, prática. Um homem que era inimigo de uma pessoa foi ferido pelos ladrões, então o homem que deveria ser um inimigo, mostrou a unidade do coração ativa e praticamente e mostrou que ele era o vizinho real. E esse homem teve que vir ao Reino dos Céus, porque havia consagrado dentro de si o mesmo amor que habitava Cristo e que o fez desistir de seu corpo na cruz. Aquele amor que fez Cristo sofrer por pessoas que nunca o haviam visto, aquele amor que fez Cristo usar a coroa de espinhos que trouxe sangue de seu corpo, esse amor é a chave para a Consciência e Imortalidade de Cristo.
E por último, mas não menos importante, mais uma vez, o Senhor nos dá a elevada parábola das virgens com as lâmpadas. Não é uma parábola que é lembrada por todos, mas tem um grande significado, especialmente para nós, buscadores, que estamos tentando trilhar o caminho do Yoga, que sem dúvida é um caminho difícil, que é um caminho destinado apenas a aqueles que têm um coração que tem fé eterna. A força do devoto não é a força do músculo, mas a força da fé. Mesmo se todo o sistema solar falhar e desmoronar, uma vez que ele agarrou a mão do Senhor, o Senhor não o abandonará. Essa força é necessária para o nosso caminho. Eu disse a história das virgens para mostrar como devemos ser cuidadosos para aproveitar ao máximo nossa existência. Havia sete virgens. Elas estavam esperando o Senhor que estava por vir. Elas esperaram e esperaram com lâmpadas com elas e ficou escuro, e o Senhor não veio. As virgens ficaram com sono e adormeceram. Elas não tiveram o cuidado de reabastecer o óleo nas lâmpadas ou aparar o pavio. Mas havia uma entre elas que era muito cuidadosa. Ela foi muito sincera ao se unir ao Senhor. A sinceridade é o segredo da vida iogue. Outras pessoas não podem nos dizer se nossa aspiração é suficientemente aguçada ou não. Mas sinceramente e sem parcialidade, precisamos descobrir se a sinceridade existe ou não. Aquela virgem estava sempre acordada. Ela foi cuidadosa e cortou o pavio, reabasteceu a lâmpada com óleo e eis! quando todas as outras virgens estavam dormindo, e as trevas haviam chegado, naquele momento, Cristo apareceu e quando Ele veio, uma estava acordada, e ele a levou para si e eternamente a alma se uniu à superalma, que é a fruição do Yoga. Felicidade e bem-aventurança acumularam-se nessa alma. E as outras? Elas nunca saberão quando o Senhor veio. Elas lamentaram quando acordaram, mas sua lamentação foi inútil. E o que Gurudev nos diz? Ele nos conta a mesma parábola. Ele nos diz com mais força. Ele diz: “A vida é curta, o tempo é passageiro. Desperte, levante-se e alcance o objetivo. Mantenha-se sempre pronto para encontrar o Senhor. Esteja em atividade no Sadhana Yóguico.” Não deixe um momento sem esforço para alcançar Deus.
Não sejamos como as virgens que dormem, mas como a virgem que estava acordada e vigilante e que aparava o pavio e alcançava a unidade com o Senhor.
Acima de tudo, qual é a maior parábola que Jesus ensinou. Mesmo que Swamiji o tenha pregado, há um dos maiores sermões que Cristo pregou. O que é isso? Sua própria vida pessoal. Como ele reagiu ao seu ambiente, qual era sua pureza, qual foi sua maravilhosa compaixão, qual foi sua humildade? Ele foi uma personificação de todos os evangelhos que ele deu, apenas em uma medida mil vezes maior. A inspiração desse grande exemplo é uma lição perene e viva para todos nós guardarmos diante de nossos olhos. É a estrela que temos que seguir. Não há escuridão enquanto mantivermos os olhos fixos na estrela. Seguindo essa estrela, homens de sabedoria e homens de fé alcançam a própria morada do Senhor. Se mantivermos nossos olhos fixos na grande Luz que é Jesus, certamente alcançaremos o Senhor, com as bênçãos de todos os santos. Seja esta a nossa decisão neste grande dia que seguiremos a estrela e alcançaremos o Senhor.
Que Deus abençoe a todos.




Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!
Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário