terça-feira, 17 de setembro de 2019

Vida e Ensinamentos do Senhor Jesus - Swami Sivananda

O CRISTO AO ASPIRANTE ESPIRITUAL
(Sri Swami Krishnananda)
Jesus, o Cristo, a Luz do mundo, o Logos Supremo tornado visível ao olho humano, permanece como um exemplo e padrão sem paralelo de sacrifício, amor, conhecimento e realização da Verdade. Para o Sadhaka ou o aspirante espiritual, a pessoa de Jesus reflete a arte da vida interior, a vida no espírito. Cristo, o Filho do Homem, representando a vida e a voz da humanidade e formando a soma e a substância da essência do homem, é o Filho de Deus, a refulgência encarnada do Soberano do Universo. É a cristalização do espírito que chamamos de Cristo Místico, a Luz que nasceu para salvar o mundo das trevas. Como as trevas do mundo não são um fenômeno externo, o removedor dessa escuridão não é uma mera personalidade física. Grandes homens não são vistos de seus corpos. Não é a forma ou o corpo que é o grande homem. O grande homem é o comportamento, a conduta, o caráter, o discurso, o pensamento e a expressão consciente de qualquer tipo. A partir dessas características especiais, a presença do grande homem é inferida e percebida diretamente. Ele é grande, que compreendeu aquele oceano estupendo de Espírito, o Grande Deus que brilha em todos os olhos, que reside no coração de todos os seres.
Temos em Cristo o grande homem do Espírito, e sua vida é um drama pitoresco de Adhyatmika Sadhana ou vida espiritual. Desde sua manifestação até sua reabsorção, ele demonstrou a magnificência de Deus e estabeleceu Sua glória na Terra. Quando a criança espiritual estiver prestes a nascer, o Governante do império das trevas deve tentar matá-la e a criança deve ser protegida com grande dificuldade. Uma vez que a criança cresça, ela se cuidará. A pessoa individual é a mãe do menino espiritual recém-nascido e permite que ela a proteja contra o ataque do Ego, o rei da cidade onde o bebê nasceu. No momento em que a consciência espiritual tenta emergir gradualmente, uma revolta natural das forças não espirituais é bastante inevitável. É verdade que o ghee é queimado quando derramado no fogo, mas se um monte de ghee é derramado sobre uma faísca de fogo, a faísca será extinta. Quando a faísca se torna uma enorme conflagração, qualquer quantidade de ghee pode ser consumida por ela. Da mesma maneira, as tendências mundanas dominariam a centelha espiritual quando estiver no estágio infantil, mas a conflagração da consciência espiritual queimará as tendências mundanas e todo o mal. O que é chamado de "noite escura da alma", na terminologia dos místicos, é um estágio em que a consciência é sufocada e está ardendo em meio à escuridão da ignorância. O nascimento de Sri Krishna está envolvido em circunstâncias semelhantes e é indicativo de fatos semelhantes, e o primeiro capítulo do Bhagavadgita, que descreve o desânimo do espírito da alma aspirante, marca situações idênticas. O eu espiritual é obrigado a ter sucesso e destruir a raiz e o ramo da ignorância.
A obra do Espírito manifesto não está completa, mesmo quando começa a guardar a vestimenta de carne, depois de conseguir salvar-se dos ataques da natureza externa. O maior problema surge dos planos mais elevados da natureza. Por mais difícil que seja, sem dúvida, atravessar a floresta de natureza física grosseira, mas mais difícil e perigosa é a tentativa de superar as forças mais sutis da natureza mental vibrante, que é o pivô da atividade universal externa. Quando a alma lança luz suficiente, o suficiente para cegar os olhos da natureza psicológica, uma revolta desta se torna o resultado. Esta revolta não é de forma alguma vantajosa para a natureza inferior; pois isso significa apenas a revelação do extraordinário poder do conhecimento e experiência espirituais e a crucificação da carne, o próprio playground da natureza inferior. A vestimenta individualista é descartada, a natureza turbulenta e apaixonada é punida e o filho do Homem volta ao Reino de Deus, que é o direito de primogenitura do filho de Deus.
Em Cristo, encontramos os 'Jivanmukta' dos indianos. Quando alguém em pé ao meio-dia em águas frias até a cintura experimenta frio e calor simultaneamente, o sábio iluminado que se move na terra, com um corpo, experimenta felicidade e problemas simultaneamente, com a cabeça e o coração no céu e os pés na terra. Jesus veio para fazer as pessoas entenderem e saberem por experiência que o objetivo da vida não é fazer outra coisa, mas ser outra coisa. Não é a ação errada que deve atrair nossa atenção e exigir retificação, mas o defeito orgânico em nós que é a fonte e a raiz da ação errada. A menos que alguém renasça, não há esperança. Tornar-se algo completamente diferente, mudar a natureza de alguém, ser iniciado na experiência espiritual única, significa morrer para a vida da carne e estar vivo para a consciência superior. Não é o ato cerimonial do judeu, mas a experiência da consciência do cristão que é o consolo final do indivíduo, que atualmente está confinado ao tabernáculo estreito que é a morada de toda corrupção e dor. Não é a sujeição ao domínio e rigidez do ritual que é a lei do espírito, mas a perfeita liberdade na glória da consciência de Deus. O homem é o filho do Universo por nascimento, mas ele é o filho de Deus por renascimento. Autocontrole e ascetismo são os caminhos para a paz interior. Os prazeres do mundo são vaidosos, tentadores e enganosos; não vale a pena recorrer a quem ama o mundo e não ama o pai.
Cristo estava consciente de Adhikaribheda entre os estudantes de conhecimento espiritual e era particularmente o de transmitir a sabedoria superior somente aos iniciados, àqueles que são capazes de despertar a consciência interior, enquanto aos ocupados externamente ele falava em parábolas. “A você é dado o mistério do Reino de Deus; mas para os que estão de fora, tudo é feito em parábolas. ”“ E muitas dessas parábolas lhes falaram a palavra, como puderam ouvi-la; e sem uma parábola falou-lhes; mas em particular a seus próprios discípulos, expôs todas as coisas. ”Jesus disse claramente a seus discípulos que ele tinha muitas outras coisas que queria falar com elas, mas que elas não podiam entender. Jesus se aproxima dos ideais hindus e budistas em muitos aspectos e soa praticamente um eco do ensino ético dessas religiões mais antigas. A morte ou a inexistência da existência pessoal imediata é, para todas essas religiões, a condição da nova vida mais rica.
Para se fundir nas águas saciantes da imortalidade, é preciso primeiro beber o cálice da morte. Nenhum homem na terra, de um modo geral, está preparado para esta ordem. Isso também é ilustrado na vida de Jesus. Ele desejou que o cálice lhe fosse tirado - observe a força com que a natureza inferior pressiona a alma -, mas ele abriu os olhos e sua visão ficou clara e disse: "Seja feita a sua vontade". Da vida física envolvem os alcances mais altos e mais nobres da alma, e manter o equilíbrio diante da hostilidade manifesta é de fato uma tarefa tremenda. É dado a muito poucos como Jesus mergulharem nas profundezas constantemente e recuperar a consciência tranquilizadora que é imaterial e trans-empírica. Toda a vida de Jesus é um conto da marcha da alma ao seu destino, que é o desdobramento completo da consciência.
Uma vida de mera negatividade não é o que é pregado por Cristo. Não é apenas o esvaziamento da alma, a venda de tudo o que temos, a separação de tudo o que possuímos, mas a suprema realização do Espírito através da contemplação divina. Mas a rejeição do espetáculo externo é uma pré-condição necessária dessa realização divina. Não podemos encher um vaso com néctar quando ele já contém sujeira até a borda. A vida espiritual é ao mesmo tempo transcender a consciência mundana e a saturação de si mesmo na autoconsciência empírica ou na consciência de Deus.
O estudante ou aspirante que deseja levar o ideal de vida deve receber inspiração da conduta de Jesus, de sua vida e ensinamentos, viver uma vida de santidade e piedade, abraçar a humildade e a pobreza, tornar-se amigo dos pobres, amar o próximo como a si mesmo, sacrifique tudo a Ele, sofra e chore por Sua causa, rejeite a carne e suas paixões e morra para nascer para a vida eterna. Significa a retirada da fé nas coisas que parecem e perecem repousando na firme crença na onipotência do Criador de todas as coisas, e não cuidando de si mesmo e das próprias necessidades, pois Deus cuidará de tudo, com Seu conhecimento simultâneo do passado , presente e futuro. Essa alma renascida é o sábio, o Rishi, o Mukta, o redimido que é um com Deus. O filho e o pai são um. O universo produz um fruto maduro raro de um santo a partir de sua flor fina de virtude e conhecimento, faz dele a nata da humanidade e o sacrifica ao Grande Pai. Aqui está a consumação da existência. A ascensão de Cristo ao céu está recuperando a consciência de Deus.
Cristo foi o incomparável professor espiritual que apontou que o Reino dos Céus está dentro. Todos os seus outros ensinamentos são um comentário sobre este texto. Seu ensino é resumido por sua declaração: “Eu e meu Pai somos um.” A alma individual é uma com o Ser Supremo. Ayamatma Brahma. Sarvam Khalvidam Brahma. Jivo Brahmaiva Naaparah.
OM TAT SAT





Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!
Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário