sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Vida e Ensinamentos do Senhor Jesus - Swami Sivananda

UMA VIDA SACRAMENTAL
(Sri Swami Krishnananda)
Jesus veio para dar testemunho da luz Transcendente. Os santos encarnam-se a pedido do Pai Supremo do universo, para elevar a humanidade da ignorância, erro e pecado à vida Justa e Beatífica. São Tukaram disse: “Vivemos em Vaikuntha, mas descemos para ajudar a humanidade.” A lei espiritual Todo-Poderosa que governa o universo se manifesta em formas infinitas para se estabelecer no reino da manifestação. Cada forma assim manifestada testemunha a Luz Eterna. O sofrimento do filho de Deus, Cristo, é um exemplo brilhante de como o símbolo encarnado do eterno testemunha sua fonte. Há um grande significado implícito no sofrimento dos santos, seja ele deliberadamente imposto a si mesmo sob a forma de negação ascética ou imposta a ele por agências externas. Quem ama o mundo não ama o Pai, e quem morre por causa do filho de Deus, vive verdadeiramente. A implicação de tudo isso é que, para estabelecer a justiça de Deus neste mundo mundano e testemunhar a lei imortal que é super mundana, o filho de Deus, o grande Santo, vive a vida de uma abnegação de conformidade com os costumes e regras  da terra iludida e afirma com toda a força o caráter não terreno da vida ideal. Morrer para a vida estreita da terra é viver na paz que ultrapassa todo entendimento.
Cristo disse que veio aqui para obedecer aos mandamentos de seu pai, para fazer a vontade de seu pai. E ele também disse que o céu do Pai está dentro de todos. Isso significa que a vida do santo é um sacrifício feito com o objetivo de afirmar a lei espiritual daquilo que está dentro de todos. O Tudo que está dentro de todos é o verdadeiro Pai da humanidade e de todos os seres. A vida do homem visa demonstrar a bondade e o amor, a sabedoria e a verdade que é sua própria origem. A afirmação da justiça da vida universal, que é uma expressão do grande Pai no céu, exige, portanto, a afirmação de todas as forças unificadoras neste mundo de diversidade. A vida do santo é um sacramento, um ato santo, um culto divino. O sofrimento é inevitável para o santo que é filho de Deus, pois, como o Cristo disse, aquele que é de Deus não tem lugar para descansar. Nada aqui pode satisfazer o impulso infinito de ser justo e fazer o justo. Desde o nascimento até a crucificação, a vida de Jesus tem sido uma saga do processo de auto-perfeição. Os incidentes em sua vida representam as mudanças microcósmicas e macrocósmicas que ocorrem na história da evolução do universo em direção à Auto-realização na existência de Deus.
Cada fase da vida é um momento necessário no esforço contínuo do universo para se reconhecer na autoconsciência e na unidade de poderes. Embora a vida de cada pessoa seja indicativa da natureza de toda a evolução desse indivíduo, passado e futuro, resultando na experiência da perfeição, a vida de Jesus, bem como de Sri Krishna, é uma ilustração direta do movimento consciente e sistemático da consciência, de seu estado individual rudimentar, até a plena realização da infinita divindade. Se o esforço espiritual, consciente e deliberadamente exercido, pode ser definido como o processo de compressão de todo o jogo evolutivo em uma vida, pode-se dizer que a vida de Jesus é uma representação concreta nas formas pitorescas desse drama da evolução.
Jesus se revela neste mundo em uma época em que o rei do país se esforça ao máximo para se opor a ele. Jesus tem que ser protegido sendo levado para um lugar distante. Ele cresce em circunstâncias misteriosas e começa a pregar o evangelho da Vida Divina. Ele se opõe novamente, tentado de várias maneiras, acusado de culpa, julgado em tribunal, considerado culpado e crucificado.
A alma do homem, do mesmo modo, começa a espreitar através de suas vestes materiais quando se vê cercada por poderes perturbadores do mundo físico e do mundo mental. A centelha espiritual deve ser salva de ser completamente extinta. Este é o passo preliminar na prática do Yoga. Às vezes a alma se perde em uma noite escura e, mais tarde, misteriosamente emerge da mesma para se afirmar com toda sua dignidade e poder. Começa a estabelecer sua lei em tudo o que experimenta e, ao fazê-lo, os poderes do universo manifestado entram em conflito com seu comportamento super-normal. A alma individual, com seu novo alinhamento com o Ser Supremo, é perseguida pelas forças naturais do mundo. É tentado com veemência, provado de todas as maneiras possíveis e declarado impróprio para uma vida natural no mundo. Acha impossível viver ao mesmo tempo, tanto no reino consciente de Deus quanto no mundo luxurioso do homem. Abandona-se à Vontade do Supremo e, em prol dessa união beatífica com o Infinito, despreza sua individualidade e deixa de ser um elemento no plano objetivo e mutável da morte, onde as paixões arrastam a pessoa para longe de Deus.
Os ensinamentos de Cristo constituem os princípios essenciais que regulam o curso do aspirante espiritual em sua busca pelo grande ideal. A fé é a chave fundamental para o sucesso na vida espiritual. Cristo também alertou as pessoas que muitos podem entrar em suas vestes, mas podem não ser verdadeiros professores. É preciso estar ciente desses engano e depositar sua confiança no verdadeiro professor, o Cristo. O poder da fé é tal que, como Cristo diz, mesmo um grão dele pode mover uma montanha. Pensar em comida e roupas não é tornar-se o fardo do aspirante. É a instrução de Jesus que Deus sabe mais que o homem e que sabe proteger o homem. O único dever de uma pessoa é ir a Ele somente para descanso, luz e salvação. Mas “nem todo aquele que me disser: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. ”Não é humildade e devoção verbal, mas sincero sentimento de dedicação e entrega que pode levar alguém a Deus. O esforço espiritual tem como objetivo não o culto público, a adoração nas ruas e o bater de tambores, mas o sacrifício silencioso e o intenso sentimento de união com o Um . “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque é o reino dos céus. ”Deus não se revela ao homem até que esteja pronto para sacrificar sua vida por causa dele.
A grandeza do devoto de Deus é como uma fragrância doce que se faz sentir por todos, por sua própria presença. “Eles são a luz do mundo; uma cidade que está situada em uma colina não pode ser escondida. ”A essência espiritual que constitui o núcleo de uma pessoa em união com o Divino, revela-se, por si própria, sem nenhum tipo de esforço por parte da pessoa que é o meio dessa revelação. O sol não se proclama quando nasce no céu, mas sua própria presença se faz sentir por aqueles que têm olhos para ver e sentidos para sentir. A coruja não conhece o sol, o cego não vê a luz, os ignorantes não têm consciência do espírito comovente de Deus que mora aqui no tabernáculo e brilha através do santo. Os atos de Cristo e de seus discípulos devem ser tomados não no sentido de processos que tenham seu fim na realização de um desejo individual, mas como partes do movimento cósmico tendendo ao estabelecimento da glória de Deus no universo.
A vida de Cristo é um verdadeiro sacramento, um sinal externo e visível da graça interior e espiritual que desce do Soberano do universo. É o amor ilimitado de Deus que veio em carne e sofreu pelos pecados da humanidade para elevar este último à fonte desse amor. Amor e sacrifício são a chave para abrir a porta da imortalidade. A oração, não pela própria salvação da dor, mas pela redenção dos outros pela ignorância da lei de Deus, é a verdadeira forma que o amor e o sacrifício levam à vida virtuosa. Os milagres que Cristo realizou são indicativos da Onipotência Dele por quem Cristo veio aqui. A missão da vida de Jesus não é apenas abrir os olhos do homem para a luz que brilha além do pó da terra, mas também içar a bandeira do reino dos céus nesta mesma terra, vencendo pela vitória da justiça sobre a terra. o mal e as tentações de Satanás. A vida aqui é uma mistura das leis relativas da terra e da lei absoluta de Deus. "Prestar a Cesar as coisas que são de Cesar; e a Deus as coisas que são de Deus. ”É necessário um desenvolvimento da aspiração pelo Espírito, em harmonia com as regras que regulam o reino de Deus e o reino da terra, a fim de que o aspirante esteja livre do erro, da ênfase excessiva dos não essenciais e da negligência dos essenciais nesta vida relativa. O homem é Deus e bruto atravessados ​​em um ponto, e, portanto, ele tem que transcender o bruto através de uma aplicação inteligente do poder divino dentro dele para o que é ativo nele como força indivisa.
Cristo foi um grande realista quando enfatizou a importância da bondade, amor, serviço e adoração a Deus como o Pai no céu. Ele foi um grande idealista quando afirmou que o reino dos céus está dentro, que não há nada sem um homem que entrar nele possa contaminá-lo, mas as coisas que saem dele o contaminam. A unicidade e a natureza orgânica do universo são as loucuras explícitas por sua síntese da natureza real e ideal das experiências humanas no universo. Deus está dentro e também fora. O mundo está dentro de nós e também fora nós. Ascetismo e amor são nossos deveres. Uma integração paralela das forças interior e exterior através da regeneração espiritual confirmaria o reino de Deus na terra. Nos ensinamentos de Cristo, um estudante cuidadoso encontra sabedoria e santidade, metafísica e ética, realismo e idealismo, auto-retirada e auto-expressão, conhecimento e seu objeto, fundidos em um, da maneira mais maravilhosa e compreensível. Somente um homem-Deus pode fazer isso, e Cristo era um deles. Sua vida é um preceito, e seu preceito é a palavra de Deus, ouvindo e seguindo a qual a bem-aventurança infinita do homem é assegurada.




Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!
Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário