quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Vida e Ensinamentos do Senhor Jesus - Swami Sivananda

Capítulo Seis
UM SIMPÓSIO
NATAL - SEU SIGNIFICADO ESPIRITUAL
(Sri Swami Sivananda)
Historicamente, o Natal é conhecido por todos os homens do mundo inteiro como o dia memorável do nascimento de Jesus, o Salvador. Embora seja verdade que o Natal seja celebrado como o dia do advento de Cristo neste mundo, ele também simboliza uma verdade profundamente significativa da vida espiritual. Jesus Cristo viveu e simbolizou a Consciência Divina. Ele é a própria personificação da Divindade. Ele nasceu em uma época em que a ignorância, a superstição, a ganância, o ódio e a hipocrisia predominavam na terra. Os governantes eram arrogantes e injustos. As pessoas eram avarentas, indolentes e desatentas. A pureza foi esquecida. A moralidade foi negligenciada. Eles preferiam adorar Mamom do que adorar a Deus. Não havia idealismo.
No meio dessas condições, Cristo nasceu e operou uma transformação na vida das pessoas. Ele deu uma nova e espiritual reviravolta na vida do homem. Houve uma mudança na terra. As pessoas começaram um novo modo de vida. Assim, uma nova era surgiu para o mundo.
Essas condições de escuridão, impureza e materialismo que prevaleciam antes da vinda de Cristo significam para você o estado interior da personalidade do buscador antes que a discriminação lhe ocorresse e antes que um despertar espiritual ocorresse. Nesse período, o buscador não pensa em Deus ou em uma vida espiritual superior. Ele está imerso na busca das coisas materiais deste mundo físico externo. Ele é escravo dos seus sentidos. Ele não tem ideal espiritual na vida. Ele é dominado pelo desejo. Arrogância, avareza e sensualidade caracterizam sua personalidade. Ele vive uma vida de luxúria, raiva, ganância, apego iludido, orgulho e ciúme.
Esse estado de coisas deve cessar e o buscador deve entrar em uma nova vida de aspiração espiritual, pureza e devoção, então o espírito de Cristo deve nascer em seu coração. Esse é o verdadeiro Natal quando o elemento Divino começa a se expressar no coração do homem. A partir de então, a luz começa a brilhar onde a escuridão estava antes. A ignorância dá lugar ao começo da sabedoria. A impureza é substituída pela pureza. O ódio cessa e o amor começa a florescer.
No seu âmago mais íntimo, o homem é essencialmente divino. Mas nesse campo da personalidade humana duas forças continuam atuando. São as forças do bem e do mal, da luz e das trevas. O Divino e o não Divino operam na consciência humana do homem. Superar e erradicar completamente os elementos não divinos e manifestar completamente o elemento Divino supremo em toda a sua luz e glória radiantes deve ser alcançado somente através do viver da vida de Cristo, nos mínimos detalhes fiéis. Isto é vida espiritual. Isto é Yoga. Isso é Sadhana (prática espiritual). Este é o método de auto-realização. Este é o grande caminho que nos leva à imortalidade, felicidade suprema e paz eterna.
Se a vida de Cristo é para ser vivida, antes de tudo, a criança-Cristo deve nascer em nós. Então somente a verdadeira vida espiritual começa para o aspirante. A primeira manifestação do impulso divino na forma de aspiração espiritual e o reconhecimento do ideal espiritual significam o nascimento do menino Jesus dentro do ser do buscador. A partir daí começa o viver da vida de Cristo em todos os seus detalhes espirituais de sublime pureza, fé na divindade, misericórdia, compaixão, amor, altruísmo, falta de desejo, oração, etc. restrição e simplicidade, de serenidade e paz ininterruptas, equilíbrio de espírito, coragem inabalável diante de todas as oposições e perfeita dedicação à adoração a Deus através do serviço do homem. Esta é a implicação espiritual dentro do Natal que é comemorada no exterior.
Com o advento deste espírito de Cristo no coração dos buscadores, todos os desejos humanos terminam e são substituídos por pura aspiração Divina superior, a Espiritualidade supera o materialismo. Você se liberta da escravidão dos sentidos. Você começa a viver uma nova vida, uma vida divina de pureza, amor, renúncia, humildade, desapego e abnegação. Sua vida se torna sublime como a vida de Cristo. Você começa a viver uma vida de completa fé e dependência de Deus. Você sempre pensa em Deus, fala Dele e vive para Ele. Ajudar os outros se torna uma verdadeira alegria para você. Você se torna uma testemunha viva do Divino. Todas as atividades da sua vida fluem para Deus.
Aqui, um ponto muito pequeno, mas muito bonito, de profundo significado deve ser observado sem falhas. Revela uma profunda lei espiritual. É a hora e a maneira do nascimento do Senhor no santo dia de Natal. Jesus Cristo não nasceu em um grande palácio. Ele não nasceu de pais muito ricos ou instruídos. Também Ele não nasceu sob a chama da luz do dia com o conhecimento de todos os homens. Jesus Cristo nasceu em um lugar simples e humilde, no canto de um estábulo. Ele nasceu de pais humildes e pobres, que não tinham nada para se vangloriar, exceto seu caráter e santidade imaculados. Também Ele nasceu nas trevas na obscura hora da meia-noite, quando ninguém sabia disso, exceto algumas pessoas divinamente abençoadas.
O ponto acima, de profundo significado, diz a você que o despertar espiritual chega ao buscador, que é perfeitamente humilde, “manso” e “pobre de espírito”. A qualidade da verdadeira humildade é um dos fundamentos indispensáveis. Então encontramos simplicidade, santidade e renúncia a todo desejo de riqueza e orgulho mundanos de aprender. Terceiro, assim como Cristo nasceu desconhecido no mundo e na obscuridade das trevas, o advento do espírito de Cristo ocorre na interioridade do homem, quando há uma total abnegação de auto-apagamento. Onde o auto-engrandecimento e a vaidade permanecem, aí a descendência da Divindade não pode ocorrer, pois essas expressões de egoísmo são sempre um obstáculo ao desenvolvimento da consciência Divina. Esvazie-se e eu te encherei - é a advertência divina do Senhor. O Reino do Céu interior é para os humildes de espírito. Assim, a verdadeira humildade e auto-apagamento são os belos precursores, as luzes do amanhecer, por assim dizer, que anunciam o rompimento do alegre dia novo, o advento da nova era de uma vida no Espírito. Quando eles aparecem dentro de você, o santo Natal acontece. Há um novo nascimento então.
Este é o nascimento de uma vida divina. Foi o segredo deste nascimento que, séculos atrás, o Senhor Jesus explicou docemente ao bom Nicodemos. O homem bom não entendeu bem o que exatamente Cristo quis dizer quando ensinou que um homem deve nascer de novo se quiser alcançar o Reino de Deus. "Como pode ser isso?", Perguntou Nicodemos. Foi então que Cristo explica que esse nascimento é interior, não do corpo, mas no Espírito. Esse nascimento espiritual interior é essencial para que o Supremo seja alcançado, se a verdadeira felicidade deve ser experimentada. A alegria ocorre somente quando o Natal chega.
Ó humanidade! Ó idade moderna! Ouça esta significativa mensagem interna do Natal. Que a verdadeira implicação da Personalidade Divina de Cristo se manifeste em seus corações! Perceba plenamente que, enquanto a sede de Mamom e a arrogância do poder infectarem a natureza do homem, o espírito de paz de Cristo, bênção e verdadeira felicidade não poderá entrar em sua vida. Quando o Natal está sendo celebrado em todo o continente e na Inglaterra, na América e em todo o mundo cristão, lembre-se de que, “a menos que você nasça de novo, não poderá entrar no Reino dos Céus” e que, a menos que a simplicidade e a pureza de coração das crianças pequenas habitam a natureza endurecida e não regenerada do homem moderno, o advento da Divina Graça como paz, prosperidade, bem-estar universal e concórdia, estão de fato muito distantes. Assim como no indivíduo, assim como nas nações do mundo, os fundamentos da verdadeira fé, verdadeira caridade, humildade genuína e um renascimento espiritual por si só podem introduzir a verdadeira felicidade e fraternidade nesta terra. É quando essa transformação ocorre nas nações dos homens e é quando eles renunciam a suas políticas de ódio e ganância que o mundo moderno desfruta realmente das bênçãos do Natal real e universal. Então será o advento do Bem-aventurado Cristo neste mundo desesperador. Até então, o Natal será apenas uma farsa da verdadeira glória do advento do Senhor. Nasça de novo e viva de novo, ó mundo de hoje! Que a bem-aventurança e o brilho do advento do Senhor permeiem a terra!
Mas buscadores, marque isso! Quando a Divindade se manifestar, receba-a de braços abertos. Não fique tão absorto no mundo e não negue lugar ao Senhor. Em Seu abençoado advento, a terra estava tão absorta em contar homens e calcular dinheiro que as pousadas e casas de Belém estavam tão lotadas que quase não havia mais lugar para receber o Senhor. O censo e a tributação significam a escravidão da alma e a preocupação nos relacionamentos e apegos humanos terrestres e seu envolvimento com o lucro. Que o aspirante tome cuidado com esses dois erros vitais. Afastando-se interiormente de toda busca de riqueza terrena e superação de todo apego, esteja sempre totalmente receptivo à expressão do Espírito Divino interior.
Os buscadores amados, inauguram agora o Natal real e espiritual dentro do seu ser, tornam-se sem desejos. Conquiste o egoísmo. Tornem-se personificações da verdadeira humildade. Desenvolva mansidão e humildade de espírito mediante humilde rendição ao Senhor. Seja corajoso para superar todos os obstáculos. Renuncie com alegria a Mamom. Bem-vindo à descida da Luz da Graça interior. Alegre-se com o advento do Divino. Assim, celebre o Natal que finalmente o leva ao clímax glorioso da Transfiguração, Ressurreição e Ascensão. Seja coroado com a glória divina. Atinja a imortalidade, liberdade perfeita e estar sempre imerso em felicidade infinita. Através do Natal, realize a consciência de Cristo e a luz radiante da Sabedoria Átmica (divina). Amém.





Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário