quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Filosofia dos sonhos - Swami Sivananda

5. FILOSOFIA DO SONHO
I
Sonha-se muitas coisas que nunca serão experimentadas nesta vida, como "Ele sonha que está voando no ar".
Um sonho não é uma experiência inteiramente nova, porque na maioria das vezes é a memória de experiências passadas.
No estado de vigília, a luz do eu se confunde com as funções dos órgãos, intelecto, mente, luzes externas etc. Nos sonhos, o eu se torna distinto e isolado, pois os órgãos não agem e as luzes, como o sol, que ajudam eles estão ausentes.
O sonhador não é afetado por nenhum resultado do bem e do mal que vê no estado de sonho. Ninguém se considera um pecador por causa dos pecados cometidos nos sonhos. As pessoas que ouviram falar deles não os condenam ou evitam. Portanto, ele não é tocado por eles.
O sonhador apenas parece estar fazendo as coisas em sonho, mas na verdade não há atividade. O Sruti diz: "Ele parece estar se divertindo na companhia de mulheres." (Bri. Up. IV. Iii. 13.) Aquele que descreveu sua as experiências de sonho usam as palavras "como se"; “Vi hoje como se uma manada de elefantes estivesse correndo.” Portanto, o eu sonhador não tem atividade nos sonhos. Uma ação é realizada pelo contato do corpo e dos sentidos, que têm forma com outra coisa que tem forma. Nunca vemos uma coisa sem forma sendo ativa.
O Eu não tem forma. Portanto, não está anexado. Como esse Eu é desapegado, é intocado pelo que vê nos sonhos. Portanto, não podemos atribuir atividade a ela, pois a atividade procede do contato do corpo e dos órgãos. Não existe contato para o Eu, porque este Eu infinito é desapegado. Portanto, é imortal.
Os médicos dizem: "Não o acorde repentinamente ou violentamente", porque eles vêem que nos sonhos o eu sai do corpo do estado de vigília através dos portões dos órgãos e permanece isolado do lado de fora. Se o eu é violentamente despertado, pode não encontrar os portões dos órgãos. Se ele não encontrar o órgão certo, o corpo fica difícil de ser medicado. O eu pode não voltar àqueles portões dos órgãos, coisas que ele enviou assumindo as funções brilhantes deste último, ou pode extraviar essas funções. Nesse caso, podem ocorrer defeitos como cegueira e surdez. O médico pode achar difícil tratá-los.





Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!
Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário