quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Filosofia dos sonhos - Swami Sivananda


11. A IRREALIDADE DA IMAGINAÇÃO
Através do jogo da mente em sonhos e delírios, a proximidade aparece como uma grande distância e uma grande distância como proximidade. Através da força da mente, um grande ciclo de tempo aparece como um momento e um momento aparece como um grande ciclo. O mundo irreal parece real, enquanto na realidade é um sonho longo surgido em nossa mente. Este mundo não passa de um longo sonho. A mente ostenta e cria uma ilusão. Através do jogo da mente, o mundo dos sonhos aparece como real. A história a seguir ilustrará esse fato.
Lavana era um rei do país de Uttara Pandava. Ele já estava sentado em seu trono. Todos os seus ministros e oficiais estavam presentes. Apareceu neste momento um Siddha ou um mágico. Ele se curvou ao rei e disse: “Ó Senhor! Digna-se a contemplar meus feitos maravilhosos. O Siddha agitou seu punhado de penas de pavão. O rei teve as seguintes experiências. Um mensageiro do rei de Sindhu entrou na corte com um cavalo como o de Indra e disse: “Ó Senhor! Meu mestre fez um presente deste cavalo para você. O Siddha pediu ao rei para montar no cavalo e montá-lo como quisesse. O rei olhou para o cavalo e entrou em estado de transe por duas horas. Depois houve um relaxamento da rigidez de seu corpo. O corpo do rei caiu no chão depois de algum tempo. Os cortesões levantaram o corpo. O rei gradualmente veio à consciência. Os ministros e os cortesões disseram ao rei: “Qual é o problema de sua majestade?” O rei disse: “O Siddha agitou seu monte de penas de pavão. Eu vi um cavalo diante de mim. Montei no cavalo e cavalguei no deserto sob o sol quente. Minha língua estava seca. Eu estava bastante cansado. Então cheguei a uma bela floresta. Enquanto eu estava montado no cavalo, uma trepadeira envolveu meu pescoço e o cavalo fugiu. Eu estava balançando no ar durante toda a noite com a trepadeira em volta do meu pescoço. Eu estava tremendo de frio extremo.
“O dia amanheceu e eu vi o sol. Cortei a trepadeira que circundava meu pescoço. Vi então uma garota excluída carregando um pouco de comida e água nas mãos. Eu estava com muita fome e pedi que ela me desse um pouco de comida. Ela não me deu nada. Eu a segui de perto por um longo tempo. Ela então se virou para mim e disse: “Sou Chandala de nascimento. Se você prometer se casar comigo diante de meus pais e morar comigo lá, darei a você o que tenho em minhas mãos neste exato momento. Concordei em me casar com ela. Ela então me deu metade da comida. Comi a comida e bebi a bebida de frutas Jambu.
“Então ela me levou ao pai e pediu a permissão dele para se casar comigo. Ele consentiu. Então ela me levou para sua residência. O pai da menina matou macacos, vacas e porcos como carne e os secou nas cordas dos nervos. Um pequeno galpão foi erguido. Eu estava sentado em uma grande folha de bananeira. Minha sogra de olhos apertados me olhou com os olhos vermelhos e disse: "Este é o nosso futuro genro?"
“As festividades do casamento começaram com muito entusiasmo. Meu sogro me apresentou roupas e outros artigos. Toddy e carne foram distribuídos gratuitamente. Os Chandalas que comem carne batem na bateria. A menina me foi dada em casamento. Fui nomeado como "Pushta". O festival de casamento durou sete dias. Uma filha nasceu primeiro desta união. Ela trouxe de novo um garoto negro ao longo de três anos. Ela novamente deu à luz uma filha. Tornei-me um velho Chandala com uma família numerosa e morei muito tempo. As crianças são uma fonte de tristeza. As misérias de seres humanos que surgem da paixão assumem a forma de uma criança. Meu corpo ficou velho e emaciado por conta dos cuidados e preocupações da família. Eu tive que sofrer dores pelo calor e pelo frio na floresta sombria. Eu estava vestido com roupas velhas e esfarrapadas. Eu carregava muita lenha na minha cabeça. Eu fui exposto aos ventos frios. Eu tive que viver das raízes. Assim, passei sessenta anos da minha vida como se fossem tantas idades Kalpa de longa duração. Havia fome severa. Muitos morreram de fome. Alguns dos meus parentes deixaram o local.
“Eu e minha esposa deixamos o país e caminhamos sob o sol quente. Eu carregava dois filhos nos ombros e o terceiro na cabeça. Andei uma longa distância e depois cheguei à orla de uma floresta. Todos descansamos um pouco sob uma grande palmeira. Minha esposa ficou esgotada por causa de longas viagens no sol quente. Meu filho mais novo, Pracheka, levantou-se, parou diante de mim e disse com lágrimas nos olhos: “Papai, estou com fome. Me dê imediatamente um pouco de carne e bebida, senão eu morrerei. Ele repetidamente disse com lágrimas nos olhos que estava morrendo de fome. Fui então movido pelo carinho paterno. Eu estava muito aflito no coração. Eu não era capaz de suportar a angústia. Decidi então pôr um fim à minha vida ao cair no fogo. Peguei madeira, amontoei-as e atirei fogo nelas. Levantei-me para pular no fogo quando caí do trono e acordei. Agora me encontro como o rei Lavana mais uma vez e não como um Chandala.
Esta história ilustra as ações heterogêneas da mente. As experiências do estado de transe ou delírio, as experiências do estado de vigília e as do sonho são todas semelhantes. Os Samskaras estão arraigados na mente igualmente em todos os estados de consciência. A miséria de Samsara é igualmente sentida em todos os estados da mente, quando está trabalhando vigorosamente. Tudo o que vemos é apenas uma manifestação da mente. Isso é ilusório. O tempo é apenas um modo da mente. Os séculos são passados ​​por apenas cinco minutos e vice-versa. Em duas horas, o rei Lavana havia experimentado uma vida tão diversa de sessenta anos.
Ninguém pode dizer se sua vida como rei era verdadeira ou como Chandala. Se isso é um sonho ou se é uma fantasia, não podemos dizer. Em vez de pensar que o rei sonhava com uma vida como Chandala, também podemos considerar que um Chandala real sonhava que ele era o rei Lavana. Ambos são modos de imaginação ininteligíveis e irreais. Toda a nossa vida na terra é um jogo semelhante de imaginação. Nossos estados de consciência se contradizem quando tentamos reconciliá-los. Não podemos dizer se estamos sonhando ou acordando. Para nós, todo estado de imaginação parece ser real. Podemos estar neste mundo construindo castelos no ar enquanto dormimos na cama em algum outro mundo. Nada pode ser dado como prova da realidade do mundo em que vivemos. Se todos nós agora experimentamos um mundo comum, pode ser devido a um aparente acidente na semelhança dos estados de consciência em nós. Além disso, não há garantia de que todos nós olhemos o mundo da mesma maneira. O mundo muda de pessoa para pessoa e para a mesma pessoa em diferentes condições da mente. Este é o estado de sonho e de vigília.
Estamos tão envolvidos com o estado atual da mente e tão apegados à condição persistente da imaginação que nada além do presente real parece real. Esquecemos o passado e ignoramos o futuro. Pensamos agora que o sonho de ontem é uma falsidade. E no estado de sonho, aplicamos a mesma convicção ao estado de vigília também. Não somos meros escravos da imaginação? Assim, provou-se que nossa vida individual é uma falácia e uma criação vil dos modos de imaginação, que são uma ilusão!






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário