terça-feira, 8 de outubro de 2019

Filosofia dos sonhos - Swami Sivananda

6. QUEM É QUE SONHA?
Se você perguntar a qualquer homem neste mundo: “Quem acorda? Quem é que sonha? E quem dorme? ”Ele responderá:“ Sou eu que acordo; sou eu esse sonho; sou eu quem dorme. ”Se você perguntar a ele“ o que é esse eu? ”, ele dirá:“ esse corpo é o 'eu' ”. Ele lhe dirá que é o corpo que dorme. Quando o cérebro está cansado ou exausto, é o corpo que dorme; quando o cérebro é perturbado, é o corpo que sonha; e quando o cérebro é revigorado, é o corpo que acorda após um sono profundo.
Um psicólogo que fez um estudo especial da mente dirá que a mente, que tem sua sede no cérebro, é o 'eu'. Ele diz que a mente é inseparável do cérebro e perece junto com o corpo físico.
Os metafísicos e os espiritualistas sustentam que a mente continua a existir em algum lugar após a morte do corpo. Segundo psicólogos, metafísicos e espiritualistas, é a mente que acorda, sonha e dorme, e essa mente é o 'eu'.
Um teólogo diz que existe uma alma que é bastante independente do corpo e da mente e é essa alma que acorda, sonha e dorme e a alma é o 'eu'. Essa alma entra em outro corpo de acordo com a lei do Karma.
Um Vedantin diz que nem esse corpo, nem a mente, nem a alma são o 'eu'. Existe uma consciência pura ou Atman em todos os seres que é infinita, eterna, onipresente, auto-existente, auto-luminosa e auto-suficiente que é sem parte, atemporal, sem espaço, sem nascimento e sem morte. Este é o verdadeiro 'eu'. Isso nunca acorda, sonha ou dorme. É sempre o vidente ou a testemunha silenciosa (Sakshi) dos três estados de vigília, sonho e sono. É o Turiya ou o quarto estado. É o estado que transcende os três estados.
É o falso ou relativo 'eu' chamo Ahamkara ou ego ou aquele Jiva que acorda, sonha e dorme. O vigia, o sonhador e o dorminhoco estão mudando de personalidade e são irreais.
O verdadeiro eu, o verdadeiro 'eu' nunca acorda, sonha e dorme. Do ponto da Verdade Absoluta ou Paramartha Satta ninguém acorda, sonha e dorme.





Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário