terça-feira, 22 de agosto de 2017

Auto-Conhecimento

Capítulo Doze
Janana Yoga

O que é Brahman?
Brahman ou o Eu Supremo está além do tempo e espaço, causalidade. Ele é ilimitado. Ele está tranquilo. Ele brilha com igual brilho em todos os corpos. Ele não pode ser uma coisa particular. Ele é Chaitanya ou consciência pura. Ele é Vastu, Atman ou Brahman ou o Eu Supremo é o tesouro escondido. É a joia das joias. É uma joia de gemas. É a riqueza suprema imperecível e inesgotável, que nenhum dacoit pode roubar. É Chintamani de Chintamanis que dará ao homem o que quiser.
Quem mesmo vê tudo, quem não vê, que ilumina o intelecto, etc., mas a quem eles não podem iluminar - é Brahman. Isso é Atman.
O ser puro e auto brilhante, Quem é o suporte deste universo, Quem é a própria consciência, Quem é a felicidade Absoluta, Quem é imutável é Brahman.
Existe um princípio supremo. É Atman. É o Para Brahman. É imperecível, não nascido, imperecível e eterno. É antigo. É um. É uma massa de sabedoria e bem-aventurança.
Brahman é o maior oceano de Satchidananda. Brahman está cercado por um oceano de espírito, um oceano de Prana e um oceano de éter e Tanmatras.
Esse ouvinte inédito, aquele vidente invisível, aquele pensador não pensado, esse conhecedor desconhecido é Brahman.
Essa essência não nascida, imperecível, imortal,eterno, sem medo (Ajam, Ajaram, Amritam, Abhayam) é Brahman.
Aquilo a partir do qual este mundo saiu, Aquele em que este mundo existe, Aquele em que se dissolve é Brahman.
Atman é eterno (Nitya). É imutável (Nirvikara). É uma massa de conhecimento (Prajnana Gana, Chidghana, Vijnanaghana). É imperecível (Akshara).
Atman ou o espírito puro é intemporal, sem espaço, sem lugar e sem fim. Está cheio de Jnana (Jnana Maya). É Santa e auto luminosa (Svayam Jyoti). É Jyotirmaya (cheio de luz). Todos os estudantes do Vedanta procuram este Atman para obter Brahmanubhava. É chamado Parama Vastu (coisa suprema). Dá imortalidade.
Aquele em que não há Oriente nem Ocidente, nem luz nem escuridão, nem prazer nem dor, nem fome nem sede, nem Harsha nem Soka, nem ganho nem perda, é Brahman.
Atman é Niravayava (sem membros, sem mãos e pés). Então ele é Akarta (Akriya, Nishkriya). Como você pode atribuir a ação a Niravayava Atman?
O Atman não tem corpo. É Atanu, Nirakara. Como pode haver então Jara (velhice) e a morte de Atman? Atman é Ajara, Amara, Avinasi (imperecível, imortal e indestrutível).
A Alma (Atman) não é um produto como a mente, corpo ou doce açucarado. A inteligência eterna constitui sua própria natureza. A alma individual é idêntica ao Ser Supremo (Brahman).
Atman (Eu Supremo) é sempre o sujeito de testemunho em toda a cognição, porque é infinito e auto luminoso. Não se manifesta por si próprio ou por qualquer outra coisa. É conhecido ou revelado através da percepção direta ou do conhecimento intuitivo imediato, Aparokshatvat.
O intelecto pode conceber Brahman como Sat-Chit-Ananda. Essa é a razão pela qual esses atributos são atribuídos a Ele. Mas Brahman também é diferente de Satchidananda. Isso não significa que Brahman seja não-entidade ou zero, um conceito negativo ou abstração metafísica. Ele é a única realidade ou a verdade viva. Ele está sendo. Ele é essência.
A mente sempre corre após o prazer porque nasceu de Ananda (Brahman). Você adora uma manga porque oferece prazer. Entre todas as coisas, você ama o seu próprio eu. Este amor do Eu dá a pista do fato de que Ananda ou a bem-aventurança devem ser a natureza do Eu.
Esse protetor  Supremo que reside nas câmaras de seus corações como Antaryamin ou Regra Interna ou controlador ou Sutradhara ou Sakshi (testemunha silenciosa), Antaratma (Eu interior) que não tem começo, meio ou fim, que é a fonte desse mundo, Vedas, corpo, mente, Indriyas e Pranas, que é todo-penetrante, que é imutável, que é a única essência homogênea (Ekarasa), que existe no passado, no presente e no futuro, que é Svayambhu auto-existente, que é Svatantra (Independente) e quem é auto luminoso (Svayam Jyoti) é Deus ou Atman ou Brahman ou Purusha ou Chaitanya ou Purushottama.
Atman é diferente do cognoscível. Ele está além do incognoscível também. Ele é incompreensível. Isso não significa que ele seja uma não-entidade ou um vazio ou um conceito negativo ou uma abstração metafísica. Ele é uma massa de conhecimento ou consciência pura. A consciência é mais densa que a pedra ou a platina ou o ouro. Ele é a única entidade real, viva, o substrato para tudo.
Atman é a substância ou essência imortal no homem. Atman é a origem dos pensamentos, desejos, raciocínios. Atman é espiritual porque está além da matéria e da mente. Deve ser imortal, porque está além do tempo, do espaço e da causação, é sem cometimento, sem fim, sem causa e infinita.
Alma ou Ser Supremo ou Atman ou Brahman é aquela entidade permanente, constantemente existente e imperecível, que é a base para este mundo, que é indivisível auto luminoso, imutável e que tudo permeia, que é a testemunha silenciosa ou Sakshi dos três estados ,ou seja, despertar, sonhar e dormir profundamente. O conhecedor desta Alma ou Atman atinge a imortalidade e entra na morada da felicidade e do néctar.
Brahman é conhecido também pelos nomes Atman ou Purusha. Purusha é chamado por causa de estar situado no corpo, ou porque Ele está cheio em si mesmo, ou porque tudo o que vemos é permeado por Ele.
Atman ou o Eu é a Realidade final. É o último princípio filosófico. É o substrato para tudo. É a única Verdade viva. É o Brahman dos Upanishads. É o apoio deste mundo. É o suporte deste corpo e Prana. É o Impessoal, Absoluto.
Brahman ou Atman ou o Eu Supremo são auto luminosos. Brahman não pode se manifestar em nada mais. Brahman manifesta tudo. A doutrina da auto luminosidade é um dos princípios fundamentais em que o edifício inteiro do Vedanta é construído. Atman dá luz ao Sol, à Lua, às estrelas, ao relâmpago, ao fogo, ao intelecto e aos sentidos. À luz de Atman todos esses brilhos, mas eles não conseguem iluminar Atman.
Somente Atman existe. Parece como os objetos que conhecemos, assim como uma corda parece com uma serpente. Atman coloca a aparência nesses objetos fenomenais. Ele brilha por si só. É auto luminoso. Todos os objetos brilham depois deles, ou seja, eles emprestam sua luz do auto refulgente Atman.
Brahman é a alma ou Atman do homem. Ele é a alma do Universo. Somente Brahman é o Infinito. Não pode haver dois infinitos. Se houver dois infinitos, haverá luta entre os infinitos. Um Infinito estará criando algo, outro Infinito estará destruindo algo. Pode haver somente um Infinito. Este Atman é o único Brahman Infinito. Todo o resto é a sua manifestação ou expressão.
Brahman é fecundo, eterno, imutável, sem corpo, imortal e sem medo. Ele não tem nome nem forma. Ele não tem contração nem expansão, nem beleza nem feiura. Verdadeiramente, Brahman é destemido. Aquele que conhece Brahman torna-se imortal e destemido.
Olhar para dentro. O interior é a fonte da felicidade. Essa é a vida real. Qual é o verdadeiro "eu". Isso é alma. Isso é Atman. Isso é Brahman. Isso é consciência pura.









Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário