terça-feira, 11 de junho de 2019

Vida e Ensinamentos do Senhor Jesus - Swami Sivananda

Evite a Insinceridade
Humildade e oração são os canais através dos quais a Graça flui em direção ao buscador e a Graça o direciona para o cumprimento de Sua Vontade. É na graça que o indivíduo encontrará a unidade com a vontade divina; e a Graça é obtida através da verdadeira humildade e constante oração.
Portanto, o Senhor Jesus nos adverte de fazer uma demonstração de nossa vida religiosa. Aliás, Ele revela um grande segredo. A sinceridade é um fator importantíssimo não apenas na vida espiritual, mas na vida cotidiana de todo ser humano. Insinceridade é falsidade, deve ser evitada com maior vigilância do que aquela com a qual se descartaria um “fruto” venenoso. O veneno na forma tentadora de um fruto é ruinoso para o corpo físico; a insinceridade no traje sagrado de uma vida justa é ruinosa para a própria alma do homem. Um ato de caridade feito publicamente pela aclamação da sociedade pode render uma boa recompensa aqui, em nome e fama, em status social e conforto material. Mas tem muito pouco valor espiritual. Pois Deus, o morador, olha para os motivos mais íntimos. Ele sabe que o motivo não é ganhar Sua Graça ou fazer Sua Vontade, mas adquirir os bens deste mundo. E esta é a própria antítese da vida divina.
Aquele que levaria a vida divina, portanto, faria caridade, não porque lhe rendesse nome e fama, mas porque a caridade é o reflexo do Deus-no-homem. Nenhuma das Suas Bênçãos Suprema - o sol, a chuva, o vento e a terra que sustenta a vida - bate seus tambores e proclama, “Sou eu quem mantém a sua vida e permite que você viva e funcione aqui.” Deus, escondido em todos esses grandes canais de Sua Graça e instrumentos de Sua Vontade, derrama Suas Bênçãos sobre nós. O buscador que busca fazer a Sua vontade, da mesma forma, se considera um instrumento de Sua Vontade e um canal de Sua Graça e que, portanto, é natural que ele seja caridoso e amoroso. Caridade e amor universal tornam-se parte de sua própria natureza, e não algo extraordinário para se gabar.
Deus, o morador, está bem satisfeito com tal buscador e o recompensa “abertamente”. O buscador se torna um santo, um homem de Deus, irradiando divindade. As pessoas ficam encantadas em sua presença e o admiram e o adoram.
Da mesma forma, no caso de oração e jejum. Estes são naturais para um verdadeiro buscador. A oração é sua comida espiritual; e o jejum é um corolário natural disso. Ele nega comida material a sua mente e sentidos para que ele possa, através da oração, alimentá-los com maná espiritual. E este é o processo de se divinizar completamente. Isso é feito, não para ganhar o favor de qualquer ser humano, mas para que a própria personalidade interna possa ser divinizada. Qual é, então, o significado de fazer uma demonstração de oração e jejum?






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário