segunda-feira, 17 de junho de 2019

Eu posso responder isto? - Swami Sivananda

214. Swamiji, por que você permite que seus pés sejam adorados, permite que Puja regular seja oferecido a seus pés?
A mente materialista moderna precisa de um bom fluxo antes que possa entender isso. Para o aspirante espiritual, os pés do Guru não são meros pés, mas são os canais da graça divina. Desde tempos imemoriais, o buscador indiano depois da verdade sabe que seu centro receptivo, a cabeça, deve entrar em contato com o centro de transmissão do preceptor, os pés, para se infundir com poder espiritual, sabedoria e luz. Este é um dos axiomas da eletricidade, que os pólos positivo e negativo devem entrar em contato para completar o circuito.
Pada Puja desenvolve o espírito de auto-entrega no aspirante. A flor que simboliza o coração, os frutos que simbolizam os frutos de todas as ações, as moedas representando toda a riqueza e a cânfora que simboliza a própria alma do aspirante, que fica totalmente absorvida no Eu iluminado do Guru, são primeiramente oferecidas no culto. E finalmente, o aspirante se prostra aos pés, significando que tudo sem a mínima reserva é entregue aos pés do Satguru. Pada Puja cria e fortalece a fé e a devoção do aspirante e qualidades divinas como a humildade.
Bharata adorou os pés divinos do Senhor Rama e tomou Suas sandálias, que ele entronizou como representantes de Rama; ele se considerava o vice-rei das sandálias. É essa humildade, fé e devoção que os fará divinos.
Aqui, eu não obrigo as pessoas a adorarem meus pés; se eles, por vontade própria, insistirem em fazê-lo a partir de seu Guru Bhakti em relação a mim, não posso recusar. Se eu recusar, não apenas desagradarei àqueles que estão ansiosos para provar sua auto-entrega e respeito a mim, mas também estarei fracassando em meus deveres. Você acha que eu me sinto feliz ou elevado quando eles fazem Pada Puja para mim? Eu tenho que sentar pacientemente com todo esse processo. Certamente não é por prazer que eu concordo em sentar pacientemente !!






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário