terça-feira, 4 de junho de 2019

Vida e Ensinamentos do Senhor Jesus - Swami Sivananda

Amor cósmico
O primeiro mandamento é tão emocionante. É no estilo característico do Senhor de construir um clímax. Antes desse dia, era considerado injusto matar qualquer ser. Matar a si mesmo é a mais grosseira manifestação de um sentimento que se agita no coração do homem. O Senhor quer salvar o homem desse sentimento; Ele sugere, portanto, um remédio soberano que, ao mesmo tempo, o curaria da raiz da doença perigosa que se manifesta no assassinato. Raiva! A raiva é o maior inimigo do homem.
Destrói a inteligência e, sob seu domínio, o homem se degenera em algo pior que um animal. O Senhor o exorta a se livrar dessa raiva. Mesmo para dar vazão verbal a essa emoção não divina é pecado. Não use palavras abusivas para ninguém: todos são filhos de teu pai. Todos são seus próprios irmãos e irmãs. Em todos o Senhor habita. Não chame ninguém de “tolo”. Em Sua instrução divina, o Senhor vai ainda mais longe do que isso. O terrível inimigo do homem deve ser expulso do seu coração. Não só isso, nesse coração a virtude oposta, amor, deveria ser instalada. Quão lindamente Ele coloca! Se isso não for feito, sua adoração a Deus, que é Todo-Amor, é hipócrita. Portanto, quando você se aproxima de Seu altar, se um pensamento hostil surgir em você, é melhor deixar o altar. Vá para a pessoa com quem você tem um mal-entendido ou briga. Reconcilie-se com ele. Torne-se amigo dela mais uma vez; e depois adore a Deus.
Tente isso hoje. Esta não é uma doutrina intelectual a ser entendida. É a palavra de Deus a ser colocada em prática. Faça agora e veja por si mesmo. Que grande alegria e paz você experimenta em sua adoração e em sua meditação, se tiver lavado todos os sentimentos negativos de seu coração com as águas do amor cósmico.
Quando seu coração está cheio de amor cósmico, quem pode ser seu inimigo? Alguém pode nutrir sentimentos hostis em relação a você; mas em seu coração o sentimento de inimizade nunca deve surgir.
Para você, ele também é um irmão, para ser tratado com o mesmo amor e consideração que você teria pelo melhor de seus amigos. Jesus não deixaria o menor espaço para mal-entendidos; ambiguidade é estranha a ele. Instrução não pode ser mais prática do que a maneira como Ele a deu.
“Ame seus inimigos; abençoe aqueles que te amaldiçoam; faça bem aos que o odeiam e ore por aqueles que o maltratam e perseguem. ”Que argumento convincente Ele traz em apoio a este santo mandamento! Por que você deveria amar seus inimigos? Não porque você é maior que eles! Mas porque tal é a natureza de Deus em cuja imagem você é feito, e cujos filhos você e todos são.
O ateu negou as bênçãos de Deus? O próprio alento vital que o ateu usa para negar a própria existência de Deus é provido por ele. “Ele faz com que o seu sol se levante sobre os maus e os bons, e faz chover sobre os justos e os injustos”. O ódio não cessa pelo ódio; ódio cessa pelo amor. O amor conquista o ódio e a inimizade. A justiça vence a injustiça eventualmente. O amor transforma o coração do homem. Não há melhor maneira de conquistar um inimigo e de transformar uma pessoa mal-intencionada do que amá-lo e deixá-lo ver em suas próprias ações diárias a glória da vida correta.
Amor e justiça devem se tornar parte de sua própria natureza. Eles não devem ser fingidos nem artificiais. Portanto, quando o Senhor Jesus ordenou que você não resistisse ao mal, Ele aludiu a Sua própria instrução de que o amor deve se tornar sua própria natureza. Requer fé extraordinária em Deus, realização de Sua Onipotência, compreensão do poder do amor e suprema coragem moral, não resistir ao mal, mas “todo aquele que te ferir na face direita, voltar-se para ele também a outra”.
Assim, não resistindo ao mal e demonstrando tal amor, mesmo diante do mal, você está despertando a consciência moral latente no homem mal-intencionado. Se você tivesse adotado a política de "olho por olho e dente por dente", a consciência moral na outra pessoa seria completamente enterrada sob o mau exemplo que você coloca diante dele. Mas, quando um homem te ferir na sua face e, em vez de pagá-lo “na mesma moeda”, experimente seu amor, a maneira correta como você reagiu, ele será profundamente influenciado por seu exemplo e mais cedo ou mais tarde ele refletiria sobre o incidente, arrepender-se-ia por sua ação e recuperaria sua consciência moral.
Os Tribunais do mundo também poderiam ser fechados e as pessoas poderiam viver em paz e amizade, se as pessoas praticassem essa regra: “Se alguém te processar a lei, e tirar teu casaco, que ele tenha o seu manto. também. ”O Senhor quer que você fique de braços cruzados e observe a si mesmo sendo enganado e roubado? Não! Ele quer que você seja positivamente caridoso: Ele quer que você corra para o socorro dos necessitados. Se ele te roubar o seu casaco, porque ele precisa, é melhor dar-lhe o seu manto também, para que ele fique mais confortável.  Na realidade, junto com o seu manto, você está dando a ele o inestimável dom da sabedoria; Ele vê em sua ação a verdadeira natureza do amor, a glória da caridade e a atitude indiferente de um homem-de-Deus em relação aos objetos deste mundo. O manto (o objeto mundano) é perecível e você vai se separar dele um dia ou outro; mas o fruto do presente, a recompensa da caridade - especialmente dando ao homem que lhe roubaria - é imortalidade para você e transformação interior para ele. Requer não apenas coragem e amor morais, mas um supremo desapego pelo objeto do mundo, para praticar isso. E, o Senhor Jesus pergunta significativamente: “O que o homem vale, se ele conquista o mundo, mas perde a alma? ”A perda de todos os objetos do mundo não é nada comparada com a aquisição dessa única virtude: a caridade.






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário