quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Eu posso responder isto? - Swami Sivananda

121. Realmente percebo que o contentamento dá paz. Mas tenho uma dúvida. Se eu ficar contente, todas as minhas ambições vão morrer. Eu me tornarei letárgico e preguiçoso. Por causa de minhas várias ambições, eu me movo de um lado para outro, eu exercito e sou enérgico. Por favor, remova essa dúvida minha. Estou bastante perplexo.
O contentamento nunca pode deixá-lo ocioso. É uma virtude sattvica que impulsiona o homem para Deus. Dá força na mente e paz. Verifica esforços desnecessários e egoístas. Ele abre o olho interior do homem e move sua mente para a contemplação divina. Ele transforma sua energia nos canais Sattvicos internos. Transmuta a energia bruta, isto é, a ganância, que está forçando o homem a se esforçar egoisticamente para a energia espiritual, Ojas. Aquele homem que está contente está cheio de Sattva.
Ele é mais energético agora. Ele é interior. Ele tem uma vida interior no Atman. Ele é sempre pacífico. Cumpre mais trabalho com calma e com a mente unidirecionada. Todos os raios dissipados de a mente são coletado agora. Você entende o ponto agora? É com a força do contentamento que os Sadhus e Sannyasis, e os Faquir e Bhikshus se movem no mundo de uma maneira despreocupada vivendo em Bhiksha. É o contentamento que dá força a um aspirante a andar no caminho da auto-realização e o encoraja a marchar sem medo no caminho acidentado e espinhoso da espiritualidade.





Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com Amor Janisleine mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário