terça-feira, 21 de agosto de 2018

Eu posso responder isto? - Swami Sivananda

67. Eu li que uma pessoa, depois de receber iniciação de um Guru, pode, se ela encontrar uma pessoa melhor, tornar-se discípula deste último; e que embora ela tenha deixado de ser o discípulo do primeiro, ela também deveria ter respeito por ele. Qual é a sua opinião?
A grande maioria das pessoas não gosta da boa sorte de entrar em contato com um Santo realizado por Deus. O que acontece no caso deles é isso. Tradicionalmente, cada família tem um Guru Parampara. Cada seita tem seu próprio guru seccional. O aspirante nascido em uma seita em particular, por esse simples fato, aceita o Guru da seita como seu próprio Guru. Este Guru não é adequado para ser chamado, de acordo com os padrões estabelecidos pelos nossos Sastras. Ele não é uma personalidade espiritual, mas uma pessoa religiosa. Ele não possui realização Adhyatmica, mas é apontado como um líder religioso a fim de não manter este tradicional posto vago. O aspirante o toma como seu Guru e recebe iniciação dele. Ele praticou Sadhana de acordo com os ensinamentos de seu Guru e até certo ponto ele pode certamente progredir. Até este ponto, somente o que o Guru passou! Para ir além desse estágio, esse Guru não pode guiar o aspirante, porque ele não é um sábio realizado por Deus. Nesse estágio, se o Sadhak encontrar o Guru de realizações mais elevadas, ele certamente pode se tornar seu discípulo. De fato, se seu primeiro Guru for sincero, ele mesmo direcionará o discípulo aos pés de outro Guru de realizações superiores.
Se esta questão de mudar o Guru surge em um aspirante que já recebeu iniciação de um Guru que atingiu o estágio mais alto, o defeito está no aspirante, não no Guru. E, mesmo que o aspirante vá para outro Guru, esse "querer" não pode ser cumprido. Ele deve corrigir o defeito em si mesmo e se ater ao seu Guru; Eu devo banir o desejo de mudar de Guru. As Escrituras nos dizem que, se tivermos uma vez Brahma-Nishtha aceitos como nosso Guru, não devemos mudar nossa lealdade a outro Guru. A conexão ou ligação espiritual é eterna. Se um aspirante tenta quebrá-la e corre atrás de todos os tipos de Siddhas e Jnanis, ele não pode progredir uma polegada no caminho. O ideal é belamente declarado no Mantra Upanishadico:
"Yasya Deve Para Bhaktihi Yatha Deve Thatha Gurow

Tasyaite Kathithahyartha Prakasante Mahatmanah "
Significa: Aquele que tem suprema devoção a Deus, e tanto devoção ao seu Guru quanto tem a Deus, as verdades dos Upanishads serão reveladas a ele. Se a devoção a Deus não pode ser mudada, a devoção ao Guru não pode ser mudada.
Não esqueça o glorioso exemplo de Ekalavya. Ele não tinha nem mesmo uma visão do Guru; ainda assim, sua devoção era tão grande que ele levou uma mera imagem para ser seu Guru vivo e seu Bhavana era tão intenso que esse lama-guru lhe ensinou os grandes segredos do arco e flecha. Aqui é Bhavana que realmente conta. Upa-Gurus, no entanto, pode ser incontável; isto é o que a vida do Avadhuta que é narrado no Bhagavata nos ensina. Nós devemos respeitar todos os santos. O Guru espiritual semeia a semente espiritual em nós É nossa obrigação regá-la, fazê-lo crescer em nós, para que, com o tempo, ele possa produzir o delicioso fruto da auto-realização.






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário