quarta-feira, 17 de abril de 2019

Eu posso responder isto? - Swami Sivananda

187. Quando eu sei que este mundo não é real e eu tenho que deixá-lo um dia ou outro, por que eu não deveria renunciar agora? Tomando Pati Seva como meu dever, estou fazendo isso com muita sinceridade e fidelidade. Mas sei que nem Pati nem filho nem pai nem mãe podem me ajudar a alcançar o objetivo real. Mira não encontrou Bhagavan deixando seu marido?
Para uma dama, seu marido é a imagem de Deus. Ela terá que realizar Deus em e através dele somente. Ela não precisa ir a templos nem para adoração. Seu Vairagya é um borbulhar momentâneo. Não pode ajudá-lo de alguma forma no seu progresso espiritual. Você pode dizer: "Este mundo é irreal"; mas no fundo do seu coração você pode estar ligado a vários objetos. O Vairagya que vem temporariamente das dificuldades e problemas familiares é como um relâmpago. Vai passar em algum momento.
Em que sentido o mundo é irreal? O mundo não é tão irreal quanto o chifre de uma lebre ou o filho de uma mulher estéril. Este mundo é uma realidade empírica ou relativa (Vyavaharic Satta). Não é tão real quanto Brahman. Quando comparado com Brahman ou o Eterno, não tem existência real. O mundo é um fenômeno ou uma aparência. Brahman é o noumenon ou o absoluto. O mundo é irreal apenas para um Jnani que está descansando em seu próprio Svarupa. A grande maioria das pessoas não entendeu o termo "Mithya". Por isso, tentam deixar o mundo sem objetivo, sem disciplina e sem desenvolver qualquer virtude. Este é um erro triste. Tomando o mundo como uma mera aparência, você terá que trabalhar no mundo com paciência incansável, sem egoísmo, mas com Atma Bhava e com uma compreensão clara do númeno ou da base do mundo. Se o aspirante deixa o mundo sem purificação do coração através de Nishkama Karma Yoga e sem possuir os quatro meios de salvação, ele não será beneficiado nem um pouco com sua renúncia.
O caso de Mira é bem diferente. Ela era uma Yoga-Brashta com plena Vairagya, com um coração saturado com Krishna-prem desde a sua infância. Seu caso é diferente. Não faça uma comparação aqui. Você terá que evoluir servindo ao seu marido e à humanidade. Pratique isso. Veja o Senhor Krishna nos olhos brilhantes de seu marido e em todos os rostos. Que Deus te abençoe!






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário