sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Eu posso responder isto? - Swami Sivananda

145. Swamiji, enquanto você sempre associa a santidade com a humildade, por que você gosta tanto de ser fotografado?
A força por trás do sistema de educação visual que os psicólogos hoje aclamam como infinitamente superior à educação em livros didáticos será evidente se você refletir sobre um fenômeno muito comum. Deixe em sua mesa alguns bons livros, algumas fotos e algumas fotografias. Deixe seus filhos, seus amigos, entrarem no estudo. O que eles pegam primeiro? Os livros? Não. As fotografias primeiro e depois as imagens.
Não é totalmente sem razão que as mulheres idosas no sul da Índia impediram que seus netos fossem fotografados, dizendo: “Seu brilho será tirado pela fotografia”. É verdade que o seu brilho é transferido para a fotografia. Para seus amigos e parentes, para seus entes próximos e queridos, sua fotografia está viva, brilhando com seu brilho. Portanto, para um devoto, uma imagem do Senhor e para um discípulo, uma figura do Guru, é uma Presença Viva.
É necessário para meditações. Por que há tantas fotografias, você pode perguntar. Pessoas diferentes querem diferente fotografias, em poses diferentes, com diferentes origens. Eu tenho que satisfazer todos eles. Uma fotografia minha tirada vinte anos atrás pode parecer mais jovem e pode ser tecnicamente melhor do que a fotografia tirada hoje; mas o aspirante que me viu pela primeira vez hoje insiste em que ele deveria ter uma fotografia minha como sou hoje e não aceita outra tirada há vinte anos, por melhor que seja. E então, as pessoas querem ser fotografadas comigo; essas fotografias funcionam como lembranças de suas visitas e inspiram os visitantes.
Recusar-se a ser fotografado é um egoísmo sutil. É a timidez ou o medo de críticas no traço da humildade. Se você tiver discriminação correta, você entenderá imediatamente.






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário