quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Eu posso responder isto? - Swami Sivananda

144. Há uma queixa geral de que Swamiji Maharaj, que deveria estar acima de todas as castas, credo, religião e sexo, está sempre rodeado de visitas de senhoras, principalmente. Por favor, gentilmente responda esta pergunta.
Eu não evito que os homens se sentem ao meu redor. De fato, no escritório, há um bom número deles sempre me cercando. Eles se sentam no banco previsto para os visitantes; e as senhoras, naturalmente de acordo com a tradição indiana, sentam-se no chão, em volta da minha mesa. Enquanto caminho, o costume europeu prevalece; e os homens, por vontade própria, deixam as damas em primeiro lugar. Portanto, as senhoras parecem me cercar e os homens andam alguns passos atrás.
Mas, quando tudo estiver dito e feito, ninguém pode negar que as mulheres têm mais devoção do que os homens que foram dotados de mais intelecto. É a devoção das mulheres que as faz sentar perto da minha mesa no escritório; e é o intelecto dos homens que os faz questionar a propriedade deles! Quando o homem intelectual também cultiva a devoção, o resultado é um coração compreensivo e uma visão abrangente que o leva, em breve, à auto-realização.
Estou tão interessado no bem-estar espiritual das mulheres quanto no dos homens; talvez eu tenha um pouco mais de interesse em orientar as mulheres no caminho do Sadhana. Existem três razões para isso.
Em primeiro lugar, você conhece o ditado sábio: “A mão que balança o berço domina o mundo”. A mulher é a criadora do homem; se ela é espiritual, então não há dúvida de que toda a humanidade seria piedosa e pacífica. Em segundo lugar, enquanto homens de todo o mundo estão ocupados correndo atrás da sombra, tentando adquirir riqueza e os objetos inúteis deste mundo, são as mulheres que preservam o Dharma da melhor maneira possível. Elas precisam de toda a força espiritual e encorajamento que podemos fornecer a elas. Em terceiro lugar, como a “metade melhor” do homem, sei que, se a mulher tiver inclinação espiritual, ela não deixará seu homem para trás, mas o levará junto com ela no caminho espiritual. Ela é o "Sahadharmini" do homem, e mesmo que o homem ocupado do mundo do trabalho diário esqueça seu papel por um tempo, a mulher não vai; e ela estará pacientemente trabalhando pelo bem-estar dele e o converterá à vida divina.






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário