quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Auto-Conhecimento

Estudantes de Brahma Vidya

Vajasrava fez um presente de toda a sua riqueza no sacrifício Visvajit. Ele tinha um filho pelo nome Nachiketas. Vajasrava fez um presente de vacas velhas inúteis para os Ritviks. Nachiketas não estava satisfeito com os presentes de seu pai. Ele pensou que seu pai não poderia obter os benefícios completos de seu Yajna e que seu pai poderia alcançar esses mundos que são desprovidos de felicidade.
Por isso, ele perguntou a seu pai: "Pai a quem você me dará?" Ele disse isso repetidas vezes três vezes. O pai ficou muito aborrecido e disse em termos irritados: "Até a morte eu lhe darei".
Nachiketas foi então para a mansão de Lord Yama. Lord Yama estava ausente. Então Nachiketas jejuou por três noites.
Lord Yama voltou. Ele disse a Nachiketas: "Como você viveu aqui sem comida, Oh Brahmin! na minha casa, peça três benefícios em troca, minha prostração para você ".
Nachiketas pediu três benefícios a Yama. 1. "Que Gautama, meu pai, seja livre de ansiedade, tenha calma em mente, não tenha raiva contra mim e que ele possa me receber com alegria". 2. "Ó morte! Você conhece o fogo que leva ao céu. Explique-me o fogo (sacrifício) pelo qual aqueles cujo mundo é o céu alcançam a imortalidade. "3." Esta dúvida quanto ao que se torna de um homem após a morte - alguns dizem que ele é e alguns dizem que não é, gentilmente ensina-me a verdade sobre isto.
Lord Yama concedeu alegremente as duas primeiras regalias. Ele se recusou a conceder a terceira benção. Ele disse: "Aqui, até mesmo os deuses, de você tinha dúvidas. Esta é uma pergunta muito sutil. Não é fácil de saber. O Nachiketas, pergunte por outra benção. Não me pressione neste ponto.
Lord Yama queria encontrar a sinceridade de Nachiketas e descobrir se ele tinha Vairagya e discriminação. Ele ofereceu-lhe muitas tentações, como elefantes, riqueza, domínio sobre os domínios, ninfas para servir, longa vida, filhos, netos, gado, ouro, cavalos, carros e alaúdes.
Embora tão tentado por Yama, Nachiketas manteve-se firme com uma mente não agitada. Ele disse: "Oh, Senhor Yama, são coisas efêmeras. Estes tendem à decadência do vigor de todos os Indriyas ou sentidos. Mesmo a vida mais longa é muito curta. Qual é o tempo antes do infinito? Essas ninfas e outras diversões só produzem danos, ao destruírem virtude, força, intelecto, vigor, fama. Eles fazem um ateu. Mantenha os carros, o ouro, a dança, a música, as ninfas somente para ti. Eu quero somente essa benção, que pode revelar a natureza de Atman e a imortalidade da alma ".
Lord Yama finalmente cedeu ao pedido de Nachiketas, pois ele achou que ele era um aspirante qualificado. Ele lhe concedeu o conhecimento do Eu, Brahma Vidya.
Svetaketu Aruneya (neto de Aruni) digiriu-se para a assembleia dos Panchalas. Pravahana Jaivali (o rei de Panchala, um Kshatriya) perguntou-lhe: "Garoto, seu pai o instruiu?" "Sim, senhor", ele respondeu. "Você sabe para que lugar os homens vão daqui?" "Não, senhor", ele respondeu. "Você sabe onde o caminho dos Devas e o caminho dos pais divergem?" "Não, senhor", ele respondeu. "Você sabe por que esse mundo (o dos pais) fica cheio?" "Não, senhor", ele respondeu. "Então, por que você disse que você foi instruído? Como alguém que não conhecia essas coisas diz que ele havia sido ensinado? "Então o menino preocupado em sua mente veio ao lugar do pai e disse:" Senhor, embora você não me tenha ensinado, você disse que me ensinou. Aquele sujeito de um Rajanya (rei do clã Kshatriya) me fez cinco perguntas, e não consegui responder nem uma delas. "O pai disse:" Se eu soubesse isso por que não deveria ter contado a você ".
Então Gautama foi ao palácio do rei e, quando chegou ao palácio, o rei ofereceu-lhe o devido respeito. De manhã, ele foi ao rei na sua assembleia. O rei disse-lhe: "Ó Reverenciado Gautama, pede uma benção de coisas que pertencem ao mundo dos homens". Ele respondeu: "Que as coisas que os homens possuem permaneçam contigo. Diga-me o mesmo "discurso" que você dirigiu ao meu filho ".
O rei ficou perplexo. Ele ordenou: "Fique aqui por algum tempo". Então ele disse: "Quanto ao que você me perguntou, Gautama, esse conhecimento não foi para nenhum Brahmana antes disso; e, portanto, esse ensino pertencia a todas as pessoas, apenas aos Kshatriyas ".
Janaka perguntou a Yajnavalkya: "O que é a luz desse Purusha?" Ele disse: "É a luz do Sol, ó rei dos reis. À luz do Sol, o homem se senta, anda, executa o trabalho e volta para casa. "" É mesmo assim, ó Yajnavalkya ".
"De que luz, O Yajnavalkya, é esse Purusha quando o Sol se põe?" "A lua é ainda a sua Luz. Pela luz da Lua, ele se senta, anda, executa seu trabalho e volta para casa. "" É mesmo assim, ó Yajnavalkya ".
"De que luz, O Yajnavalkya, é este Purusha, quando o Sol se põe e a Lua se põe?" "O fogo é ainda a luz dele. Pela luz do fogo, ele se senta, anda, executa seu trabalho e volta para casa. "" É mesmo assim, ó Yajnavalkya ".
"De que luz, O Yajnavalkya, é este Purusha, quando o Sol se põe, a Lua se põe e o fogo está em repouso?" "A fala é mesmo sua luz. À luz do discurso, ele senta-se, anda, executa seu trabalho e volta para casa. "Portanto" Ó rei dos reis, num momento em que não se pode distinguir a sua própria mão, ele habita lá, de onde fala o discurso ". É ainda assim, ó Yajnavalkya ".
"De que luz, O Yajnavalkya, é este Purusha, quando o Sol se põe, a Lua se põe, o fogo está em repouso e a fala está em repouso?" "Alma (Atman) é ainda a sua luz. À luz da alma, ele se senta, anda, executa seu trabalho e volta para casa. "Qual alma? "Essa Alma que, entre os órgãos, tem a natureza do conhecimento, que permanece no coração e é o Purusha que é a Luz".









Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário