quinta-feira, 1 de junho de 2017

Auto-Conhecimento

Ensinamentos de Vedanta

Vedanta é essa filosofia sublime que ensina que a alma individual é idêntica à Alma Suprema e remove a ilusão do Jiva. Vedanta é a ciência de Atman que ajuda aspirantes a erradicar o medo, a tristeza, o sofrimento, a ilusão e realizar o Eu. Vedanta é aquela magnânima Filosofia que eleva o ignorante Jiva às sublimes alturas da Brahmanhood. Vedanta é uma Panaceia para todas as doenças humanas. Vedanta é um soberano excepcional para a doença do nascimento e da morte.
A simples teorização dos princípios não o fará Vedantino. Você deve viver no espírito de Vedanta. Você deve se tornar um Vedantino prático. Você deve perceber este Atman de que Vedanta trata. Então, você se tornará um sábio libertado.
Vedanta quer que você desista de Moha pelo corpo, esposa, filhos e bens. Vedanta quer que você abandone todos os desejos mundanos, desejos e anseios por objetos mundanos. Vedanta quer que você erradique o desejo de poder, nome e fama. Vedanta quer que você quebre todos os laços e conexões com o mundo mentalmente. Vedanta quer que você corte sem crueldade todos os apegos mundanos pela espada da discriminação.
Algumas pessoas ignorantes só dizem que Vedanta prega a imoralidade, o ódio e o pessimismo. Este é um erro muito triste. Vedanta não prega nem a imoralidade nem a indiferença à moralidade. A realização de Brahman não é possível para os imorais. Um aspirante que tem ética perfeita, e quem é dotado dos quatro meios pode se tornar um estudante de Vedanta. Como você pode esperar que um aspirante que possua discriminação, desapaixonação, serenidade, autocontrole, tolerância, resistência, fé, mente unidirecional e um ardente desejo de libertação para levar uma vida imoral? É bastante absurdo. Vedanta quer que você destrua Moha ou amor egoísta e paixão pelo corpo e desenvolva o amor cósmico puro e desinteressado ou o magnífico Prema divino. Nunca prega o pessimismo, mas prega o pináculo do otimismo. Prega: "Desista desse prazer ilusório. Você receberá a bem-aventurança eterna e infinita. Mate esse pequeno "eu". Você se tornará um com o Infinito. Você se tornará imortal. Desista deste mundo ilusório. Você obterá o vasto domínio da suprema paz ou o Reino de Deus.” Isto é pessimismo? Certamente não. É otimismo maravilhoso.
Aquele homem em quem a ideia de sexo é profundamente enraizada nunca pode sonhar com a compreensão de Vedanta e perceber Brahman mesmo dentro de cem crores de nascimentos.
Você agora se identifica com o corpo físico mortal. Você tem forte Deha Adhyasa. Você não faz ideia de Atman agora. Você também não tem convicção inabalável de sua existência. Você é apenas o corpo agora. Você é o Sr. então. Sua mente está cheia de vasanas e egoísmo. Você tem medo da morte. Você deve perceber o eu imortal através da cognição direta. Então, só você pode saber que o Atman é imortal.
Enquanto esse Eu (alma individual ou Jiva) estiver no estado Samsara, enquanto o estado Samsara não chegar ao fim, alcançando Atma Jnana ou conhecimento do Eu interior, enquanto isso a conexão da alma com o Buddhi não cessa. Quando há conexão com Buddhi, há conexão para a alma com o corpo também. Enquanto a alma tiver conexão com Buddhi, seu Upadhi ou adjunto limitante, tanto tempo o Jiva permanece como o pequeno Jiva e vagueia neste Samsara em um estado miserável com velhice, doença e aflições. Na realidade, não há alma individual. É uma aparência fictícia através de Bhranti, Bhrama, Adhyasa ou Kalpana como o reflexo no espelho ou como a cor azul no céu.
As coisas Parinama (finita) é sempre Anitya (não-eterna). Essa não é a sua experiência diária na vida? Brahman ou Atman, que é a essência da mente, do corpo e Indriyas é Aparichhinna (infinito), Nitya (eterno). Realize Atman, portanto, cantando OM. Todas as misérias terminam. Você pode se tornar um Dattatreya ou Sankara.
O convencional tolhe o crescimento do intelecto. Encolhe o coração. Levante-se acima das distinções convencionais da vida mundana. Abandone a natureza inferior. Não seja influenciado pelo convencionalismo. Assuma a sua verdadeira natureza de Sat-Chit-Ananda. Medite no Eu ou Brahman. Dissipe a nuvem de ignorância até o início de Jnana Surya ou o Sol do conhecimento. Libere-se dos três corpos ou das cinco bainhas. Permaneça na morada da Paz Suprema. Deleite-se no oceano da Alegria ilimitada, O Ram.
A luz suprema de Brahman ou do Eu imortal brilhará em você se você desenvolver uma mente intuitiva, se você atingir o conhecimento do Eu. Você deve estar consciente do seu Atman. Somente assim, você alcançará o mais alto conhecimento. O Eu interno supremo é Verdade e conhecimento infinito.
Todo mundo deseja ser independente. Todo mundo quer ser um governante supremo. Todo mundo não gosta de ser guiado pelos desejos dos outros. Todos desejam guiar os outros e que sigam seus desejos. Todo mundo no fundo de seu coração realmente deseja dominar todos os outros se puder. Todo mundo deseja não ter rival para si mesmo. A verdadeira causa é que existe em você o Eu imortal, a alma efervescente ou Atman, que é o suporte para todo o universo. Na realidade, você é Atman. Essa é a razão pela qual você tem um tal sentimento e um desejo. Suserano é bastante natural para você. Suserano é um atributo para Atman. Por causa da ignorância, você confundiu o corpo com Atman e você tenta não ter rivais no corpo, no negócio, no escritório, na faculdade, nos jogos, nos domínios e em qualquer campo de atividade. Você só pode ter soberania absoluta ao perceber o Atman. Atma Svarajya só pode torná-lo absolutamente independente. Atma Svarajya só pode fazer você o Supremo Governante ou monarca absoluto de todo o universo. Portanto, realize este maravilhoso Atman e se torne um verdadeiro poderoso monarca dos três mundos.
Ó homem, em essência, és a divindade abençoada. Você é o Eu imortal e feliz. Por que você se sente atraído pela beleza física, a beleza da paisagem e das flores quando você é a beleza das belezas, fonte da fonte de todas as belezas? Quando você é a eternidade, por que você está limitado pelo tempo? Por que você diz: "Tenho 40 anos de idade"? Por que você tem medo da morte? Por que você diz: "o tempo faleceu", quando você é o infinito? Por que você diz: "Eu sou gorda. Eu tenho 5 pés 6 polegadas '? Quando você é o Sol dos sóis, a luz das luzes, por que você admirar o Sol, a Lua, as estrelas e os relâmpagos? Quando você é o Imperador dos imperadores, fonte de toda a riqueza, por que você diz: "Não tenho dinheiro. Eu sou muito pobre. Eu estou quebrado." Por que você implora? Quando você é o Diretor e o Governador do mundo inteiro, por que você diz: "Eu sou impotente. Eu sou seu servo mais obediente." Quando você é uma encarnação da felicidade e da paz, por que você diz: 'Eu sou miserável. Estou inquieto?
Quando você é a existência absoluta, por que você tem medo da morte ou do Senhor Yama? Quando você é onipotente, por que você diz: "Eu sou fraco?" Quando você está bem, por que você diz: "Eu não estou bem. Eu estou sofrendo de doenças crônicas?” Quando você é o conhecimento absoluto, por que você diz: Eu sou ignorante. Não sei nada? Realize o misterioso Sat-Chit-Ananda Atman através da purificação, concentração, meditação e identificação. Regozije-se com este Eu maravilhoso e seja livre. Tat Tvam Asi, você é aquele, ó querido Satyakama, corajoso!
Conheça e sinta sempre que você é a consciência imortal que permeia tudo, o imortal eterno Atman. Somente isso pode dar-lhe liberdade real e felicidade eterna. Distribua esta mensagem para seus amigos e para aqueles que entrem em contato com você. Você pode criar uma nova ordem. Você pode dar paz e consolo a milhões.
Na lâmpada de coração, coloque o óleo de Vairagya. Insira o pavio da devoção. Agora, acenda a luz do conhecimento através de meditação constante e veja. Agora, a escuridão da ignorância será dissipada. Você terá uma visão estupenda da Verdade. Você será iluminado.
Aprenda a discriminar. Tornar-se imparcial. Erradique Vasanas. Discipline os Indriyas. Torne a mente unidirecional. Anseie por libertação. Mate o egoísmo. Aniquile Sankalpas ou pensamentos. Dissolva este mundo. Remova Avidya. Perceba Brahman. Esta é a essência do Vedanta.
Conheça Brahman. Aniquile Avidya. Dissolva o mundo. Destrua a dualidade. Tornar-se destemido. Seja feliz. Regozije-se com o Eu. Descanse no seu próprio Svarupa. Saiba isso. Funda-se com isso. Torne-se isso.
Durante o dia, o que lhe dá luz? Sol. À noite, quando não há sol, o que lhe dá luz? Lua, estrelas e lâmpadas. Quando não há Sol, Lua, estrelas, o que te deixa claro? Olhos. O que lhe dá luz quando os olhos estão fechados? Buddhi ou intelecto. Quem descobre o defeito no intelecto, quer haja clareza ou turbidez? Aham. Que Aham é a Luz das luzes, a Alma Eterna ou Atman ou o Infinito.
Contemplar formas é o Dharma dos olhos. O suporte ou substrato para todas as formas é Brahman. Quando você olha para um objeto, veja Brahman, que é a única essência e abandone a forma, pois é ilusório ou irreal. Tenha a mesma atitude em relação aos outros objetos que pertencem aos outros sentidos. Este é o significado do Sloka: Sarvadharman parityajya mamekam saranam vraja - abandone todos os deveres e venha para mim sozinho para abrigo. (Cap. XVIII-66).
Viveka (discriminação) é a semente. Vairagya (desapego) é a raiz. Graça do Guru é o mostrador. Brahma Jnana (conhecimento do Eu) é o fruto. Este é o caminho de Jnana Yoga.
Aprenda a discriminar entre o permanente e o impermanente. Contemple o Ser em todos os seres, em todos os objetos. Os nomes e as formas são ilusórios. Portanto, abnegue-os. Sinta que não existe nada além do Eu. Compartilhe o que você tem físico, mental, moral ou espiritual com todos. Sirva o Eu em tudo. Sinta que quando você serve os outros que você está servindo a si mesmo. Ama o teu próximo como a ti mesmo. Derreta todas as diferenças ilusórias. Remova todas as barreiras que separam o homem do homem. Misture com todos. Abrace tudo. Destrua a ideia do sexo e do corpo ao pensar constantemente no Eu ou Atman sem corpo. Corrija a mente no Eu quando você trabalha. Este é Vedanta prático. Esta é a essência dos ensinamentos dos Upanishads e sábios de outrora. Isso é real, a vida eterna em Atman. Coloque essas coisas em prática na batalha diária da vida. Você vai brilhar como um Yogi dinâmico ou um Jivanmukta. Não há dúvida disso.
Você deve ser um Vedantino prático. Mera teoria e palestras são apenas ginásticas intelectuais e guerra lingual. Isso não será suficiente. Se Vedanta não é praticado, teoria não é de nenhum valor. Você deve colocar o Vedanta na prática diária em cada ação sua. Vedanta ensina unicidade ou unidade do Eu. Você deve irradiar amor para todos. O espírito de Vedanta deve estar arraigado em suas células ou tecidos, veias, nervos e ossos. Deve ser parte integrante da sua natureza. Você deve pensar em unidade, falar em unidade e agir em unidade. Se você proferir uma palestra emocionante sobre a plataforma do Vedanta e dizer: "Eu sou o todo. Eu sou o único Eu em tudo. Não há nada além de mim mesmo " e mostrar em ação no próximo momento uma atitude diferente de egoísmo e separação, você não produzirá nenhuma impressão no público. Você será chamado apenas como Vedantino seco. Ninguém vai cuidar de você.

Advaita é uma fragrância ou aroma doce que emana de um Vedantino, e é conduzido a uma longa distância. Aqueles que entrarem em contato com um Vedantino real experimentarão esta doce fragrância. Ele não precisa dizer: "Eu sou um Vedantino. Eu pratico Vedanta." Se você não sente esse delicioso aroma aromático da unicidade ou igualdade de um pregador ou conferencista sobre Vedanta sabe que ele é um homem seco que brinca algo ou repete algo como um gramofone. Suas palavras serão como balas de canhão vazias no ar. Não podem produzir impressões nas mentes dos ouvintes.




Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário