segunda-feira, 3 de abril de 2017

Auto-Conhecimento

Capítulo Onze

Vedanta

 



Filosofia Vedanta

Vedanta ocupa o primeiro lugar entre todos os sistemas de filosofias. É um sistema de filosofia em que a especulação humana atingiu seu ápice ou cume. Na verdade, é um sistema único de pensamento, que exige um intelecto sutil e afiado para compreender seus princípios fundamentais. É único na ousadia de suas conclusões. É absolutamente livre de todos as matizes de dogmatismo ou doutrinas de avaliação.
Vedanta não é nenhum credo, nenhuma cerimônia ou forma de adoração. É a ciência da Realidade. Ele proclama corajosamente com ênfase que você é o Atman imortal, que permeia tudo, a alma universal ou o Supremo Brahman em essência, na realidade.
Vedanta é muito prático. Não prega um ideal impossível. Vama Deva, Jada Bharata, Sankara e muitos outros perceberam a verdade do Vedanta, você também pode realizá-lo se quiser. O que se deseja é prática regular e constante. Você deve ter uma fé perfeita nas expressões dos Srutis, as palavras de seu Guru. Você deve ter uma fé perfeita em si mesmo em primeiro lugar.
Vedanta ou o conhecimento do Self não é a única propriedade de Sannyasins ou recluses que vivem nas florestas ou cavernas do Himalaia. Estude os Upanishads e você verá que muitos reis Kshatriya que estavam muito ocupados nos assuntos da vida estavam em posse de Brahma Jnana. Eles mesmos deram instruções aos sacerdotes brâmanes.
Vedanta é a religião dos Upanishads. É propriedade de todos. Não tem nenhuma discussão com qualquer religião. Prega princípios universais. Inculca a ideia dessa religião universal que é a fonte de todas as religiões do mundo. É um grande nivelador. Ele une tudo. Ele dá lugar para todos.
O Vedanta só pode ser praticado por aqueles que são dotados de Vairagya real, duradouro e profundo, e que conduzem o caminho da renúncia. Para aqueles chefes de família que não possuem Vairagya ardente, que ainda estão ligados a seus filhos, esposa e propriedade, mas que possuem um tipo maçante de Vairagya, Bhakti Marga combinado com serviço altruísta é mais adequado.
Vedanta significa "não escravidão." Isso dá liberdade a todos. Abrange tudo. É a religião dos Upanishads. É a religião de Paramahamsa Sannyasins.
Esta é a soma total de Vedanta: "Eu sou o todo-penetrante, auto-luminoso, imortal, indivisível, eterno, Sat-Chit-Ananda Brahman".
Os princípios fundamentais do sistema de Vedanta de Sri Sankara são lindamente resumidos no seguinte dístico: "Expresso em meio verso o que foi dito em milhões de livros: Brahman é real, o mundo é fenomenal (irreal) e a alma (Jiva) Não é outra que Brahman”.
Atman é tesouro inestimável para o aspirante sincero. A riqueza espiritual é a riqueza inesgotável. O Senhor Jesus diz: "O Reino dos Céus é como um tesouro enterrado em um campo que alguém encontrou e enterrou de novo e se alegrou em sua mente, voltou para casa e vendeu tudo o que tinha e comprou esse campo" (Mateus 13-44 ).
Os frutos que resultam das obras são perecíveis. Assim, o homem da discriminação perde todo apego pelas obras. Ele anseia somente alcançar a Auto-realização.
Maitreyi sentou-se aos pés de lótus do sábio Yajnavalkya e aprendeu que o Eu é imperecível, desapegado, livre e não sujeito a dor ou destruição. Esta é a educação real.
O cientista reputado Sir J. C. Bose demonstrou por seus instrumentos recentemente inventados que metais e vegetais têm sistema nervoso, pulsação e sensação. Ele diz que uma planta pode ser drogada, envenenada, exaltada, deprimida e fatigada. Um pedaço de ouro responde a experiências científicas e quando é cortado em pedaços pequenos, cada pedaço responde de forma semelhante. Não há diferença essencial entre um animal e uma planta. Suas maravilhosas pesquisas também abriram os olhos dos cientistas ocidentais. Provaram a unidade da vida e da consciência e corroboraram as verdades de Vedanta.
Você é um leão por muitos anos, mas você se hipnotizou para ser um pequeno cordeiro. Agora, levante-se. Determine se sair da hipnotização a e ruja novamente como um leão, um leão de Vedanta. Rosne OM OM OM.
Você sonha às vezes que você está morto e que seus parentes estão chorando. Mesmo nesse suposto estado de morte, você os vê e os ouve chorar. Isso indica claramente que mesmo depois da morte aparente, a vida realmente persiste. Você existe mesmo depois que a bainha física é jogada fora. Essa existência é Atman ou o grande Eu.
Você sente 'eu existo'. Isso mesmo prova claramente que Deus existe. A existência é Deus ou Brahman. Você sempre se sente apesar de suas posses e todos os tipos de conforto que você está em falta de alguma coisa. Não há senso de plenitude. Se você adicionar a si mesmo o Deus completo, você terá plenitude. Quando você faz uma ação má, você está com medo. Sua consciência te pica. Isso também prova que Deus existe e testemunha todos os seus pensamentos e ações.
A "Superalma" dos filósofos ocidentais é o Brahman dos Upanishads ou Atman dos Vedantins. A Alma Suprema ou Paramatman que é o suporte para a alma individual é o "Superalma." O "Superalma" é a substância de Spinoza ou a "Coisa em si" de Kant. A essência do Vedanta infiltrou-se lentamente nas mentes dos Filósofos Ocidentais e eles aceitaram agora a existência do único princípio eterno ou da Alma Imortal que é distinta do corpo e da mente.
Mesmo que o inquilino não tenha visto o Maharaja, ele sabe que há um Maharaja que governa o Estado da ordem mantida em todo o Estado. Da mesma forma, se você não viu Deus face a face, você pode conhecer Sua existência a partir da ordem mantida no universo.
Quem está fazendo o corpo físico - um brinquedo feito de dança de barro em uma variedade de maneiras? Quem é o puxador de arame deste corpo? Encontre-o além.
Quando a mente, o discurso, os ouvidos e outros órgãos estão adormecidos, somente o Prana está acordado. Quem causa a vibração do Prana? Quem é o suporte para este Prana? É Brahman. Ele é o Yoni ou útero para tudo.
Embora os fenômenos externos variem a cada segundo, a Realidade Única, que invariavelmente está associada a todos eles, é imutável.
Você encontrará no Brahmananda Valli de Taittiriya Upanishad: "A partir deste Atman nasceu Akasa; De Akasa Vayu; De Vayu, fogo; De fogo, água; Da água, da terra, da terra, as ervas; das ervas, a comida e da comida, homem, e este homem é feito da essência da comida. "Cap. II-1.
Este Samsara ou o ciclo da vida é sem início. Karma também é sem início. Aquilo que não tem princípio também não tem fim. Esta é lei universalmente reconhecida. Portanto, não há fim para este Samsara. Só tem um fim para aquele sábio que alcançou a gnose ou conhecimento do Ser.
Você está iludido ou enganado pelos sentidos. O que está mudando e é perecível não pode ser real. Não há mente nem matéria, nem mundo nem criação na realidade. Somente Brahman brilha em Sua glória imaculada. Esta é a verdade absoluta.
Somente o conhecimento intuitivo direto de Brahman pode nos livrar da rodada de nascimentos e mortes. Não há outro caminho. Srutis declara enfaticamente:
Vedaahametam purusham mahaantam 
Adityavarnam tamasah parastaat 
Tameva viditvaatimrityumeti 
Na anyah pantha vidyate ayanaaya. 

"Eu conheço aquele grande Purusha que é resplandecente como o Sol e que está além da escuridão da ignorância. Somente ao conhecê-Lo é que se atinge a Imortalidade; Não há outro caminho para a bem-aventurança eterna. "(Svetasvatara Upanishad III-8).
A realidade ou o Brahman pode ser realizado pelo homem. Muitos alcançaram a realizaçãodo Eu. Muitos têm desfrutado o Nirvikalpa Samadhi. Sri Sankara, Sri Dattatreya, Mansoor, Shams Tabriez, o Senhor Jesus, o Senhor Buda foram todas almas realizadas que tinham percepção direta da Verdade ou visão cósmica ou Aparoksha Anubhuti. Mas aquele que soube não pode comunicá-lo aos outros por falta de meios. Mesmo o conhecimento adquirido pelos cinco sentidos, que são comuns a todos, não pode ser comunicado aos outros. Você não pode dizer o gosto de doces de açúcar para um homem que nunca provou. Você não pode comunicar a ideia de cor a um homem nascido cego. Tudo o que um professor pode fazer é dizer a seu discípulo o método de conhecer a Verdade ou o caminho que leva ao desdobramento da faculdade intuitiva.
O Veda exclama desde tempos imemoriais: "Ekam sat viprah bahudha vadanti - A existência é uma, os sábios a chamam por nomes diferentes." (Rig Veda 1, 164-46). Deus, Brahman, Allah, Ishvara, Jeová, Ahurmazda, etc., são um. Ofereço a minha adoração a esse Ser supremo - Uma Eterna essência homogênea, massa indivisível de Bem-aventurança e Inteligência - a quem os sábios descrevem de diversas maneiras através da diversidade do intelecto.
Chame-o por qualquer nome que você goste, descanso, paz, perfeição, liberdade, plenitude de vida, Nirvana, Nirvikalpa Samadhi ou Sahaja Avastha, Kaivalya ou Moksha; Para isso você se esforça em todas as suas atividades inconscientemente como esses objetos passageiros e mundanos não lhe dão plena satisfação. Cada movimento do pé é para Sat-Chit-Ananda Brahman. Mesmo um vagabundo ou um vagabundo está marchando em direção àquela cidade imortal de Brahman embora ele esteja em um caminho tortuoso ou em ziguezague.
Brahman é consciência absoluta. Só a consciência é absolutamente real, enquanto a matéria insensível só é real do ponto de vista da nossa experiência mundana ordinária (Vyavahara).
Kala é o fluxo do tempo. Kala é o Sakti de Bhagavan ou Senhor (Kala Sakti). Atman ou Brahman está além do tempo, Kalaateeta. Todos os objetos condicionados no tempo, no espaço e na causalidade são perecíveis. O que está além do tempo é imperecível.
Brahman está livre de tristeza. Jiva está cheio de miséria. Brahman é eternamente livre. Jiva está preso. Brahman é Omnipotente (Sarvasaktiman), Omnisciente (Sarvajna), infinito (Aparichhinna) e omnipresente (Vibhu, Sarvavyapi). Jiva é Alpajna, Alpa-Saktiman, Parichhinna e Ekadesika.
Brahman é aquele Purusha transcendental, que brilha no coração de todos os seres. Ele é o Guru dos Gurus, Senhor dos senhores, Deva dos Devas, Sol dos sóis, Luz das luzes. Ele é o Eu ilimitado, um oceano de felicidade e conhecimento. Ele é o substrato para tudo. Ele é seu verdadeiro Eu. Ele é sem nascimento, imortal, intemporal, sem espaço, sem causa, imóvel e imutável.
Tu és o Eu imortal. Esse Atman não pode ser ferido por bombas ou armas. É invulnerável, invencível, imperecível. Permaneça no Eu interior. Ocupe-se com as ideias acima. Não há espaço para lamentação ou medo. Seja ousado. Seja alegre.
Aquele que se deu conta de que "Eu sou aquele Ser Supremo que é imutável, auto-luminoso, eterno, puro, perfeito, indivisível, permeável" está livre de escravidão. Aquele que não percebeu isto está em escravidão.
Se você perceber esta alma imortal que está escondida em seu coração e todas essas formas dos três nós, ou seja, Avidya (ignorância), Kama (desejo) e Karma (ação) são alugados, se a cadeia de ignorância, a saber, a ignorância, não discriminação, egoísmo, gostos e desgostos, Karma, corpo, é quebrado, você será libertado da roda de nascimentos e mortes; Você entrará na cidade da imortalidade.
Mahat é a primeira modificação (Vikriti) de Prakriti. Mahat é Buddhi (intelecto). É de dois tipos, ou seja, Vyashti (individual) e Samashti (coletivo, cósmico). Mahat cósmico é Brahma, o criador.
Svarupa significa Atman ou Brahman. Svarupa Dhyana significa meditação sobre a Realidade ou Verdade (Atman ou Brahman). Vedanta significa fim dos Vedas ou conhecimento. Todos os quatro Vedas vieram do sopro expiratório de Brahma. O estudo de Mandukya Upanishad sozinho é suficiente para uma compreensão abrangente de Brahman.
A projeção do mundo fora de Brahman não precisa fazer de Brahman um Vikari, aquele que muda. Brahman não é afetado nenhum pouco. A mudança não é uma mudança química. Brahman projetou esse universo sem ser afetado de forma alguma. Somente Brahman através de sua Sakti pode vestir todos esses nomes e formas incontáveis ​​e aparecer como muitos. Não há mudança em si mesmo. O mundo é mera aparência. O próprio Brahman aparece como pedra, árvore, estrelas, etc. Ele não precisa de instrumentos ou mãos para fazer essas formas. Ele é Chaitanya, inteligência auto-luminosa. Por mera vontade ele pode trazer mundos incontáveis. Assim como a potencialidade de uma semente produz uma árvore, assim também o Svabhava de Brahman produz esse universo. A projeção coexiste com Existência. O porquê e como do universo e do enigma, como as propriedades de Avidya com Asat, Jada, Dhukha podem existir em Brahman com os atributos contrários de Sat-Chit-Ananda dificilmente pode ser entendido pelo intelecto finito. Adquira Brahma Jnana. Então e só então você obterá a resposta para esta pergunta 'Ati-Prasna' ou transcendental.
Em um lugar no Srutis, você encontrará que Brahman é 'Avangmanogochara - além do alcance do discurso e da mente,' e em outro lugar você encontrará 'Manasaiva Drishtavyam-Brahman deve ser visto somente pela mente.' Estas não são conflitantes contraditórias. Isso significa que Brahman deve ser visto ou realizado por aquela mente pura, sutil, afiada, livre de egoísmo, Moha, luxúria, raiva, etc., e que está equipada com os quatro meios de salvação. A mente pura não é nada além do próprio Brahman.
Todos os fenômenos são realmente inexistentes, como a miragem, meras aparências falsas. O que é fugaz deve ser irreal e o que é constante deve ser real. A Realidade absoluta não é nem uma causa nem um efeito. É Parama Karana. Descanso na Verdade (Vastu-Sat). Lembre-se da Verdade.
Partes, tempo, Chitta, mente, Jiva e Maya realmente não existem. O Brahman imutável e não dual existe e brilha em sua glória primitiva nativa, sem qualquer ambiente, flutuação, começo, meio ou fim. Sinta sempre: "Brahman só existe. Somente Brahman é a única Realidade. Eu sou Brahman.
Tudo é Brahman. Mas Kriya Advaita não é possível. Só podemos ter Bhavana Advaita. Kriya Advaita é possível quando um não está fazendo qualquer trabalho, quando ele mora em uma caverna distante, quando ele cortou completamente da sociedade. Sri Sankara que pregava Kevala Advaita formou um bando de Nagas para atacar os budistas.
Sri Sankara diz: Há algo lá fora. Você não pode negar isso. Mas é mera aparência. É relativo. Não tem existência independente. É mera Vivarta (sobreposição). Assim como a serpente é um Vivarta de corda, um anel Vivarta de ouro, assim também este mundo, este corpo, esta mente, este Prana, estes Indriyas são Vivartas de Brahman. Vivarta Vada é o Vada de Sri Sankara.
Assim como o Sol é refletido em um poço de água, o Chaitanya de Brahman é refletido em Avidya ou mente e Buddhi. Assim como o reflexo do Sol desaparece quando a água na piscina seca, assim também quando o Jiva destrói o Avidya, quando o lago de Antahkarana seca até Jnana, o reflexo de Chaitanya na mente desaparece. Este é Abhasa Vada ou teoria da reflexão em Vedanta. Isso também é conhecido como Pratibimba Vada. Abhasa significa reflexão ou sombra (Chhaya). Brahman ou Kutastha é o Bimba. Pratibimba é Jiva ou criança Abhasa (ser humano). O espelho é Avidya ou mente (Antahkarana). Isso também é chamado Bimba Pratibimba Vada.
O Atman é puro, eterno, imutável, imortal e auto-luminoso, mas o corpo é impuro, em mudança, perecível e insensível. E, no entanto, homens ignorantes identificam os dois. Alguma ignorância pode ser pior do que isso?
Assim como quando um pote é quebrado, o pote-éter se torna um com o éter universal, assim também quando os Upadhis ou adjuntos limitantes, corpo e mente são dissolvidos, a alma individual torna-se um com a Alma Suprema ou Brahman.
Existe o éter físico. Depois, há o Chidakasa ou espaço mental ocupado pela mente. Então há o Chid-akasa ou espaço de conhecimento. Os três estão entrelaçados como urdidura e trama.
Quando um bastão queima em uma extremidade, quando se acena em círculos, causa uma ilusão de um círculo de fogo (Alata Chakra), assim é com a multiplicidade deste universo fenomenal. O círculo do fogo é uma ilusão. Similarmente, esse mundo relativo também é uma ilusão. A única realidade é o Brahman, que é o sujeito testemunha constante, que é o suporte ou substrato para este mundo. A ilusão é devida a Avidya. Quando Avidya é destruída por alcançar o conhecimento do Eu, nomes e formas desaparecerão. Vocês verão somente o Eu em toda parte.
Ó Homem, tu és Divino. Tu és alma imortal. Tu és Rei dos reis. Sacuda a ilusão de que você é o corpo. Identifique-se com a consciência que permeia tudo, Atman ou Brahman. Sua verdadeira natureza essencial é Sat-Chit-Ananda. Sinta isto. Perceba isso.
Não busque nenhum desejo em seu coração. Não tenha apego ou carinho por ninguém. Ame o Akshara ou Brahman Imperecível. Siga o caminho que está livre da dualidade. Esteja no mundo, mas esteja fora disso. Separe-se do corpo e da mente. Identifique-se com o Eu. Não faça distinção entre Eu e você. Seja um Sakshi do Vrittis ou pensamentos. Eis o Uno em muitos. Contemple o Eu Imortal em todos os seres.
Sempre que há um instrumento há alguém para usá-lo. A mente, o intelecto, etc., são instrumentos. Portanto, deve haver alguém que manipula estes instrumentos e orienta estes.
Assim como uma casa existe para o uso de alguém, assim também os ouvidos, olhos, mãos, pernas existem para o uso do Diretor dos ouvidos, olhos, etc., que é inteiramente distinto dos ouvidos, etc. , Infinito "eu". Ele é o governante interior. Ele é imortal. Ele é pura consciência. A capacidade das orelhas para ouvir o som, dos olhos para reconhecer objetos depende da inteligência deste Diretor. Assim como a Lua toma sua luz do Sol, esses sentidos emprestam sua luz, inteligência e poder da fonte, ou seja, Atman, que é o Diretor. Portanto, é apropriado dizer que o Atman é a orelha dos ouvidos, olho dos olhos, Prana dos Pranas, mente das mentes.
Como o fogo é escondido pela cinza, a espada pela bainha, o Sol pelas nuvens, os limões ou as berinjelas pelas folhas, os rubis pela terra, as molas pela almofada, o colchão pelo lençol, assim também este Atman é escondido pela carne e ossos e objetos.
Pense e sinta que sua consciência está fora de sua forma física. Então você pode se tornar um com o todo-consciência. Você vai se tornar logo um Sakshi ou testemunha. Você sentirá que seu corpo é um instrumento em suas mãos. Assim como você sente que você está segurando uma bengala em sua mão, assim também você vai sentir que seu corpo é outra bengala em outra mão.
Os espectadores desfrutam mais em um jogo de críquete do que os próprios jogadores. As mentes dos jogadores estão cheias de ansiedade, com pensamentos de sucesso ou fracasso. Eles não podem ter paz de espírito. Se você permanecer como um Sakshi do mundo e sua mente, e se você se identificar com o Sakshi, você pode desfrutar da felicidade de Atman. Você alcançará o Atma Jnana.
Prarabdha é apenas Purushartha dos nascimentos anteriores. O Sanchita Karmas (armazém acumulado de Karmas) depende de Avidya (Avidya Asraya). Os Kriyamana Karmas dependem do egoísmo (Ahankarasraya). Os Karmas de Prarabdha dependem do corpo físico. Em um Jivanmukta ignorância é destruída pelo amanhecer do conhecimento. Assim Sanchita Karmas são destruídos. Ele não tem egoísmo. Assim Kriyamana Karmas (ações atuais) também são destruídos. Desse ponto de vista, ele não tem corpo quando ele se identifica com o Brahman que tudo permeia. Assim, os três tipos de Karmas são destruídos quando se atinge o conhecimento do Atman.
Karma ou destino é a sua própria criação que trouxe através de seus próprios Karmas. Você é o mestre de seu próprio destino. Mude seu modo de pensar. Em vez de pensar tolamente "sou corpo", pense "Eu sou Atman".
Você tem agora o hábito de pensar 'Eu sou o corpo. Eu sou a mente. Eu sou Prana. Eu sou Indriya ou sentido."  Mude seu hábito atual de pensar e pense" Eu sou Brahman. Eu sou a inteligência que permeia tudo.” Você conquistará seu destino. Se você tem o hábito de escrever de uma maneira oblíqua, você pode mudar seu hábito e pode escrever de forma vertical. Mesmo assim, você pode mudar seu hábito de pensar. A conquista do hábito é uma conquista do destino.
Quando a serpente de Viparita Bhavana (concepção errada de que "Eu sou o corpo e o mundo é real") assobia em sua mente, tome a vara de Brahma-Bhavana: "Sou Brahman" e mantenha a corrente ininterrupta de pensamento do Eu.
A identificação com o corpo (Deha Adhyasa) traz dor. Quando se atinge o conhecimento do Ser, ele não experimentará dor, embora haja alguma doença no corpo. Ele está acima da consciência do corpo. Somente um Hatha Yogui altamente desenvolvido que tem controle sobre os átomos e Kaya Siddhi pode manter seu corpo sem doença. Suba acima do corpo e sempre se identifique com Atman indolor e sem doença. Você estará livre de dor. Não há dor se você está sofrendo de qualquer doença quando você está no sono profundo. Não há dor mesmo se a perna é amputada quando você está sob clorofórmio. É a ligação da mente com o corpo que causa dor. Se a mente é tirada do corpo conscientemente e fixa no Eu todo-bem-aventurado através da meditação constante, você não terá dor mesmo se o corpo está sujeito a qualquer tipo de doenças. Isto é Jnana Yoga Sadhana. Prarabdha tem que ser elaborado. Portanto, o corpo será submetido a doenças. O Jivanmukta não experimentará nenhuma dor. Os espectadores podem erroneamente imaginar que o sábio também está sofrendo. É um grave erro. Ramakrishna Paramahamsa tinha câncer de garganta. Buda tinha disenteria crônica. Sri Sankara tinha hemorroida. Mas eles não experimentaram dor. Quando os médicos perguntaram a Ramakrishna Paramahamsa: "Por que você sofre assim? Você não pode fazer a operação? ", Ele respondeu:" Eu dei minha mente para Mãe Kali. Como posso pensar no corpo? Como eu posso trazer minha mente de volta para a jaula de carne. Estou sempre feliz.





Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário