quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Uma Gota de Mel


Um homem caminhava pela selva quando de repente encontrou um grande tigre. Ele estava quase exausto quando avistou o tigre mas ficou tão assustado que desatou a correr. E atrás dele o tigre a persegui-lo. O homem corria quanto podia mas, de repente, bum – tropeçou num velho poço seco. O poço era muito velho e estava coberto com ervas e videiras. Por sorte o homem não caiu até ao fundo mas ficou agarrado a uma videira.

 Ali estava ele agarrado a meio caminho do fundo. Começou a subir mas quando olhou para cima viu que o tigre ainda lá estava. “Ai” , disse ele, “o que posso fazer agora? Não me consigo aguentar muito mais tempo! Tenho que me largar e saltar”. 

Quando ia a saltar o homem olhou para baixo e viu uma grande cobra. Tinha uma cobra em baixo e um tigre em cima. Nesse mesmo instante ouviu um barulhinho e um tremor no braço da videira a que estava agarrado. Olhou para cima e viu um ratinho a roer a trepadeira. A qualquer momento a trepadeira podia ser cortada e ele podia cair para baixo. Ai que sarilho! “O que devo fazer?” pensou ele. 

Nisto sentiu algo a cair-lhe no lábio, uma espécie de gota pesada. Lambeu o lábio e pensou, “O que é isto?” Depressa percebeu que ao cair tinha tocado num favo de mel e que uma gota de mel lhe caía agora no lábio. “Ah”, pensou ele, “é mesmo como o mel que eu comi quando fui pela primeira vez a casa da minha sogra para conhecer a minha noiva. Oh, ela era uma rapariga tão bonita.” E começou a pensar acerca do seu casamento, da festa e de tão feliz que tinha sido a lua-de-mel.

 Continuou a sonhar: “Ah, mas infelizmente ela divorciou-se. Mas ela até tinha uma irmã. Talvez quando eu regressar peça à irmã para casar comigo.” E começou a planear outro casamento. Uma gota, uma gotinha muito pequenina  de mel tinha-o feito esquecer todo o perigo da sua situação presente assim como o seu sofrimento passado e, ali estava ele a ver se fazia os mesmos erros no futuro. 

As pessoas pensam constantemente na felicidade banal, temporária, efémera. Esquecem todos os sobressaltos e golpes que receberam na vida e repetem sem fim os mesmos erros caindo cada vez mais fundo no poço. Se quiseres acelerar o teu crescimento, aprende com as experiências passadas e fica longe de tudo o que pode perturbar a tua paz.

Contos

Iluminados

Como dito por 

Sri Swami Satchidananda







Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!


Com Amor Janisleine Mara

PS. Não pratique sozinho! Busque um professor. Você protege a Tradição, a Tradição protege você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário