segunda-feira, 22 de julho de 2019

Vida e Ensinamentos do Senhor Jesus - Swami Sivananda

1954
I
A VIDA DE CRISTO DEVE SER VIVIDA
Jesus Cristo viveu e simbolizou a consciência divina. Ele era a personificação da divindade. Ele nasceu numa época em que a ignorância, a superstição, a ganância, o ódio e a hipocrisia prevaleceram sobre a Índia, como em outros lugares. Os governantes eram arrogantes e injustos. As pessoas eram avarentas, indolentes e desatentas. Pureza foi esquecida. A moralidade foi negligenciada. Eles estavam mais interessados ​​em adorar Mamom do que adorar a Deus. Não houve idealismo.
Em meio a essas condições, Cristo nasceu e realizou uma transformação na vida das pessoas, embora não com sucesso em sua vida, mas através dos séculos seguintes, por meio de seus ensinamentos. Ele deu uma nova virada espiritual para as vidas de seus semelhantes. Assim, uma nova era surgiu nesse mundo, e os ensinamentos de Jesus se espalharam por toda parte.
Antes que a discriminação e o despertar espiritual se alvorem no buscador, ele tem uma visão fanática, tendências egoístas e nenhum pensamento para com Deus ou a vida divina superior. Ele é então imerso na busca de interesses materiais. Ele é um escravo de seus sentidos. Ele não tem ideal espiritual na vida. Ele é dominado pelo desejo. Arrogância, avareza e sensualidade caracterizam sua personalidade. Ele vive uma vida de luxúria, raiva, ganância, apego iludido, orgulho, egoísmo e ciúme.
Se este estado de coisas cessar e o buscador tiver que entrar em uma nova vida de aspiração espiritual, pureza e devoção, então o espírito de Cristo deve nascer dentro do coração de alguém. Essa será a verdadeira adoração de Jesus Cristo. Esse será o verdadeiro seguimento do cristianismo. Quando o elemento divino que está adormecido dentro de nós começa a se expressar, então na verdade nos abrimos para a graça do Cristo. A partir de então, a luz começa a brilhar onde antes havia escuridão. A ignorância dá lugar ao começo da sabedoria. A impureza é substituída pela pureza. O ódio cessa e o amor começa a florescer.
Em seu núcleo mais profundo, o homem é essencialmente divino. Mas através do meio da personalidade humana, duas forças continuam agindo. Eles são as forças do bem e do mal, luz e trevas. O divino e o não-divino operam na consciência humana. Para superar completamente e erradicar os elementos não-divinos e manifestar plenamente a Consciência divina suprema em toda a sua luz radiante e glória deve ser alcançado através da vivência da vida de Cristo nos mais altos detalhes fiéis. Isso é vida espiritual. Isso é Yoga. Isso é sadhana. Esse é o caminho da auto-realização.
Se a vida de Cristo deve ser vivida, em primeiro lugar a criança Cristo tem que nascer em nosso coração. Só então a verdadeira vida espiritual começa para o aspirante. A primeira manifestação do desejo divino de progredir no caminho da bondade e da virtude e de acalentar os nobres ideais e erradicar as tendências negativas e viciosas significa o nascimento do menino Jesus em nossa consciência. A partir daí começa o viver da vida de Cristo em todos os seus detalhes de pureza sublime, fé na divindade, misericórdia, compaixão, amor, abnegação, falta de desejo, ausência de ego, perdão, oração e assim por diante. Daí começa a vida do Yoga fervoroso, do autocontrole e da simplicidade, da serenidade ininterrupta e da paz, da tolerância, equilíbrio da mente em prazer e dor, coragem e determinação inflexíveis, e dedicação perfeita à adoração de Deus através do serviço da humanidade. Esta é a implicação espiritual de todas as celebrações relacionadas com Jesus Cristo. Esta é também a mensagem da Páscoa.
Com o advento deste espírito de Cristo no coração de um buscador realmente sincero, todos os desejos mundanos chegam ao fim. Há uma cessação de todas as tendências viciosas nele. Ele começa a influenciar os outros ao seu redor. O espírito de Jesus Cristo emana dele. Muitos são conscientizados desse espírito e muito bem é trazido para suas vidas. Assim, se cada indivíduo começa a viver uma nova vida de aspiração divina, sentimento de companheirismo e serviço social, a espiritualidade gradualmente superará o materialismo. Haverá mais boa vontade, mais harmonia e mais paz neste mundo. A tendência a ajudar-se mutuamente, a entender-se e a diminuir a avareza, o narcisismo e o egoísmo, crescerá gradualmente em todas as esferas, o que significaria maior felicidade em todos os lares e lares.
A vida espiritual não é exclusivamente destinada aos pobres e humildes, nem está além do alcance dos ricos. Para perseguir o caminho espiritual, não é preciso buscar a segurança imperturbável da comida e do abrigo. Mas há um ponto significativo no nascimento de Jesus. Ele nasceu em um lugar simples e humilde, um canto de um estábulo. Também nasceu nas trevas, na obscura hora da meia-noite, quando ninguém sabia disso, exceto algumas almas abençoadas. O significado aqui é que o despertar espiritual chega ao buscador que é humilde, manso e simples. A luz da consciência divina só surge quando os brilhos ilusórios do glamour material e da corrupção  e a influência corruptora da riqueza estão ausentes.
A qualidade da verdadeira humildade é um dos fundamentos indispensáveis. Somente quando há simplicidade, santidade e renúncia a todos os desejos terrestres e o orgulho de aprender, bondade e mérito, a luz divina se manifesta dentro de si. Assim como Cristo nasceu desconhecido para o mundo e na obscuridade das trevas, assim também o advento do espírito de Cristo ocorre na interioridade da alma quando há total auto-aniquilação e auto-abnegação. Onde o ímpeto de engrandecimento e vaidade subsiste, a divindade não pode se desdobrar, pois essas expressões de egoísmo são obstáculos permanentes a qualquer tipo de crescimento espiritual. Você pode ter certeza, um homem de vaidade está longe de Deus. Um homem de egoísmo nada sabe de Deus. Um homem de intolerância entendeu mal a respeito de Deus. "Esvazie-se e eu te encherei", é o conselho de Jesus. O reino dos céus é certamente para os humildes em espírito.






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário