segunda-feira, 25 de julho de 2016

Auto-Conhecimento

Guru e discípulo

Aquele que é versado nos Vedas, que tem conhecimento de Brahman, que tem uma mente equilibrada, que é um oceano de misericórdia e que é capaz de remover as dúvidas e Avarana dos aspirantes é um verdadeiro Guru.
Um verdadeiro Sat Guru é absolutamente livre de paixão, raiva, egoísmo, ganância, ódio e egoísmo. Ele está além das tentações mundanas. Ele é capaz de remover a ignorância das pessoas. Ele pode eliminar qualquer tipo de dúvida. Ele pode dar lições práticas, fáceis de controlar a mente e os sentidos. Suas instruções são muito impressionantes. Mesmo um homem orgulhoso arrogante inclina sua cabeça diante dele. Ele é capaz de levar os alunos até a porta de Moksha. Ele pode remover os obstáculos, armadilhas e ciladas no caminho. Ele é versado nos Vedas. Ele é sem pecado. Ele é um oceano de misericórdia. Ele é amigo de todos.
Há algumas almas sáttvicas nestes dias, mas sábios que têm experiência Brahmica são muito raros. Estas almas sáttvicas não tem experiência direta e elas são confundidas com sábios liberados. Mesmo aspirantes sáttvicos que estão trilhando o caminho da Verdade, que possuem qualidades virtuosas devem ser adorados. Tais aspirantes também são muito raros. Algumas almas sáttvicas passam por Jivanmuktas. Isto é deplorável. Seus discípulos começam a adorá-los, gradualmente, eles ficam perdidos por se tornar um escravo ao respeito, honra e adoração. Maya devasta em uma variedade de formas. É muito difícil compreender os seus caminhos e operações.
Sem dúvida, há escassez de genuínos Gurus. Mas ainda há mais escassez de autênticos discípulos também.
Os aspirantes reclamam: "Não podemos conseguir bons Gurus nestes dias." Gurus também se queixam: "Nós não conseguimos bons discípulos nos dias de hoje." Quem está certo? Quem está errado? O tribunal de primeira instância não pode decidir este ponto. O assunto terá de ser seguramente colocado diante do Conselho Privado dos Jnanins. Um paciente pode avaliar os méritos de um médico logo que ele entra na sala de consulta? Discípulos ignorantes que não têm nem um pingo de experiência no caminho espiritual ao mesmo tempo começam a testar e examinar os Gurus. Eles fazem observações graves, algumas precipitadas, conclusões erradas e inferências a partir da aparência externa e formas de viver. Paramahamsas têm diferentes maneiras misteriosas na vida. Mesmo que você viva com eles ombro a ombro durante doze anos, quase não se pode compreender os seus corações e profundidade de conhecimento. Jnana e experiências espirituais são estados absolutamente internos. Aspirantes tolos correm de um Guru para outro Guru. Lastimável é a sua sorte!
Não cave aqui e ali covas rasas para obter água. O poço irá secar rapidamente. Faça um poço muito profundo em um só lugar. Centralize todos os seus esforços aqui. Você vai ter boa água durante todo o ano. Contudo, tente absorver completamente os ensinamentos espirituais de um preceptor somente. Beba profunda de uma pessoa. Sente-se a seus pés por alguns anos. Não fique vagando de uma pessoa para outra pessoa por curiosidade, perdendo a fé em um curto espaço de tempo. Não tenha a mente em constante mudança como de um degradado.
Com a ajuda de uma vela pode acender várias outras velas. Mesmo assim, uma alma realizada pode fazer várias outras pessoas realizar Deus, desde que estejam em condições adequadas para receber a luz transmitida por ele. Portanto serva o seu preceptor com grande devoção. Por compaixão à você um dia ou outro ele vai iluminá-lo. Ele vai te levantar. Espere pacientemente. Renda-se a ele completamente.
Só aquele que se senta aos pés de lótus de um preceptor, que tem conhecimento do Ser e que também é bem versado em conhecimento bíblico é capaz de compreender a verdade. Na Gita também, Chap. IV-34, o Senhor Krishna diz: "Conhece-lo por meio de prostração ao Guru, interrogatório e serviço. O sábio que conhecer a verdade vai te instruir em que o conhecimento do Eu”.
A iniciação nos mistérios de Brahman vai frutificar apenas na mente do discípulo que é sem desejos e irá produzir Jnana nele.
Demora muito tempo para o carvão para pegar fogo, mas pólvora pode ser inflamada num piscar de olhos. Mesmo assim, é preciso um longo tempo para acender o fogo do conhecimento para um homem cujo coração é impuro. Mas um aspirante com grande pureza de coração obtém conhecimento do Ser num piscar de olhos, dentro do tempo necessário para esmagar uma flor pelos dedos.
A não ser que você seja puro, você não será capaz de perceber a verdadeira grandeza de um sábio liberado. Quando ele aparece diante de você, você vai levá-lo por apenas um homem comum, e você não vai ser beneficiado. Você vai tentar descobrir defeitos nele por causa de sua natureza de detecção de erros (Dosha Drishti). Mesmo que o Senhor Krishna ou Sri Sankara esteja com você, Ele não vai fazer nada para você, a menos que você esteja apto para recebê-lo, a menos que você esteja pronto para receber as instruções espirituais.
É bem verdade que a mera graça de um Guru, seu toque, visão ou Sankalpa pode fazer maravilhas, mas isso não significa que o discípulo deve sentar-se ocioso. O Guru irá mostrar o caminho e remover obstáculos, armadilhas e ciladas. O estudante terá que colocar os pés sobre os degraus da escada do Yoga. A Gita diz: "atmana Uddharet ātmānam na ātmānam avasadayet- Deixe-o levantar o Eu pelo Eu, e não degradar-se." Cap. VI. 5.
A Graça do Guru é necessária para o discípulo. Isso não significa que o discípulo deve sentar-se ocioso e esperar um milagre do Guru para empurrá-lo diretamente ao Samadhi. O Guru não pode fazer Sadhana para o aluno. Ele pode orientar o aluno, sanar suas dúvidas, abrir caminho, remover armadilhas, perigos e obstáculos e lançar luz sobre o caminho. O próprio discípulo terá que colocar cada pé no passo do caminho espiritual. Ele próprio terá que colocar o seu passo em cada degrau da escada do Yoga.
Você terá que colocar cada passo seu no caminho espiritual ou degrau da escada do Yoga. Nenhum milagre vai acontecer ou empurrá-lo em Nirvikalpa Samadhi. Os professores podem inspirá-lo e tirar suas dúvidas e armadilhas. Tenha discernimento, descubra os pontos fracos e remova-os. Seja regular em sua meditação. Você vai atingir o objetivo rapidamente.
A Realização não pode vir para o aluno como um milagre feito pelo Guru. Buda, Jesus, Rama Tirtha fizeram Sadhana espiritual. Senhor Krishna prescreve: "Vairagya. . Abhyasa-desapego e prática "Ele não disse a Arjuna:" Vou dar-lhe Mukti diretamente ".
Quando não há intenso impulso interior para tomar as medidas definidas no caminho espiritual, você terá que tomar como recurso uma rigorosa Sadhana. Mas a Sadhana deve ser bem regulada e gradual. Deve haver progressão semelhante à subida de temperatura como em febre tifoide. Você deve colocar o seu passo na escada do Yoga assim como você coloca o seu passo na escada.
A distância não tem nada a ver entre um mestre e um discípulo. É a proximidade do coração que conta. Deve haver união perfeita entre o Guru e o discípulo. Só então o discípulo será imediatamente beneficiado.
O Sol está a uma distância muito longa e, contudo o lótus se alegra na parte da manhã, assim que vê o Sol. A Lua está a uma distância muito longa e, contudo as damas-do-lago explodem em alegria quando vê a Lua. As nuvens estão em uma longa distância e, contudo o pavão dança de alegria quando vê as nuvens. Mesmo assim, os amigos podem ser separados por uma longa distância e ainda assim eles podem ser bem unidos em laços de amizade e amor. A distância não é barreira. Gurus e discípulos podem viver em lugares distantes e ainda os Gurus podem ajudar os seus discípulos por suas fortes correntes de pensamento espirituais.
Este é um mundo estranho. Nós temos que aprender muitas lições. Até mesmo o discípulo que foi dedicado a seu Guru tenta destruir seu próprio amado Mestre mais tarde. Muitos obstáculos virão para o aspirante que cresce somente a cada passo. Estes irão desenvolver a sua força da alma; força interior e poder de resistência. O aspirante terá que mostrar sua força quando for colocado em condição adversa. Ele deve pensar e sentir que nada aconteceu.
Se você não tem Guru, tome a Deus, o Senhor Krishna, Senhor Siva ou Rama como seu Guru. Ore a Ele. Medite sobre ele. Cante Seu Nome. Lembra-se dele. Ele irá enviar-lhe um Guru adequado. Um guru pessoal é necessário no início. Ele o Guru dos Gurus só pode mostrar-lhe o caminho para chegar a Deus, e evitar as ciladas e armadilhas no caminho.



Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário