quarta-feira, 12 de maio de 2021

O Homem Que Não Fazia Nada

 


O Homem Que Não Fazia Nada

Um rei estava de visita a um dos templos do seu país. O rei providenciava quase todos os templos e queria ir verificar se tudo estava a ser bem administrado. Chegou na altura em que a prasad (comida abençoada) estava a ser distribuída. Pequenos bolos tinham sido preparados e oferecidos a Deus e estavam agora a ser distribuídos a todos os sadhus (caminhantes espirituais), os devotos e todos os criados que trabalhavam no templo.

O rei estava sentado a observar. Cada pessoa recebia um bolo. A um canto, estava um swami, sentado e sem fazer nada. Ele nem tinha estado no culto mas recebeu um bolo também. Ao ver isto, o rei chamou o homem que distribuía a comida. “Quem é aquele? Não parece fazer alguma coisa. Porque recebe ele prasad? Ele nem veio assistir à puja. O que faz ele aqui?”

“Maharaj, ele apenas está sentado aqui. Não sabemos o que ele faz. Nunca o vimos fazer coisa alguma.”

“Ah, então ele não faz nada?”

“Parece que não, senhor.”

“Deixa-me esclarecer isto”, disse o rei, avançando para onde o swami estava

sentado.

“Sadhu!”

“Sim?”

“Recebes comida aqui todos os dias?”

“Sim. Eles dão-me comida.”

“E que fazes tu para isso?”

“Nada.”

“Então não fazes nada e recebes comida?”

“Parece ser o que acontece.”

“Porque deverias tu receber comida se não fazes nada?”

“Bem. Maharaj, parece que essa é a tarefa mais difícil.”

“Ah, sim? Bem, eu também posso não fazer nada.”

“Está bem, Maharaj, podes experimentar.”

E o rei sentou-se em frente do swami com os olhos fechados durante uns minutos e depois disse: “Vês, eu não fiz nada. Disseste que era a coisa mais difícil de fazer.”

“Perdão, senhor, mas não estavas a fazer nada. Estavas a pensar em comprar mais uns cavalos para os teus estábulos.”

Imediatamente, o rei levantou-se e prostrou-se aos pés do sadhu. “Sim, agora eu compreendo. Fazer nada não quer dizer simplesmente estar sentado. A mente também deveria estar completamente parada. Eu estava a fazer alguma coisa – não fisicamente, mas mentalmente. Agora percebo o que queres dizer com ‘fazer nada’. “ E o rei chamou o homem que distribuía a prasad e disse-lhe, “De futuro, dá-lhe dois bolos em vez de um.”

A coisa mais difícil na vida não é fazer alguma coisa. Quando tu percebes que nenhuma das coisas no mundo, nenhuma pessoa, nenhuma das posições ou dos feitos te vão fazer feliz, então tu desistes e entregas o ego. Sentes, “Eu não tenho que estar a fazer alguma coisa ou a conseguir alguma coisa para mim.” Isso é sannyas ou renunciação. E então, todo o conhecimento e riqueza virão para ti.







Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!


Com Amor Janisleine Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário