quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Auto-Conhecimento

Capítulo Cinco

Bhakti Yoga

O que é Bhakti?


Bhakti vem da palavra "Bhaj", que significa “a ser ligado ou dedicado à”. É o amor altruísta puro misturado com reverência.
Bhakti é à base de toda a vida religiosa. Bhakti destrói Vasanas e egoísmo. Bhakti eleva a mente a alturas magnânimas. Bhakti é a chave-mestra para abrir as câmaras da sabedoria. Bhakti culmina em Jnana. Bhakti começa em dois e termina em um. Aqueles que lutam sobre o ponto: "Qual é superior Bhakti ou Jnana" estão tateando no escuro. Eles não entenderam o verdadeiro Tattva. Para Bhakti e Jnana é um.
Bhakti ou devoção na forma de Anuraga ou apego ao Senhor leva ao bem mais elevado ou a obtenção de realização de Deus. Quanto mais forte a ligação, mais rápido a realização.
Prahlada diz: "O Senhor Hari, posso ter o mesmo tipo de profundo amor duradouro por Ti, como as pessoas do mundo estimam para os objetos sensuais fugazes deste universo. Não pode essa Felicidade desaparecer do meu coração, quando penso em Ti”.  Uma bela definição de Bhakti. Estes pensamentos têm emanado do núcleo do coração de Prahlada. Eles são carregados de intenso sentimento e devoção.
É fácil ter uma coisa que é bonita. Deus é a beleza das belezas. Deus é a fonte de todas as belezas. Deus é a personificação da sempiterna beleza. Por isso, é muito fácil de amar a Deus.
Se você está ligado a um objeto finito, perecível como esposa ou filho, você se torna miserável quando sua esposa ou filho morre. Mas se você está apegado a Deus você obtém eterna, infinita bem-aventurança e paz. Um Bhakta aspira, portanto, algo imperecível e infinito.
Sem amor a vida do homem está vazia. Sem amor o homem vive em vão. O amor é vital. É tudo que permeia. O amor é uma grande potência. O amor é a seiva da vida. Dê amor. Ele será dado a você. Cultive este amor através do serviço, Japa, Satsanga e meditação.
O amor humano é tudo vazio. É mera atração animal. É paixão. É o amor carnal. É o amor egoísta. Ele está sempre mudando. É tudo hipocrisia e mero espetáculo. A mulher não se importa com seu marido quando ele está no papel de desempregado. Ela franze a testa para ele. O marido não gosta de sua esposa quando ela perde sua beleza por causa de alguma doença crônica. Você pode encontrar de verdade, amor duradouro somente em Deus. Seu amor não conhece mudança.
Um homem egoísta ama apenas o seu corpo. Depois, ele estende seu amor a sua esposa, filhos e amigos. Quando ele evolui um pouco, ele começa a amar o seu próprio povo, casta e aqueles que pertencem a seu próprio bairro. Depois disso, ele ama as pessoas de seu próprio distrito. Seu coração se expande ainda mais. Em seguida, ele ama as pessoas de seu próprio país. No longo prazo, ele desenvolve o sentimento de fraternidade universal. Ele começa a amar qualquer homem, em qualquer parte do mundo.
Devoção é a semente. A fé é a raiz. Serviço de Bhagavatas é a rega. Auto rendição é a flor. Comunhão com o Senhor é o fruto. Este é o caminho do Bhakti Yoga.
No Bhakti Yoga, há aprendizagem, não é necessária nenhuma erudição profunda dos Vedas. O que se quer é um coração devocional, sincero. Qualquer um pode cantar ou repetir o Seu Nome. Tukaram foi um camponês analfabeto. Ele não podia nem mesmo assinar o seu nome. Através da devoção e da graça do Senhor Krishna tinha conhecimento superintuitivo. Seus Abhangas famosos ou canções são textos para estudantes M.A. em Universidade de Bombaim. Sri Ramakrishna Paramahamsa também foi um analfabeto. Quando ele viveu ao templo Dakshineshwar, ele teve o conhecimento divino através da Graça da Mãe Kali e do Advaita Guru Sri Swami Totapuri.
A partir de um estudo cuidadoso das vidas destes dois santos, é bastante claro que existe uma fonte de conhecimento dentro do coração e que qualquer um pode tocar essa fonte através da devoção sincera.
"Eu me curvo ao Senhor Narayana ou Senhor Shiva ou o Senhor Krishna." Isto é Bhakti Yoga. "Eu sou o Eu em tudo." Isto é Jnana Yoga.
Homens em sua relação social e doméstica desenvolvem o amor, carinho, Prema, Preeti, admiração, reverência, admiração e outros sentimentos. Isso não pode servir ao propósito de vida. É somente quando a pessoa desenvolve a devoção ou Bhakti a Deus que o verdadeiro propósito da vida é adquirido. A devoção é a consumação das emoções acima.
Ele não pratica Pratyahara. Ele tenta buscar-se afogado no Prema do Senhor. Ele tenta corrigir sua mente, quer no seus pés de Lotus ou rosto encantador. Consequentemente Pratyahara segue inconscientemente. Um Raja Yogui pratica Pratyahara deliberadamente. Um Jnana Yogui não praticam Pratyahara, mas tenta identificar-se com o Eu oculto em todos os objetos. Ele tenta remover o véu que cobre o Atman dentro dos objetos pela força da Vedantica Nididhyasana. Ele nega os nomes e formas e se identifica com a toda-penetrante consciência escondida.
Um sábio diz: "Este mundo saiu de Ananda (bem-aventurança); que subsiste na Ananda e ele se dissolve em Ananda”. Um devoto diz: “Este mundo saiu do amor; subsiste no amor e se dissolve no amor.” Em Ananda amor está escondido. O sábio ama a seu Atman. Ele é dedicado à seu Atman. No amor, Ananda está escondido. O devoto ama sua Amada e dança de alegria.
Dvaita (dualismo), Vishishtadvaita (monismo qualificado) são diferentes etapas ou diferentes degraus na escada filosófica. O pico mais alto é Advaita. A realização de Dvaitins e Vishishtadvaitins também são bastante verdadeiro e correto de seus pontos de vista. Um pouco mais de Sadhana e compreensão fará com que eles desembarquem em realização Advaitica pura.
No Bhakti Yoga, há três coisas, ou seja, Amante, Amado e Amor. Assim que o amante sabe que ele é idêntico com o Amado, há um fim para Bhakti. Amanhece Jnana. Dualidade desaparece. Quem está amando a quem agora?
De acordo com Advaita Vedanta, a devoção é o pensamento constante na fórmula: "Eu sou ele" ou "Eu sou Brahman".
Um Bhakta diz: "Obtenha conhecimento de Deus em primeiro lugar. Assim, só vai ficar Prema, o amor ou devoção por Ele". Um Jnani diz na outra maneira: “O conhecimento é o fruto de Bhakti ou devoção”
Conhecimento perfeito é todo amor. O amor perfeito é todo o conhecimento.
Assim como a tomada de alimento traz Tushti (satisfação), Pushti (alimento para o corpo), e cessação da fome, assim também Bhakti traz Vairagya e Jnana, ao mesmo tempo.
Bhakti destrói o egoísmo e Vasanas assim como o fogo destrói a madeira. O Bhaktas não liga para Mukti mesmo. Eles preferem sempre a falar uns com os outros sobre o Senhor, para servir a Bhagavatas, os pobres e os doentes, para cantar Seu Nome e glórias, fazer prostrações a Ele, a sacrificar tudo a Ele, tomá-Lo como seu objetivo supremo e trabalho incondicional, sem reservas e auto entrega a Ele. Mukti vem a eles sem ser convidado. Mukti é a mão-empregada. O Vibhutis do Senhor, Siddhis e Riddhis são deles que eles não querem.
Inabalável Bhakti ou devoção ao Senhor e na companhia de Bhagavatas são os meios para alcançar felicidade suprema.
Puja é a adoração do Senhor. Este é Upasana que ajuda o devoto a sentar-se perto do Senhor ou para comungar com Ele. Ela purifica o coração e estabiliza a mente. Ele preenche a mente com Suddha Bhava e Prema, ou amor puro pelo Senhor. Ela transforma gradualmente o homem em um ser divino.
Tenha amor intenso na direção do nome do Senhor Krishna (Bhagavan-Nam-Prem). Todas as suas misérias chegarão a um fim. Draupadi se refugiou em seu nome quando ela estava em grande angústia. O Senhor a salvou.
Fé ou Bhakti só em Hari pode trazer salvação. Construa um templo de ouro dentro do seu coração. Senhor Krishna quer apenas a sua sincera devoção.
Deus é amor. Redime amor, unifica e eleva.
O amor é representado pelo presente. A Alegria é representada por cantar.
Não há virtude maior do que o amor. Não há tesouro maior do que o amor. Não há Dharma mais elevado do que o amor. Não há religião maior que o amor, porque o amor é Deus e Deus é Amor. Amor purifica. Amor transmuta. Amor redime. Amor subjuga. Portanto acenda a luz do amor em seu coração, ó Amado Prem.
Não há poder maior do que o amor. Por amor do Brahman sem forma assume a forma do Senhor Hari com quatro mãos para agradar Seus devotos. O Senhor vai atrás de Seus devotos com comida e água em suas mãos, mesmo para as florestas. Foi o amor que impulsionou Buda, Senhor Jesus, Ekanath e muitos outros santos para ensinar os segredos de escrituras para a humanidade. O amor é um bastão mágico nas mãos de um devoto. Ele exerce de uma forma majestosa e traz o mundo todo sob seu domínio. Aquele que é dotado de puro amor é o verdadeiro imperador dos três mundos.
Prema é intenso, puro amor desinteressado ao Senhor. Prema é amor concentrado. Prema traz o rosto devoto à face com o Senhor. Bhakti culmina em Prema. Prema é Divino Néctar. Prema destrói dores e tristezas e faz um imortal feliz e pacífico. É muito difícil descrever a natureza de Prema. Você terá que experimentar por si. Cultivá-la através de Japa, Smaran, Kirtan, Satsanga, oração, serviço de devotos e estudo do Ramayana, o Bhagavata, etc.
Amar em religião é uma ciência. É a efusão do coração de um devoto em seu Amado. É o resultado natural de um devoto quando ele é libertado das impurezas e distrações de sua mente. Há Ananda no amor. O amor é uma força divina e misteriosa que transforma o homem em Divindade. É o amor que configura uma verdadeira comunhão com o Senhor.
A tendência para o amor é natural e é implantado nos corações de todas as pessoas. Não há, de fato, nenhuma pessoa de qualquer tipo que não tenha uma aptidão natural para amar e ser movido por amor. Você terá que desenvolver essa emoção natural do amor a um grau considerável. É necessário purificá-la por destruir o egoísmo de todos os tipos. Você deve torná-lo universal.
O mundo precisa hoje é da mensagem do Amor. Acenda a luz do amor em seu coração. Ame tudo. Inclua todas as criaturas no abraço do seu amor. As nações podem ser unidas somente por puro amor. A Guerra Mundial pode ser posta ao fim somente pelo amor mútuo. A Liga das Nações não pode fazer muito. O amor é uma cola divina misteriosa que une os corações de todos. É um bálsamo de cura mágica Divina de potência muito alta. Carregue cada ação com o amor puro. Mate a astúcia, ganância, desonestidade e egoísmo. É extremamente cruel tirar a vida dos outros usando gás venenoso. Este é um pecado capital. Os cientistas que preparam o gás no laboratório serão punidos pelo Senhor. Não te esqueças do dia do julgamento. O que você vai dizer ao Senhor, então, ó mortais que correm atrás de poder, domínios e riqueza? Tenha uma consciência limpa e um coração amoroso. Você vai entrar no Reino de Deus.
Desenvolva o amor universal. Isso irá ajudá-lo a viver em paz com todos os homens e todas as criaturas. Amor e paz são inseparáveis. Onde há amor, há paz e onde quer que haja paz está o amor.
Desenvolva um coração que vai explodir em lágrimas de alegria ao ouvir o nome do Senhor. Permita que as ondas de amor surjam constantemente em seu coração. Sinta o calor do abraço divino. Aproveite o Sol do amor divino. Saboreie a felicidade do eterno. Beba profundamente o néctar do amor divino.
Você realmente quer Deus? Você realmente tem sede de Seu Darshan? Você tem verdadeira fome espiritual? Você pode ministrar palestras emocionantes sobre Bhakti. Você pode escrever vários volumes sobre Bhakti Yoga e, contudo você pode não possuir um grão de devoção. Aquele que tem sede de Darshan de Deus irá desenvolver amor, Ele se revelará. Deus é uma questão de oferta e demanda. Se houver demanda sincera de Deus, a oferta virá de uma só vez.
No Bhakti Marga cinco coisas são indispensavelmente necessárias. (1) Bhakti deve ser do tipo Nishkamya. (2) Deve ser Avyabhicharini também. (3) Deve ser Sadat (contínua). (4) O aspirante deve ter Sadachara completo (conduta correta). (5) O aspirante deve ser muito sério e deve fazer corretamente suas as práticas. Então a realização vem rapidamente.
Sem gráfico ou bússola é muito difícil de comandar um navio no oceano. Ainda assim, é muito difícil ter uma viagem segura neste oceano de Samsara, sem uma vida disciplinada e bem-regulamentada, sem conduta correta e devoção ao Senhor.
A linguagem do amor é a linguagem das lágrimas. Banhe os pés de lótus do Senhor constantemente com suas lágrimas de arrependimento, viraha e Prema no templo de seu coração. Você vai conhecer agora o seu Amado. Você irá desfrutar agora a felicidade da comunhão com o Senhor.
Mesmo para um quarto de segundo, o tempo necessário para as pálpebras fecharem e abrirem, se sua mente não fugir dos pés de lótus do Senhor, isto é, se a sua devoção é como Taila-dhara (fluxo de óleo) em todos os momentos, você terá toda a riqueza dos três mundos à sua disposição. O Senhor concede uma garantia nesse sentido definitivamente. Ele vai acompanhar tal devoto por onde passar. Ele usa o pó dos seus pés como Seu Tilak em sua testa.
Sudama veio ver o Senhor Krishna, seu amigo. O Senhor Krishna estava falando com Radha. Como Sudama estava vestido com trapos, estava hesitando em entrar no palácio. O guarda informou Senhor Krishna: "Ó Senhor, um pobre brâmane chamado Sudama que está vestido de trapos está aguardando no portão do palácio." Sri Krishna não permitiu que o guarda falasse mais uma palavra.  A palavra de Sudama era suficiente. Ele correu para fora da sala com os pés descalços gritando: “O Meu caro Sudama, meu doce amigo”. Radha estava um pouco irritada, porque Sri Krishna deixou a sala abruptamente sem lhe dizer uma palavra sequer. Krishna veio para dentro do palácio em poucos minutos, com Sudama. Ele notou que Radha estava com um humor triste. Ele sabia a causa. Ele disse a ela "Cara Radha, me perdoe. Eu sou o escravo dos meus devotos. Eu os amo mais do que meu próprio eu”. O Senhor Krishna sentou Sudama em seu próprio assento e pegou o pacote de arroz cozido de Sudama, visto que ele estava se sentindo tímido para dar este pobre presente.
Senhor Krishna colocar em sua boca o arroz cozido e disse em êxtase arrebatador: "Ó Radha, nunca, nunca antes eu provei uma coisa tão gostosa".
Quando você tiver uma forte determinação para fazer Japa ou meditação por uma ou duas horas, você deve fazê-lo lentamente com devoção. Você não deve apressar-se rapidamente com uma mente pensante e agitada por outro trabalho, assim como o empreiteiro de um edifício apressa seu trabalho com materiais ruins e engana o proprietário. Você não pode enganar a Deus. Você vai enganar a si mesmo. Você não terá o benefício completo de Japa e Dhyana.
Constância na adoração de Deus é chamado Nishtha. O devoto fica bem estabelecido em sua devoção ao Senhor. O devoto recebe Aasakti ou ligação com Senhor quando ele avança em sua devoção com intensa e profunda meditação.
Cante os nomes do Senhor. Cante suas qualidades. Lembre-se dele. Medite sobre Suas qualidades. Esta é a essência do Bhakti Yoga.
Quando você tem devoção perfeita e amor para com Deus (Poorna Prema), o mundo inteiro estará sob seu controle.




Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário