quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Auto-Conhecimento

Culto ao Ídolo


Ídolo ou Murthy (Vigraha), Sol, Fogo, Água, Ganga, Saligram, Linga são todos símbolos ou Prateekas de Deus que ajudam os aspirantes a atingir unidirecionalidade da mente e pureza de coração. Um símbolo é absolutamente indispensável para a fixação da mente. Os cristãos também têm o símbolo 'cruz'. A mente grosseira precisa de um símbolo concreto como um suporte ou alambana; uma mente sutil requer um símbolo abstrato. Mesmo um Vedantino tem o símbolo do OM para a fixação do vaguear da mente. No início da concentração ou meditação não é possível sem um símbolo.
O devoto sobrepõe sobre o ídolo concreto o Senhor e Seus atributos. Ele faz Shodasopachara para o ídolo, os dezesseis tipos de retribuir respeito ou serviço para o Senhor, como Padyam (água para lavar os pés), Arghyam, Asana (assento), Snana (banhos), oferecendo roupas, Achamana (água para beber), aplicação de pasta de sândalo, oferecendo flores (Archana), queimando incenso, ondeando luzes e cânfora; Maha Naivedyam, etc. A mente errante é fixa agora nesta forma de adoração. O aspirante sente gradualmente a proximidade do Senhor. Ele alcança a pureza de coração e lentamente aniquila o seu egoísmo.
Mesmo adorando um pequeno ídolo, ele tem que repetir o Purusha Sukta e pensar no Virat Purusha com inúmeras cabeças, olhos incontáveis, incontáveis mãos, que se estende para além do universo, e do Senhor ou Atman que habita nos corações de todos os seres.
Para um Bhakta ou um sábio, não há tal coisa como Jada ou matéria insensível. Tudo é Vasudeva ou Chaitanya-Vasudevah sarvam iti. O devoto contempla, na verdade, o Senhor nos ídolo. Narsi Mehta foi posto à prova por um Raja. O Raja disse: " O Narsi, se você é um devoto sincero do Senhor Krishna, se como você diz que ídolo é o próprio Senhor Krishna, que este ídolo se mova" De acordo com a oração de Narsi Mehta, o ídolo moveu. O sagrado Touro Nandi do ídolo Shiva anteriormente pegou a comida oferecida por Tulasidas. A Murti tocou em Mira Bai. Ela estava cheia de vida e Chaitanya para ela.
Como sublime é a filosofia Hindu e o modo de adoração Hindu! Não para ou finaliza somente à adoração de ídolos. O Sadhaka é levado passo a passo para estágios mais elevados de devoção e Samadhi ou comunhão através da adoração do ídolo. Embora ele adore o ídolo, ele tem que manter ante de seu olho mental, o Senhor que a tudo permeia. Ele tem que sentir a sua presença em seu coração e em todos os objetos. As formas e as funções de culto, Puja-Vidhi e os segredos do culto que são descritos nas escrituras hindus são cientificamente precisos e altamente racionais. São somente as pessoas ignorantes que não estudaram as escrituras, que não estão associadas com os devotos e grandes almas difamam adoração os ídolos ou Murtis.
Muitas pessoas Inglesas instruídas não dão qualquer importância para Prasad quando elas o obtém a partir do Mahatma. Este é um erro grave. Prasad é um grande purificador. Como eles são criados no estilo de vida ocidental, eles têm assimilado o espírito de ocidentais e esquecido o espírito dos verdadeiros filhos dos Rishis indianos de outrora. Viva por uma semana em Brindavan ou Ayodhya ou Benares ou Pandarpur e você vai perceber a glória e os efeitos milagrosos da Prasad. Muitas doenças incuráveis são curadas. Muitos aspirantes devocionais sinceros obtêm experiências espirituais maravilhosas de somente uma mera Prasad. Prasad é uma panaceia. Prasad é um elixir espiritual. Prasad é a Graça do Senhor. Prasad é uma cura para tudo e uma “pick-me-up” ideal. Prasad é uma encarnação de Shakti. Prasad é a Divindade em manifestação.
Devotos do Senhor Krishna deve sentir que toda forma é a forma do Senhor Krishna. Eles não devem mudar esse Bhava ou atitude mental, mesmo se um assassino aparece diante deles para matá-los. Se forem estabelecidos neste Bhava, a natureza do assassino será alterada ou algum outro homem vai matar o assassino. Se o Bhava muda, eles devem cultivá-lo novamente e novamente.
Sinta a sua presença sempre. Reconheça sua presença em todos os lugares. Leve sua presença onde quer que ande. Lembre-se sempre Dele. Viva nele. Você não precisa ler muitos livros. Você não precisa vagar em busca de Gurus. Você não precisa plantar bananeira por 12 anos. Você não precisa fazer Aswini Mudra para abrir a Kundalini. Eu lhe dei a essência de todas Sadhanas. Está é a essência de todos os Vedas. Pratique-o. Acredite em mim. Isso é muito fácil. Ele certamente irá dar-lhe Moksha. Eu te asseguro.
Aqueles que adoram Hiranyagarbha irão para Brahmaloka ou Satyaloka. Eles esperam lá para o tempo de vida de Brahma. Quando o Brahmanda se dissolve durante o Pralaya, eles entram no Supremo ou Para Brahman, juntamente com Hiranyagarbha. Só então eles perdem o seu senso de individualidade. Hiranyagarbha Upasana é a adoração do aspecto da vida de Ishvara.
Meditação em Saguna Brahman afasta calamidades. O devoto recebe poderes embora ele não queira. Listam Siddhis sob seus pés. Ele recebe emancipação por etapas sucessivas. Isso é chamado de Krama Mukti ou emancipação progressiva em contraste com a Sadyo Mukti ou emancipação imediata alcançada por um Jnani. O devoto vai para Brahmaloka primeiro e depois entra em Nirguna Brahman. Isso é chamado de Krama Mukti. O Jnani é absorvido diretamente em Nirguna Brahman. Esta é a diferença.
Saguna upasakas ou aqueles que meditarem sobre a imagem do Senhor deve fazer Trataka primeiro com os olhos abertos até que eles podem visualizar claramente, imagem bem definida. Mais tarde, eles podem visualizar a imagem com os olhos fechados. A imagem deve ser muito agradável para a mente e os olhos. Ele deve ter uma boa e agradável prática. Quando tiver criado uma forte imagem mental do seu Senhor na mente pela prática contínua de meditação em uma forma, você não deve perturbar a imagem mental, alterando a imagem. Atenha-se a mesma imagem e fortaleça e alimente a imagem mental através da prática repetida de Trataka, visualização e meditação constante na forma. Através da força do hábito a mesma imagem mental aparecerá com bastante facilidade em sua mente. Às vezes você pode mudar até mesmo o seu Mantra ou manifestação quando a mente está cansada ou quer variedade, mas não mude a sua imagem mental ou Bhava.
Não se se preocupe se você não é capaz de ter a perfeita visualização da imagem do Senhor com os olhos fechados. Continue a sua prática vigorosa e regularmente. Você vai conseguir. O que se quer é Prema para o Senhor. Cultive esta cada vez mais. Deixe fluir sem cessar, de maneira espontânea. Esta é mais importante do que a visualização.
Um pedaço de papel branco comum ou papel colorido não tem valor. Você joga-o fora. Mas se há selo ou imagem do Rei ou Imperador no papel (notas de dinheiro), você o mantem seguro em sua bolsa de dinheiro no corpo. Mesmo assim, um simples pedaço de pedra não tem valor para você. Você joga-lo fora. Mas se você vê a pedra Murti do Senhor Krishna em Pandarpur ou qualquer outro Murti em santuários, você abaixa a cabeça com as mãos postas, porque há o selo do Senhor sobre a pedra. O devoto sobrepõe sobre a pedra Murti seus amados e todos os atributos do Senhor. O culto das imagens é muito necessário para iniciantes.
Mesmo adorando o Pratima (ídolo) Ishvara está muito satisfeito. O Pratima é composto de cinco elementos. Cinco elementos constituem o corpo do Senhor. O ídolo permanece como um ídolo. Mas o culto vai para o Senhor. Não há nada errado em adorar um ídolo no início. Você deve sobrepor Deus e Seus atributos no ídolo. Você deve pensar no Antar-Atma que está escondido no ídolo.
Em Bhava Samadhi a mente do devoto é altamente elevada através de pura emoção e devoção. Ele se esquece do corpo e do mundo. Sua mente está inteiramente absorvida no Senhor.
Ouça o sussurro divino em silêncio. Perceba o poder da fé. Sinta a graça sustentadora de Deus. Sabia a maneira de libertar-se. Construa o santuário de amor ou o templo de devoção em seu coração. Entre no silêncio. Aproveite a vida transcendente.
Esqueça o universo, esqueça o corpo, esqueça tudo. Medite sobre a glória do Seu nome. Seja fixo em Seu Nome. Funda-se em Seu Nome. Seu Nome salva milhões da roda de nascimentos e mortes. Portanto desenvolva o gosto (ruchi) e amor para o Seu nome. Você não pode viver só de pão, mas você pode viver em Nome do Senhor Krishna. Todas as potências ou Saktis divinas estão escondidas em seu nome. Desperte o Mantra-Chaitanya que está escondido em Seu nome pela repetição constante e tenha união eterna com Ele.
Deus é justo. Ele pune os malfeitores para levá-los para o caminho certo, para corrigir e educá-los. Ele não quer que seus filhos repitam o mesmo ato maligno. Esta é a Sua misericórdia. Este é o Seu amor.
Os caminhos de Deus são muito misteriosos. Dor, sofrimento, doença, perda, decepção, fracasso são as Suas bênçãos disfarçadas para fortalecer seus filhos e levá-los para seu lado. Meu caro carneiro aprenda seus caminhos, e se torne sábio. Não perturbe sua mente por insignificantes incidentes na vida. Cresça forte. Evolua.
Deus priva a pessoa de sua riqueza, esposa, filho, etc., se Ele quer levá-lo para o seus pés de Lotus. Não resmungue meu caro Prem! Diga com ousadia: "Seja feita vossa vontade, ó Senhor!" E se alegre. Tenha perfeita confiança Nele. Sirva sinceramente e deixar o resto para Deus.
Você não precisa ficar deprimido em qualquer motivo. Por Tapas, você pode conseguir qualquer coisa. No nono capítulo do Gita, 31 Sloka, o Senhor Krishna dá forte palavra de segurança: "Kaunteya pratijaneehi na me bhaktah pranasyati - O Filho de Kunti! Sabe tu com certeza que Meu devoto não perece". Seja sempre alegre. Onde é a sala para lamentação quando você é um devoto do Senhor Krishna. Ele dá todo o dom da Sua Bhaktas. Vá em frente com a sua Sadhana. Gaste o seu tempo bem. Sua natureza simples (Arjava) e clara são grandes ativos espirituais para você. Um futuro brilhante o espera. Caminhe adiante. Faça de forma diligente. Aumente a sua caridade. A caridade cobre uma multidão de pecados. É um grande purificador do coração: (. Gita Cap. XVIII-5) "Yajno danam tapaschaiva pavanani maneeshinam".
O seu progresso espiritual será muito pobre se não tiver seguido estritamente as minhas instruções espirituais. Faltam sinceros esforços em você. Se você foi sincero e regular na prática espiritual, você deve ter tido vislumbres da graça divina, de uma forma ou de outra.
As Gopis de Brindavan eram devotas maravilhosas do Senhor Krishna. Elas entregaram-se totalmente ao Senhor. O Senhor Krishna diverte-se com sua flauta em uma noite iluminada pela lua. As Gopis apressaram-se imediatamente para onde o seu amante estava. Suas mentes foram absorvidas em Krishna. Elas esqueceram tudo quando ouviram a flauta.
A vereda do amor é realmente muito estreita. Ele não pode conter dois. Onde há "eu", o Senhor não é. Onde há o Senhor, este "eu" deixa de ser.




Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário