quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Auto-Conhecimento

Para Bhakti
Você pode ter Darshan do Senhor Shiva nesta mesma vida. Muitos já realizaram. Você também pode realizar. O que o outro alcançou pode ser alcançado por você também. Não há dúvida disso. Não peça por qualquer benção dEle. Sempre que há este pedindo benção não há verdadeira devoção. Ele se torna comerciante. Ele se torna loja de manutenção ou de negócios. Você não deve negociar com Deus. O ame por causa do amor. Tenha absoluta Nishkamya, Ananya Bhakti. Não peça até mesmo Mukti. Mukti é serva da Rainha-devoção. Ela vem por si só.
Mera Darshan da divindade tutelar não será suficiente. Conhecimento do Ser também é necessário. Nam Dev teve Darshan do Senhor Krishna várias vezes, e ele ainda não era um sábio totalmente desenvolvido. Uma vez Gora, um oleiro santo tocou na cabeça de Nam Dev em uma reunião de devotos e declarou que ele era kaccha ou inexperiente. Então Nam Dev aproximou de um Vedantin, Vishoba Khesar no templo de Mallikarjun para a iniciação nos mistérios de Kaivalya. Nam Dev encontrou Vishoba Khesar no templo em uma postura estranha. Khesar estava com um estado meditativo. Ele estava deitado e esticando os pés no Shiva Lingam. Nam Dev disse: "O venerável Swami, por que tu deitas com teus pés no Shiva Lingam" Khesar respondeu: "Por favor, coloque meus pés no lugar onde há não Shiva Lingam." Nam Dev tentou manter os pés em vários lugares, mas ele encontrou um Shiva Lingam onde quer que ele colocasse os pés. Nam Dev foi golpeado com admiração. Prostrou-se aos pés de Khesar e suplicou-lhe para iniciá-lo nos mistérios do Atman. Nam Dev voltou a Pandharpur com o conhecimento do Ser. Agora só ele tornou-se Pukka ou totalmente iluminado, ou seja, com a perfeição alcançada ou mais alto conhecimento.
Deus, a alma individual, e o mundo são realmente uma unidade. Sua separação aparente é apenas uma ilusão. Dissolva todas as diferenças ilusórias. Remova todas as barreiras que separam o homem do homem. Perceba a unidade subjacente e seja livre.
Prahlada ora ao Senhor Hari, do fundo do seu coração: “O Senhor, em qualquer nascimento que eu possa passar, deixe-me ter devoção inabalável aos teus pés de lótus" O mundo precisa hoje tais devotos a disseminar Bhakti em todo o comprimento e largura da Terra.
Quando o coração é purificado, a mente é naturalmente voltada para Deus. O aspirante é atraído para Deus. Eventualmente, ele é absorvido no Senhor, através do amor puro, auto entrega e adoração. O Bhakta agora se torna uma entidade cósmica. Ele tem a vida cósmica. Ele tem uma vida contínua. A individualidade torna-se uma entidade cósmica.
O que é Jnana? Ver fios em tecido, argila em vasos e jarros, ouro em ornamentos, ferro em vários tipos de ferramentas, madeira em cadeiras, bancos e portas é Jnana. Ver Deus ou Atman em todos os seres vivos e sentir que Deus está sentado em seu coração e nos corações de todos é Jnana (Vasudevah sarvam iti). Bhakti, quando fica desenvolvido, traz Jnana. Quando Bhakti atinge a maturidade, Jnana desponta por si só. O fruto do Ananya Bhakti é Jnana. Upasana é de dois tipos, ou seja, Prateekopasana e Ahamgrahopasana. No primeiro tipo, Prateeka ou símbolo é usado para a meditação. No segundo tipo, Prateeka ou símbolo usado é a Si mesmo como objeto de meditação. O anterior é o método do Bhakta. Este último pertence a não dual Vedantins. Aquele que superou o primeiro tipo de Upasana é recomendado dedicar-se a superior Ahamgrahopasana onde ele medita sobre o seu próprio Atman como seu próprio Ser puro.
Jnana é o fruto de Bhakti. Bhakti destrói ódio, inveja, luxúria, ira e ganância, enche o coração com o amor divino e remove todas as barreiras que separam o homem do homem. Quando isso é feito, o aspirante contempla a unidade em todos os lugares, percebe a unidade do Eu, e experimenta a visão cósmica que está além da descrição.

A devoção a Atman é Bhakti, de acordo com Advaita Vedanta. Este é o maior Bhakti. Isso inclui Prema Bhakti, Para Bhakti, Apara Bhakti. Um Advaita Vedantin é um adorador do Senhor Shiva, Hari, Rama, Krishna, Durga, Gayatri, Alá, Jeová, etc. Ele não é um Bhakta sectário. Seu coração é expandido ao infinito.
A devoção a Atman é a mais elevada forma de Bhakti. Isto é conhecido como "paramarthika Bhakti". O estudante de Jnana Yoga adora seu próprio Eu como Atman: "Eu sou Sat-chit-ananda Akhanda Paripoorna Brahman". Existe alguma devoção maior do que esta?
Prahlada, o filho nobre de Hiranyakasipu meditava com sua mente pura e apreciava a suprema felicidade sem a menor diferença em Nirvikalpa Samadhi. Ele sentou-se estático em Nirvikalpa Samadhi para 5000 anos.
Senta a sua presença em todos os lugares. Esforce-se incessantemente para fixar sua mente no Senhor. Constantemente tente e comtemple o teu amado em todas essas formas. Silenciosamente repita Seus Nomes. Às vezes cante Seus Nomes. Silenciosamente faça Kirtan. Funda a mente Nele. Alegre-se em silêncio Nele.

Sinta o tempo todo que o corpo é um templo de Deus em movimento, seu escritório ou local de trabalho um grande templo ou Brindavan, e cada atividade, como andar, comer, respirar, ver, ouvir, ler, etc., são ofertas ao Senhor. O trabalho é adoração. O trabalho é a meditação, quando feito no espírito certo. Trabalhe por causa do trabalho, sem qualquer motivo, sem a ideia de ação (Eu sou o fazedor, eu sou o desfrutador), e sem expectativa de frutos. Senta que você é um instrumento nas mãos de Deus e que Ele trabalha através de seus órgãos. Sinta também que este mundo é uma manifestação do Senhor, ou Visva Brindavan e seus filhos, esposa, pai, mãe e outras relações são as imagens ou filhos do Senhor. Veja Deus em cada rosto e em cada objeto. Se você desenvolver esta mudança de ângulo de visão e Bhava divino pela prática prolongada e constante, todas as ações se tornarão Puja ou culto do Senhor. Isto é perfeitamente suficiente. Você terá a realização de Deus em breve. Este é o Yoga dinâmico. Este é um Sadhana fácil. A partir de agora não traga suas velhas desculpas esfarrapadas: "Swami, eu não tenho tempo para fazer práticas espirituais" Se você regularmente praticar este Yoga dinâmico por três meses, você vai se tornar totalmente mudado estando completo. Realize agora a sua identidade e relacionamento íntimo com todos os seres, com formigas e cães, elefantes e tigres, muçulmanos e hindus, judeus e cristãos. Não existe um grau de diferença na manifestação ou expressão. Todas as formas pertencem a Deus ou Saguna Brahman. Quando você olha para uma árvore ou um arbusto, um sikh ou um muçulmano esforçar-se para contemplar no véu da formar a consciência real escondida. Se você fizer isso por algum tempo, você vai sentir alegria indizível. Todo o ódio cessará. Você irá desenvolver Amor Cósmico ou unidade de consciência. Esta será uma experiência magnânima.
Kabir diz: "o que é o uso de abluções e limpeza de dentes? E o que são prostrações na mesquita? Com engano no coração são orações oferecidas. Então o que se aproveita uma viagem a Meca? Hindus jejuam em 24 dias de Ekadasi. Os muçulmanos jejuam em 30 dias. Então eu suplico, me esclareça que se passaram onze meses e fizeram apenas um mês, concorda? Hari é feito para habitar no Oriente, Allah no Ocidente. Mas o buscam em seu coração. Você vai encontrá-lo lá tanto Karim e Rama. Se Deus está somente na mesquita, a quem o país a fora pertence? É suposto Rama estar nos lugares de peregrinação e em suas imagens. Mas eles não o encontraram ainda. Quem disse que os Vedas e o Alcorão são falsos? Eles são assim àqueles que não pensam. Dentro de todos os corpos há um somente e não outro. Homem ou mulher, eles são somente Tua forma. Kabir é apenas uma criança de Deus, Rama e ele são o seu Guru e pobre semelhante”.
Somente o amor puro pode remover todas as barreiras que separam o homem do homem. Somente o amor puro pode erradicar todos os tipos de aversões e preconceitos irracionais, a intolerância; ódio, etc. Somente o amor puro pode unir um judeu e um cristão, um hindu e um muçulmano, um católico e um protestante, um brâmane e um não-brâmane, um Vaishnavite e uma Saivite, um Samajist e uma Sanatanist, um Ramanandi e um Sakta, um alemão e um inglês, um sannyasi e vairagi, um chinês e um japonês em uma plataforma comum e no âmago dos corações também.
O aspirante, gradualmente, começa a sentir que o Senhor adorado está no ídolo, nos corações de todas as criaturas, e em todos os nomes e formas deste universo. Ele começa a sentir a sua presença em todos os lugares.
Aquele que vê o Senhor somente no ídolo é um Bhakta de um tipo inferior. Aquele que contempla o Senhor somente nos Bhaktas e ao mesmo tempo em que tem o conceito "Ele é um homem mau, ele não é um devoto", é um Bhakta do tipo medíocre. Aquele que vê somente o Senhor por toda parte, que vê o mundo inteiro como o Senhor Krishna (sarvam iti Vasudeva) é um Bhakta do primeiro tipo de classe.

Assim como o açúcar permeia a guloseima, assim também Deus permeia o mundo todo. O mundo inteiro está contido no Senhor. O primeiro Mantra de Isavasya Upanishad é: "Isavasyam idam sarvam - Este mundo é habitado pelo Senhor”.
Negue o drishya (nomes e formas) e contemple em seu lugar Senhor Hari em todos os lugares. Esqueça o corpo. Esqueça os ambientes. Viva somente na consciência do Senhor Hari. Este é Baddha-Samadhi.

O Senhor habita em cada criatura. Contemple o Senhor em todos os objetos, em todas as manifestações. Ele está na respiração; na voz; nos seus olhos. Ele é a vida da sua vida, a alma de sua alma. Não faça distinção entre um hindu e uma Mussalman, um protestante e um católico, um Saivite e uma Vaishnavite.
Quando você se deparar com um mendigo em farrapos, curve-se diante dele com as mãos postas. Por mais que a imagem possa ser distorcida é a imagem do Senhor.
Quando Rama perguntou Hanuman como ele pensava nele, Hanuman disse: "Quando penso que sou corpo, eu sou teu servo, Senhor. Quando eu sinto, sou Jiva, sou sua parte, quando eu sinto que eu sou Atman, você e eu somos um”.
O Bhakta avançado funde-se em seu Amado. Ele mergulha sua personalidade em seu objeto de adoração e cultos (sua Ishtam). Ele mergulha nas profundezas do Ser Divino. Ele mergulha profundamente no oceano da Divina Felicidade. Ele não vê nada em torno dele, mas somente a Ele. O mundo inteiro aparece para ele como uma manifestação de Deus. Ele fala com uma árvore, uma flor, um cão: "Ó Krishna, ó Senhor, eu Te vejo em todas essas formas." O mundo inteiro é Brindavan para ele (Visva Brindavan).
Hari está na água, Hari está na terra, Hari está no ar, Hari está no devoto, Hari está na mente, Hari está no cajado, Hari está no leite, o universo inteiro está cheio de Hari.
A agradável brisa fresca canta belas canções de amor verdadeiro para você, mas você é demasiado surdo para ouvi-los. Cada pequena tempestade grita Hari, Hari para você, mas você é incapaz de ouvir.
Um verdadeiro devoto do Senhor Krishna vê Krishna e somente Krishna no mundo todo. Ele tem uma nova percepção do Yoga, uma nova visão espiritual.
Transforme o seu coração em direção aos pés de lótus do Senhor. O véu da ignorância será atraído para o lado. Você irá contemplar uma visão resplandecente que ninguém pode descrever. O filho do Eterno, ó filho de Néctar, ouça a música eterna da alma. Ouça a voz de cada objeto. As estrelas brilhantes, o céu azul, o Sol resplandecente e os riachos murmurantes, as ondas do mar, o sorriso das flores, os picos nevados do Himalaia - tudo lhe sussurra: "Deus está aqui" Contemple o brilho divino reluzindo no meio todos os objetos do mundo.






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário