quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Auto-Conhecimento

Atributos de Deus


Deus está além de causa e efeito, tempo e espaço, e além do alcance da mente e da fala.
Mas ainda Ele é o mais próximo do mais próximo, o morador mais íntimo do coração, a própria vida de tudo o que vive e se move.
A caverna do coração é para ser procurada por todo aspirante a auto-realização. O Ser Supremo, que é cheio de felicidade permanece nesta caverna.
Deus é amor íntimo. Deus é poder íntimo. Deus é beleza íntima. Deus é luz íntima. Brahman é o Deus dos deuses. Brahman é o conhecimento. Viva uma vida íntima em Deus íntimo.
Para definir Deus é negar a Deus. Você pode dar a definição de apenas um objeto finito. Como você pode definir o ser ilimitado ou infinito, que é a fonte e a causa final para tudo? Se você definir Deus, você está limitando o ilimitado, você está confinando-o dentro dos conceitos de mente. Deus está além do alcance da mente grosseira, mas Ele pode ser realizado através da meditação com uma mente pura, sutil e unidirecional.
Deus é a verdade. Deus é amor. Deus é Luz das luzes. Deus é paz. Deus é Conhecimento. Deus é a personificação da Felicidade. Deus é Sat-chit-ananda, existência absoluta, o conhecimento absoluto e felicidade absoluta. Deus é eternidade. Deus é infinito. Deus é Avinasi, Supremo Vastu. Deus é a essência ou substância toda-penetrante. Deus é o único Sara-vastu. Deus é infinita beleza.
Há um fabricante para um pote ou para uma mesa. Portanto, deve haver um Criador para este mundo maravilhoso também. Este Criador é Deus.
Deus criou o universo por Sua própria vontade e, em seguida, entrou nele. Ele se manifesta na mente e no coração de cada um. Ele é o primeiro entre os Devas. Ele é o protetor do mundo.
Um homem mal comete um crime e entra na prisão como um prisioneiro. Ele não tem independência na cadeia. Ele é um escravo. Às vezes, o Rei também entra na prisão de sua pura vontade própria para ver a condição dos prisioneiros. Ele visita a prisão, a fim de fazer o bem para os prisioneiros e apurar as suas queixas. Ele é bastante independente. Se as pessoas perguntam: "Onde está o Rei agora" o Secretário Particular diz: "O Rei está na prisão agora." O criminoso entrou na cadeia e também o rei entrou na cadeia. Mas não há muita diferença. Mesmo assim, o pequeno Jiva nasce neste mundo devido à força de seus desejos e Karmas. Ele é influenciado pela ignorância. Ele não tem independência. Ele é um escravo das paixões. Ele é uma vítima de Avidya. Ele é jogado lá e para cá pelas duas correntes, ou seja, Raga e Dvesha (gostos e desgostos) Considerando que o Senhor toma sua encarnação neste mundo como um Avatara, de sua pura vontade própria, a fim de proteger o Dharma e as pessoas justas e punir os injustos. Ele é bastante independente. Maya está sob seu perfeito controle. Ele é onipotente e onisciente. Ele tem Sat-karma e SAT-Sankalpa.
Este corpo é uma máquina complicada. Mesmo os médicos eminentes não entenderam completamente as funções dos diferentes órgãos do corpo. Eles não tinham conhecimento do funcionamento das várias glândulas endócrinas cerca de trinta anos atrás. Agora eles dizem que as glândulas endócrinas desempenham um papel muito importante na organização da natureza. Ainda assim, eles estão experimentando e estudando sobre a natureza e trabalho desta máquina complexa. E se você pode obter o conhecimento do motorista da máquina, então somente você pode adquirir o conhecimento completo da máquina humana. Este condutor é Deus ou Antaryamin (Governante interno).
A verdade é Deus. É Satya Vastu (algo real). É Satyam (Verdade), nityam (eterno), Avinasi (imperecível), Nirvikara (imutável), Ekarasa (uma essência homogénea). Ele é auto existente (Svayambhu), auto-luminoso (Svayamprakash), independente em todos os momentos (Svatantra). Ele não tem começo, meio ou fim (Anadi, anantam). Ele existe no passado, presente e futuro. É autoconhecimento (Chit, Samvit, Vijnana, Prajnana). É sem causa. Ele está além do tempo, espaço e causalidade. É um. É Akhanda, Aparichhinna.
Deus e paz são termos sinônimos. Deus está muito perto daqueles que estão livres da luxúria, ira, ganância e egoísmo.
Deus não tem desejo. Ele é Paripoorna (autossuficiente). Ele cria este mundo para o Seu jogo (Lila). É a Sua Svabhava.
Deus é a totalidade de tudo o que existe tanto animado ou inanimado, sensível ou insensível. Ele é livre de males e limitações. Ele é onipotente, onipresente e onisciente. Ele não tem começo, meio ou fim. Ele é o morador interno em todos os seres. Ele controla a partir do interior. Deus, imortalidade, liberdade, perfeição, paz, felicidade, amor são termos sinônimos ou conversíveis.

Sa paryagachhukram akayam avranam
Asnaviram Suddham apapaviddham,
Kavirmanishee paribhuh Svayambhur yatha
tathyato arthan vyadadhat sasvateebhyah samabhyah.
(Isa Upanishad, Mantra 8).

Ele permeia tudo, resplandecente, sem corpo, sem arranhões, não tendo músculos, puro sem ferimentos pelo pecado; perspicaz, onisciente, transcendental, autocriado, Ele devidamente atribui aos vários criadores eternos suas respectivas funções.
Deus é onipotente (Sarva Shaktiman). Mas Ele é impotente no sentido de que Ele não pode negar sua própria existência.
O grande Rei não pode ser visto pelas pessoas comuns ou os camponeses agrícolas. Mas eles vêem diariamente o Dewan, a Tahsildar e outras autoridades. Através deste sabem que existe um rei que é o governante supremo do Estado. Assim, o Ser Supremo que é a fonte de tudo, é o regente interno de todos os seres que não pode ser visto. Mas você pode inferir a sua existência, olhando para o Sol, a Lua, as estrelas e outros objetos maravilhosos deste universo, que evidenciam a Sua Suprema glória e esplendor inefável.
Estilo e simetria dão beleza para o corpo físico. A beleza do corpo é a decomposição da natureza. Por isso, é ilusório. Mas a beleza divina é imperecível e real. Deus é a beleza das belezas. Ele é a fonte principal para a beleza. Ele é a personificação da beleza. Ele é a própria beleza.
Você tem um grande amor para com seu cabelo na cabeça. Você diariamente penteia-o bem e aplica óleo de cabelo, mas você joga o mesmo cabelo se ele cai em um copo de leite. Você não gosta de tocá-lo. Ao amar o cabelo, você ama apenas o seu próprio Eu. O cabelo parece ser bonito e atraente por causa de sua associação com o corpo do Jiva e com a Chaitanya ou consciência que está trás deste corpo. Se você ver um sari de seda em uma loja ele não é atraente, mas quando está no corpo de uma senhora, é muito atraente e bonito, porque está ligado agora com  Chaitanya. Isto dá pista que Deus existe e que Deus é a personificação da beleza.



Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário