terça-feira, 26 de abril de 2022

A Manifestação de Rudra



Narada disse : -

1. Ó criador, ó Brahma , o afortunado, você é abençoado, ó principal entre os Devas . Uma história maravilhosamente santificadora de Iva foi narrada por vocês, hoje.

2. Eu ouvi a história maravilhosamente divina da origem do Linga , a audição auspiciosa da eficácia da qual destrói todas as misérias aqui.

3. Por favor, narre o que aconteceu depois, a grandeza das coisas criadas e particularmente o modo de criação.

Brahma disse :-

4. Você pediu com muita persistência. Vou narrar brevemente o que aconteceu mais tarde, como já ouvi antes.

5-6. Quando o eterno senhor Iva desapareceu, ó chefe dos brâmanes, Vishnu e eu, muito felizes, retiramos nossas formas de Cisne e Javali e desejamos a criação e o sustento dos mundos.

Narada disse : -

7. Ó Vidhi , ó Brahma, ó sábio, tenho uma grande dúvida. Por favor, remova a mesma.

8. Como é que vocês dois assumiram as formas de Cisne e Javali em vez de outras formas? Por favor, diga-me o motivo do mesmo.

Suta disse : -

9. Ao ouvir essas palavras de Narada de alma nobre , Brahma falou depois de lembrar os pés de lótus de Iva.

Brahma disse :-

10. O cisne tem o poder de subir constantemente. Tem o poder de discriminar entre o real e o irreal, como separa o leite da água.

11. O cisne compreende a distinção entre ignorância e conhecimento. Por isso eu (Brahma), o Criador, assumi a forma de Cisne.

12. Ó Narada! Mas eu falhei em conhecer a forma refulgente de Iva e, portanto, não pude exercer meu poder de discriminação.

13. Como pode o conhecimento real surgir em alguém que está engajado em atividades de criação? Portanto, embora na forma de Cisne eu não pudesse atingir o poder de discriminação.

14. Um javali tem o poder de descer bem fundo. Daí Vishnu, o andarilho na floresta, assumiu a forma do javali.

15. Ou Vishnu, o protetor de todos os mundos, assumiu a forma de um Javali para iniciar um novo Kalpa (Aeon).

16. Desde o dia em que ele assumiu a forma de um Javali, o aeon pelo título de Varaha começou.

17. Ou o Varahakalpa pode ser considerado como tendo começado desde o dia em que nós dois decidimos assumir essas formas.

18. Ó Narada, assim respondi sua pergunta relevante. Ó sábio, ouça agora. Vou retomar o contexto. Lembrando os pés de lótus de Iva, explicarei a você o modo de criação.

19. Quando Deus Iva desapareceu, eu, Pitamaha (avô) dos mundos, caí em contemplação, ponderando sobre os meios de cumprir Suas palavras de direção.

20. Então, depois de me curvar a Iva, obter conhecimento de Vishnu e alcançar a mais alta bem-aventurança, decidi começar o trabalho de criação.

21. Depois de se curvar a Iva e me instruir, ó querido, Vishnu também desapareceu.

22. Depois de receber as bênçãos de Iva e sair do ovo cósmico, Vishnu fez de Vaikuntha sua morada permanente.

23. Desejando criar, lembrei-me de Iva e Vishnu. Nas águas já criadas ofereci punhados de água como libação.

24. Então surgiu o ovo cósmico composto de vinte e quatro Princípios . Ó brâmane, então uma esplêndida e enorme forma Virat apareceu e a forma das águas não foi vista.

25. A confusão surgiu em minha mente e eu sofri uma dor severa por doze anos meditando em Vishnu.

26. Naquela época, Vishnu apareceu diante de mim e, tocando meu corpo com amor e alegria, ele me contou.

Vishnu disse :-

27. Ó Brahma, graças ao favor de Iva, sou capaz de te dar tudo. Não há nada que não possa ser dado a você. Estou satisfeito. Diga-me o benefício (você deseja ter).

Brahma disse :-

28. Ó Vishnu, o afortunado, fui confiado a você por Iva. Portanto, é apropriado que eu o solicite. Por favor, dê-me a quem lhe pedir o que Ele lhe disse (para me dar). Reverências a você.

29. Esta forma Virat do ovo cósmico consiste em vinte e quatro princípios. Não há senciência nele. É sensível.

30. Ó Vishnu, você agora apareceu diante de mim; graças às bênçãos de Iva. Confere consciência a este ovo cósmico originário do poder de Iva.

31. Quando eu disse isso, o grande Vishnu aderindo estritamente às diretrizes de Iva assumiu formas infinitas e entrou no ovo cósmico.

32. Vishnu com mil cabeças, mil olhos e mil pés  envolvia o ovo cósmico tocando a terra em todos os lugares.

33. Quando Vishnu, que foi devidamente elogiado por mim, entrou nele, o ovo cósmico consistindo dos vinte e quatro princípios tornou-se senciente.

34. Vishnu brilhou como o grande Ser, o senhor dos sete mundos começando com Patala .

35. O senhor Iva de cinco faces criou para Sua residência a bela cidade de Kailasa que brilhava acima de tudo.

36. Ó sábio celestial, Kailasa e Vaikuntha nunca serão destruídos mesmo que todo o ovo cósmico seja destruído.

37. Ó principal entre os sábios, eu permaneço em Satyaloka . Ó querido, eu desejei a atividade de criação por ordem de Shiva .

38. Mesmo enquanto eu desejava a criação, a criação do Mal, viz. o conjunto de cinco Ilusões apareceu diante de mim. Era da natureza das trevas dotado de conhecimento.

39. Então eu criei a principal criação  consistindo de seres imóveis com uma mente deliciosa. Por ordem de Iva, continuei minha meditação em um espírito desapegado.

40. Ao criá-lo, pensei que seria um aspirante após o tman . Mas a criação Tiryaksrotas acabou sendo cheia de miséria. E não era um aspirante.

41-42. Percebendo que não era um aspirante, comecei a refletir sobre o assunto. Então o Sattvika Sarga também conhecido como rdhvasrotas e Devasarga (criação divina) tomou forma. Foi realmente encantador. Mas, considerando que também não era aspirante, meditei em meu senhor.

43. Então o Rajasasarga, também conhecido como Arvaksrotas — a criação humana que era um grande aspirante, apareceu por ordem do Senhor Iva.

44. Então novamente por ordem do Senhor Iva o Bhutadika Sarga (criação dos elementos etc.) apareceu. Assim, cinco tipos de criação chamados coletivamente de Vaikrta foram postos em movimento por mim.

45-46. Brahma desenvolveu três tipos de criação de Prakrti . A primeira foi a criação de Mahat (o princípio cósmico do intelecto). A segunda foi a dos elementos sutis. O terceiro foi Vaikarika da natureza das transformações e ramificações). Assim, com cinco tipos de Vaikrta e três Prakrtas posteriores , havia oito tipos de criação.

47. O Kaumara Sarga foi o nono. Era tanto Prakrta quanto Vaikrta. Não posso descrever adequadamente as divisões e subdivisões de todos esses tipos de criação.

48. Por último, mencionarei a criação bramânica que é de muito pouca utilidade. É aqui que a grande criação de Sanaka e outros, referidos acima como Kaumara Sarga, tomou forma.

49. Sanaka e outros, meus filhos mentais, eram cinco  em número. Eles estavam todos em pé de igualdade com Brahman , de bons ritos e avessos ao apego mundano.

50. Apesar de minha ordem, eles não estavam inclinados a continuar as atividades da criação; aqueles filhos eruditos desviaram sua atenção das atividades mundanas e se dedicaram à meditação exclusiva em Iva.

51. Ó Narada, eles foram ousados ​​o suficiente para retrucar para mim e eu fiquei muito furioso e quase sem sentidos.

52. Quando fiquei quase inconsciente por causa da fúria e agitação excessivas, gotas de lágrimas caíram dos meus olhos.

53. Naquela época, ao ser meditado mentalmente, Vishnu veio lá apressadamente e me iluminou.

54. Ó principal entre os sábios, fui instruído por Vishnu a realizar a penitência de Iva. Assim, eu executei uma dor severa.

55-56. Enquanto eu estava fazendo penitência pela criação, o misericordioso senhor Iva da Trindade , saiu do local chamado Avimukta entre as sobrancelhas e o nariz. Ele se manifestou como Metade mulher e Metade homem em plena potência.

57-58. Ao ver o senhor Iva não nascido, uma massa de refulgência, a consorte de Uma, o onisciente, o criador de tudo, famoso como Nilalohita , bem na minha frente eu o saudei com grande devoção e fiquei muito feliz. Eu disse ao senhor "Por favor, crie vários assuntos."

59. Ao ouvir minhas palavras, o senhor dos senhores, Rudra , criou muitos Gaṇas idênticos a Si mesmo.

60. Eu novamente disse ao grande senhor Rudra: “Ó senhor, por favor, crie esses súditos, atormentados pelo medo do nascimento e da morte”.

61. Ó principal entre os sábios! ao ouvir minhas palavras o misericordioso senhor Rudra riu e disse assim.

Senhor Rudra disse : -

62. Ó Brahma, não criarei os súditos atormentados pelo medo do nascimento e da morte. Os seres inauspiciosos estão imersos no oceano de angústia por suas próprias ações.

63. Em minha manifestação na forma de preceptor, elevarei esses seres imersos no oceano de angústia, conferindo-lhes o conhecimento perfeito.

64. Você sozinho, cria todos os súditos miseráveis, ó Senhor! Ao meu comando, você não ficará preso à ilusão.

Brahma disse :-

65. Dizendo isso, o senhor, o glorioso Iva desapareceu junto com Seus assistentes enquanto eu observava.

O Shiva Purana






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!


Com Amor Janisleine Mara

PS. Não pratique sozinho! Busque um professor. Você protege a Tradição, a Tradição protege você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário