quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Auto-Conhecimento

Saranagati (renda-se)

Auto sacrifício e renúncia vai levar você para buscas espirituais mais nobres e elevadas e levar para o pináculo da glória espiritual e fama.
A doutrina de Prapatti ou entrega absoluta a Deus também é falada como Saranagati. Deus é o único refúgio do devoto e único salvador. Seis itens são reconhecidos em Prapatti: (1) Aquisição de virtudes que fariam uma oferta adequada a Deus; (2) Evitar conduta não aceitável para Deus; (3) Fé que o Senhor o protegerá; (4) Apelo ao Senhor para proteção e misericórdia; (5) Um sentimento da própria pequenez; (6) Rendição total. Os cinco primeiros itens são meios para alcançar à auto entrega absoluta.
Sadhana quando feita no espírito certo e com Bhava certo não pode entreter o ego sutilmente. Destina-se à aniquilação de Ahamkara. Mesmo no caminho da devoção, o aspirante tem de fazer à auto entrega. Deus não fará isso por você. O portador da flauta diz: "Venha a Mim para se abrigar com todo o teu ser. Se entregue a mim. Somente assim você obterá Minha Graça. Assim, somente, te liberarei”.
Cada indivíduo pode trabalhar sua própria salvação dedicando-se ao Senhor. A entrega deve ser sincera, completa e sem reservas. Este é o segredo do sucesso no caminho da devoção. O contato pessoal com um santo desenvolvido até que o aspirante seja estabelecido na devoção é necessário. Somente assim a natureza mundana pode ser mudada e os Samskaras viciosos velhos podem ser reformulados completamente.
Uma multidão de 10.000 pessoas saiu para apedrejar Maria Madalena, a prostituta romana. O Senhor Jesus dirigiu-se à multidão com estas palavras: "Aquele que está sem pecado entre vós, atire uma pedra contra ela". A multidão foi silenciada pela declaração do Senhor Jesus. Maria Madalena tornou-se no momento seguinte santa por graça do Senhor Jesus. É extremamente difícil dizer quando, de quem e como a Graça de Deus descerá. O Senhor Krishna diz na Gita: "Aqueles que se refugiam em Mim, ó Partha, embora do ventre do pecado, mulheres, Vaishyas e até Sudras, também pisam o caminho mais elevado". Queridos amigos, que razão há, então, para o desespero? Nil desperandum. Levante-se e faça. Lute. Prossiga. Pratique. Siga em frente. Marche corajosamente. Faça Sadhana sincera. O Senhor todo-misericordioso certamente coroará seus esforços com sucesso. Até o mais vil de nós pode alcançar a salvação. O Senhor Krishna nos deu a palavra de segurança.
O Senhor sabe o que é bom para você infinitamente melhor do que você. Renunciar completamente à Sua vontade é até uma forma mais elevada de adoração do que visitar seus templos e sacudir a campainha, etc., e fazer todos os tipos de cerimônias ritualísticas.
Ele está de pé com as mãos estendidas em seu coração para abraçá-lo com Seu doce amor e misericórdia. Levante seu rosto. Aproxime-o com simplicidade, inocência e franqueza (Arjava). Fale com seu coração a Ele. Faça a entrega total e incondicional (Atma Samarpana) ou Saranagati.
 Se você fizer a entrega absoluta, incondicionada, sem reservas, então todos os seus deveres e responsabilidades acabam. Deus cuidará de você em todos os aspectos. Você não precisa fazer nenhum esforço em Sadhana. Deus fará tudo por você.

A entrega incondicional à Sua Graça em cada ato de sua vida parece ser a única esperança. Mas quando se trata de ação (Anubhava), seu egoísmo predomina. A autoafirmação entra. Tente superar isso.
Aqui estão alguns mantras ou fórmulas para realizar liberação e rendição total. Repita-os mentalmente várias vezes por dia com Bhava: "Ó Senhor, Eu sou Teu. Tudo é Teu. Seja feita a tua vontade. Tu és tudo. Tu fazes tudo”. Esta prática removerá o egoísmo e a mesquinhez e a ideia de ação também.
O devoto diz ao Senhor: "Ó Senhor, Eu sou Teu. Tu és tudo. Tu fazes tudo. Tu és justo. Eu sou um instrumento em Suas mãos. Eu não sou nada. Não posso fazer nada. Eu não tenho nada”, e assim ele destrói seu egoísmo e se entrega a si mesmo ao Senhor.
Os dez sentidos, a mente, o intelecto e os pranas não têm existência independente. Eles não têm poder próprio. Eles derivam seu poder, energia e luz do Senhor. Portanto, desista de sua vaidade e egoísmo. Não pense: "Eu fiz este grande trabalho. Meu intelecto é muito poderoso. Eu sou muito inteligente”. O Senhor faz tudo. Estes são todos os Seus instrumentos. Se você se lembrar desses pontos, pode libertar-se do egoísmo e dos laços do Karma. Você pode fazer auto entrega perfeita.
O egoísmo se desenvolve através de Karmas (eu fiz boas obras), Varna-Ashrama (Eu sou um Brâmane, sou superior a todos, sou Sannyasi, sou um homem puro), posse de força física, riqueza, inteligência, beleza, Virtudes morais, etc. Se esse egoísmo for destruído através da Sadhana espiritual, a verdadeira auto entrega ao Senhor pode ser feita.






Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário