quarta-feira, 23 de julho de 2014

Parábola do menino e o anjo



Havia um estudante muito esforçado que costumava estudar até tarde da noite. Ele era muito pobre. Ele teve que trabalhar muito para conseguir livros e óleo para os seus estudos de meia-noite. Um dia, estando muito cansado, adormeceu durante a noite, enquanto estava em seus estudos. Ele teve em seu sonho uma visão estranha. Um ser celestial apareceu a ele e disse: "Ó menino, abra a boca e eu vou colocar nela uma pílula de todo o conhecimento do universo. Assim será aliviado de todos os seus problemas, e descansará em paz.” Mas o menino disse: “Eu não quero todo o conhecimento do universo a ser cuspido na minha boca. Seja gentil o suficiente para me fornecer óleo para os meus estudos.” Assim, a visão terminou e o menino, por seu próprio esforço, se tornou um dos maiores homens da época.
Um Sadhaka, também, deve ter o mesmo espírito de seu próprio esforço. Só então ele irá evoluir rapidamente e atingir o pico do conhecimento. Uma mãe pode dar comida para o filho, mas ela não pode digeri-la. Ele tem de digeri-la, um Guru ou guia pode mostrar um caminho certo, mas um tem que percorrê-lo a si mesmo.
Não espere adquirir conhecimento, sem qualquer esforço de sua parte, pois em verdade, tais  conhecimento é mero sonho. O Esforço direito só pode chamar você para ativar a graça do Guru ou Deus.
Aquele que voa longe de dificuldades nunca pode ser aliviado delas. Mas quem as enfrenta corajosamente vai depois ser capaz de atravessá-las e vai atingir suprema paz e felicidade, mesmo nesta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário