terça-feira, 15 de julho de 2014

Parábola da benção do jovem

Havia uma vez um jovem que vivia numa aldeia perto de um templo. Ele costumava amar a Deus apenas para o Prasad e para tocar os sinos. Seu amor pelo Divino era inocente e ignorante. Ele costumava pensar que Deus era uma pedra esculpida. E costumava reverenciar como tal e rezar: Ó Deus! Conceda-me o que eu quiser e quando quiser. Sentir-me-ei feliz e eternamente em dívida pra com Ti para sempre. Ele não sabia nenhuma outra oração, exceto isto.
Um dia o Senhor muito satisfeito com sua devoção sincera e de coração aberto, apareceu em seu sonho e perguntou: você quer desfrutar de sua vontade e desejos até o tempo da idade da velhice, quando depois não haverá ninguém para ajudá-lo ou uma vida despreocupada, feliz sem mendigares, com apenas um pedaço de pão todos os dias e bastante roupa e abrigo? Devido à ilusão natural da juventude, ele disse: meu Senhor! Eu prefiro à primeira. O senhor a concedeu. A alegria do homem não conhecia limites. Ele pensou que seria feliz, obtendo tudo o que era necessário nos momentos necessários. Pobre rapaz! Uma vez que ele orou Ó Senhor! Conceda-me a boa educação sem quaisquer impedimentos. Prontamente foi concedido.
Novamente, Oh, Bhagavan! Ajudar-me a ter diariamente um vidente de Mysore Pak, Bengala, Rasagullas, Sandilla ladoos, Rishikesh Kheer e Masula Zilebi. O Senhor disse que assim seja. Você vai tê-los.
Agora neste segundo. Pela terceira vez. Ó Todo-Poderoso! Permita-me desfrutar de esposa e filhos. Eu estou precisando urgentemente de casamento. Olha ao meu conforto corporal. O senhor sanciona isto também.
Novamente depois de algum tempo, Oh! Doce Providência! Eu quero ir para Badrinath. Por favor, olhe para meu caso e fornece-me com tudo o necessário. O Senhor disse: tudo bem. Tome utensílios, roupas, dinheiro e outras exigências.
O devoto ficou cheio de orgulho no devido tempo e começou a comandar até mesmo o Senhor. Ó tu Devadev! Faça-me mestre sobre ti. Senhor, adivinhando o seu desejo de antemão, desapareceu para evitar transformar sua resposta.
Anos passaram assim. Quanto mais os desejos foram cumpridos, mais ele costumava pedir. Senhor queria voltar à mente para o lado dele e fez-lhe pedir, fazendo-o esquecer da estipulação de seu benefício original, para o último tempo quando a idade da velhice já se aproximou: meu Senhor! Meus anos estão a diminuir. Minha esposa tornou-se velha e abatida, indiferente e irresponsável. Meus filhos foram para o exterior. Mas ainda a minha mente está determinada em desfrutar da vida como tenho apenas alguns anos que restam. Quero saborear a vida ainda do meu coração, antes de deixar este corpo. Então disse o Senhor: seu desejo seja cumprido. Ele foi então levar uma vida imprudente, dissipada porque ele deveria deixar desperdiçar o que resta a ele. Ele sabia que não, dia ou noite em prazeres sensuais. Sua vida de amor estava no gozo. Mas ele foi atacado por uma doença incurável. Chorar e chorar e chorar em voz alta tornou-se uma regular características do dia a dia. Não há ninguém para se aproximar ou ajudá-lo. Ele está agora na velhice. A idade da velhice cumprimentou-o. O maldito dia aproximou-se. Ele chorou e lamentou e finalmente resolveu dar fim à sua vida, indo para uma ponte com um rio que flui longe de sua aldeia. Na calada da noite ele foi lá tateando no escuro. Amaldiçoou-se por não ter escolhido a segunda opção enquanto mais uma vez pedia a benção em sonho. Derramando seu coração mais uma vez, que estava pronto para saltar imprudentemente, em uma fração de um segundo quando sentiu uma forte atração de olhar para trás. Não havia nada para ser visto, para a direita ou esquerda ou na parte de trás. Ao se virar em um ataque de frenesi e desgosto, em um cataclismo brotando tristeza e decepção ele viu um fogo ardente à distância. Agora havia uma atração magnética para o fogo para perder sua vida nele. Ele não sabia por que foi assim. Sentiu interiormente que alguém estava a chamar-lhe. Agora dirigiu seus passos em direção ao fogo. No caminho ele pisou em uma cobra. Ele acendeu um fósforo. Eis! Não era uma cobra, mas uma corda, ele amaldiçoou a si e a Deus por ter perdido outra oportunidade para abraçar a morte. Ele continuou a caminhar para o fogo. Quanto mais ele caminhava, parecia mais distante. Estava quase amanhecendo. Novamente ele resolveu pular, mas eis! Quando ele se aproximou do local o fogo desapareceu e o eremita, de dentro da casa de campo com um rosto brilhante apareceu e disse: a vida não é para morte deliberada. Como tu és ignorante para tentar fazer um fim de si mesmo! Desista de tal ideia. Será que eu não lhe pedi naquela noite para escolher frutos dos desejos como e quando eles surgem até que ninguém iria ajudar-te na velhice ou uma prova de desejo vida ascética feliz? Faça as pazes agora mesmo. Nenhum homem de desejos é sempre feliz. Eles se multiplicam como os minutos passam. O segredo da realização de desejos está em absoluta renúncia destes. Tenho pena de ti. Vai ao riacho ali e toma o teu banho. É agora Brahmamuhurta. Venha depressa. Eu te iniciarei em Conhecimento de Brahman por que você se torna livre de doença e se tornar um comigo. Sente-se ao meu lado e ora. Você brilha como Felicidade Absoluta.
Assim dizendo, o Saddhu mandou-o para o riacho e depois desapareceu. No retorno, o velho descobriu que nada, nem a casa, nem o eremita exceto um Hamsa Danda,um Kamandalu,  um Kaupeen e uma pele de camurça em OM, ao lado de um abismo de fogo com nada ao redor. Ele procurou e procurou o Sadhu, mas tudo em vão. Ele retornou para a oração, bastante desanimado.
Ele estava agora de humor desconcertante e no final da sua sagacidade quanto ao que fazer em seguida. Então uma voz do alto disse: ”doce amada Self”! Ajudo as pessoas em dificuldade pelo meu fogo resplandecente. O fogo que tu viste da ponte sou eu mesmo. Eu sou de ti. Mas tu não és eu. Eu estou em ti, eu estou contigo e estou perto de ti.
Não tenha medo. Lembre-me sempre. Eu te guiarei a Mim.
Não há nada para ti escolher. Eu sei o que está passando em sua mente. Quero fazer-te uno comigo, o fogo refulgente que tu viste.
Ele agora percebeu a Vontade de Deus pelos emblemas ali presentes e tomou sannyasa repetiu OM e tornou-se um com OM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário