quinta-feira, 31 de julho de 2014

Parábola do filósofo e o Espelho quebrado


Havia uma vez dois amigos, Ram e Gopal . Ambos eram filósofos. Por Vichara e Anvaya-vyatireka, Ram aprendeu a ver a glória do Ser Supremo refletida em e através de todo o universo. Mas Gopal continuou a ser um filósofo teórico, condenando o universo como uma ilusão e um sonho não contendo nada, somente mal e vício.
Um dia, depois de muito tempo, Ram chamou seu amigo. Gopal discutiu por um longo período, como de costume, o mal deste universo, e no final perguntou a Ram que presente que ele havia trazido para o amigo. Ram, depois de pensar um tempo, pegou um pedaço quebrado de espelho do bolso e entregando-o para Gopal, disse: "Este é o meu pequeno e humilde presente. Ele vai ajudar você a entender a sua própria beleza e charme, que pode ser que de outra forma você não veria. ".
Gopal aprendeu uma lição, e a partir desse momento começou a visualizar e compreender a glória de o Ser Supremo refletida em todo o universo.
Nada é inútil neste mundo.
O não eu existe para refletir e glorificar o Eu. Caso contrário, como você pode saber a existência do Ser?
Em verdade, o não eu é o espelho que reflete verdadeiramente o Eu para nós de percepção.
Assim, também, o mal é o espelho para o bem. "A presença de sábios e santos é facilmente perceptível, em meio a uma assembleia de homens ignorantes. Aprenda a ver o bem refletido pelo mal, e dizer: "O mal existe para lembrar-me do bem, o perecível existe para me lembrar do Imperecível”, e assim por diante.
Verdadeiramente, este universo é um espelho que nos faz lembrar Deus. Aprenda a não condená-lo como uma ilusão e sonho, mas para utilizá-lo a sentir a presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário