terça-feira, 31 de julho de 2018

Eu posso responder isto? - Swami Sivananda

56. Quando eu me sento para orar, a mente inferior se desvia, mas a outra mente recita as Stotras sem a menor falha, por causa do hábito. Mas quando eu conscientemente tento recitar as orações, às vezes sinto falta do link e às vezes tenho que repetir um Stotra desde o começo. Assim, existem duas mentes? Como superar essa dificuldade?
Não. Não há duas mentes. Mas a mente entra em concentração pouco a pouco, e  uma parte da mente que é inclinada espiritualmente - chama-a de mente superior - se engaja em Sadhana, ao passo que aquela parte da mente que está mais consciente de seus Samskaras mundanos corre ao longo de seus sulcos definidos. A força do hábito torna a repetição de orações mecânica. Mas a mente superior deve ser feita para se concentrar no significado. Então, a atenção da mente será mantida e a parte inferior da mente terá menos oportunidade de diminuir o objeto em vista. Todo o problema com Sadhana descuidado é que ele tende a se tornar mecânico sem causar uma impressão na vida do aspirante.








Se isto agregou valor para você curta e compartilhe. Que todos cuidem dos demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário